Qual é a cara do PC do futuro?

Q

Napkin PC, de Avery Holleman

O tí­tulo deste post é mais ou menos o tema de um concurso de design promovido pela Microsoft chamado “Next-Gen PC Design Competition”, prevendo (mais ou menos) o computador do futuro.

O vencedor foi o projeto acima, criado por Avery Holleman, da California State University. “O Napkin PC é um computador modular, multiusuário e multiinterface para profissionais criativos colaborarem e trazerem í  vida suas idéias”, diz a descrição oficial do projeto ganhador, que levou 20 mil dólares para casa e recebeu o prêmio do tio Bill Gates.

WITHUS, de Taeho Wang e Minjoong Kim - segundo lugar

O segundo lugar ficou com o Withus, de WITHUS, de Taeho Wang e Minjoong Kim, do Illinois Institute of Technology. O projeto foi criado para ampliar o desenvolvimento social de crianças em idade pré-escolar ao criar um ambiente computacional interativo e que possam aprender a colaborar, cooperar e adquirir outros valores. Os designers levaram 5 mil dólares de prêmio.

Já o terceiro lugar foi o Backpacker’s Diary, de Zhongren Zhang, da University of Illinois at Urbana-Champaign, e Chun Yang, Nanjing University of Science and Technology, da China.

Backpacker’s Diary, terceiro lugar

Também vencedor de 5 mil dólares, o Backpacker’s Diary tem como público-alvo viajantes que querem um PC conceito que emule um livro tradicional. Suas páginas oferecem recursos distintos, como gravar mí­dia, recarregar a bateria com energia solar e até fornecer iluminação elétrica (!) para ampliar a experiência dos mochileiros.

Claro que são protótipos apenas que existem na mente dos seus criadores. Se eles virão a existir, só a Microsoft (e a indústria de tecnologia) que sabe (assim como esse celular maluco da Nokia, o Morph). Todos os projetos finalistas do concurso da Microsoft estão aqui.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos