Guia ZTOP de Androids topo de linha (2013)

G

Especificações e Benchmarks Bateria, interfaces e design | Câmera | Produtividade | Qual Android comprar?

Bateria

Bateria é o principal calcanhar de aquiles de qualquer smartphone moderno conectado à rede o dia todo (quando sua operadora tem sinal 3G, claro).

Os aparelhos foram testados sob condições normais de uso – redes sociais, acesso à internet, ocasional uso como modem, câmera, música e vídeos – usando apenas a rede 3G, durante um dia comum, como qualquer outro consumidor faria.

08 Bateria

O resultado é triste para 90% dos nossos aparelhos topo de linha: o melhor resultado é o do Galaxy S4. A do Xperia ZQ foi decepcionante, mesmo com o modo de economia integrado ao aparelho.

Interface

O uso de interfaces customizadas varia de fabricante para fabricante. As interfaces do Google, da LG e da Samsung (tanto pro Note II quanto para o S4) seguem o padrão de menu principal com divisão superior em apps e widgets e atalhos rápidos no topo da tela.  A LG ainda insere uma curiosa aba “downloads” para os apps que você baixa.

E  quanto maior a resolução, mais área útil de aplicativos você tem…

interface-01

…Mas a Sony parece não aproveitar ao máximo sua tela Full HD, inserindo bordas e um menu drop-down no topo da lista. Me parece o mais confuso de todos, apesar de sua tela ser a melhor dos cinco aparelhos. Na visão geral, a dos Galaxy Note II e S4 é a que mais me agrada pela facilidade de encontrar apps, widgets e atalhos de sistema. Vale mencionar que os aparelhos mais novos da Samsung têm o Modo Fácil (um paradoxo, mas necessário pra novatos em smartphones).

interface-02

Design

Dois aparelhos com o melhor design:

1) Sony Xperia ZQ, pelo acabamento em plástico resistente-sem-ter-cara-de-frágil, área útil de tela enorme em um corpo compacto e fino e o detalhe espelhado da lateral (menção honrosa: o discreto LED de notificações na base da tela). Apesar da bateria integrada ao corpo do aparelho, tem uma portinhola fácil de abrir na parte traseira para inserir o SIM card e o cartão de memória microSD – e dispensa o uso de ferramentas/clipes como o LG Optimus G.

xperiazq

2) Samsung Galaxy S4, pelo corpo fino, acabamento melhorado em comparação ao Galaxy S III e a lateral metalizada. Dica de amigo: nunca deixe cair o smartphone em pé. Nem Gorilla Glass salva (quer dizer, Gorilla Glass ajuda, não salva, mas isso é outra história).

s4

Especificações e Benchmarks Bateria, interfaces e design | Câmera | Produtividade | Qual Android comprar?

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos