ZTOP+ZUMO

Qual o seu perfil animal na web?

O BBC Labs da Inglaterra está realizando uma interessante pesquisa científica na web que procura traçar um perfil global de como as pessoas pensam e se comportam na internet se comparado, por exemplo, com aquelas que não tem contato com a grande rede.

Esse experimento está sendo realizado em parceria com a série de documentários The Virtual Revolution, que analisa como a internet tem remodelado nossa sociedade nos últimos 20 anos. Apresentado por Aleks Krotoski ela mostra que, de um certo, modo a grande rede é um reflexo de nosso mundo  — tanto do seu lado bom quanto do mau. E como todo bom documentário que se preze, ele conta com declarações e comentários das personalidades do mundo intelectual e da tecnologia como Steve Wozniak, Al Gore, Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook), Bill Gates (Microsoft), Jack Dorsey (Twitter) etc.

No último episódio da sérieHommo Internetcus — Krotoski questiona como as pessoas tem se adaptado à enxurrada de informações e se isso está mexendo de alguma maneira na maneira como nós pensamos ou até mesmo como a retemos em nossa memória. Para ilustrar essas idéias, os produtores cunharam o web animal baseado numa frase do poeta grego Archilochus que disse  πόλλ’ οἶδ’ ἀλώπηξ, ἀλλ’ ἐχῖνος ἓν μέγα — algo como “a raposa conhece vários truques (que nem sempre funcionam), equanto que o porco-espinho conhece apenas um (que sempre funciona!)

Ela explica que essa analogia descreve bem a fauna que existe na web, ou seja, internautas mais sofisticados e adeptos das redes sociais tem o hábito de fazer muitas coisas ao mesmo tempo (como as raposas), enquanto que as usuários menos sofisticados (que eu chamo de geração web 1.0) e que são avessos às redes sociais costumam focar seu interesse em apenas uma coisa por vez e são mais metódicos na maneira com que procuram suas informações (os porco-espinhos). Mas com o andar dessa pesquisa os cientistas que o mundo virtual não é povoado por dois e sim por oito espécies diferentes de animais.

Para identificar essa fauna, o programa em parceria com o pessoal do BBC Labs desenvolveu  o Web Behaviour Test que leva em torno de 20 minutos e é formado por perguntas de dados demográficos (onde mora, sexo, idade), comportamento (se você ouve música e bate papo ao mesmo tempo), joguinhos de memória e de atenção, o que você digita quando quer pesquisar algo…, etc. Com essas informações e os pontos dos joguinhos, o sistema gera um perfil de que um suposto animal que você seria na web:

O material coletado poderá ser usado no futuro em outras pesquisas acadêmicas, obviamente sem revelar a identidade de seus participantes mas se o usuário quiser, ele pode compartilhar seu perfil animal na sua página do Facebook (duh!)

Quem quiser participar dessa pesquisa basta clicar aqui. Obviamente é necessário algum conhecimento do idioma dos bretões.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.