Guia ZTOP de Androids topo de linha (2013)

G

Especificações e Benchmarks | Bateria, interfaces e design | Câmera | Produtividade | Qual Android comprar?

Especificações e Benchmarks

A lista de aparelhos inclui os mais recentes smartphones considerados topo de linha pelas fabricantes.

Todos têm processadores de quatro núcleos e telas de alta definição – em alguns dos casos, Full HD. Sony e LG optaram por usar chips Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz nos seus telefones.É o modelo principal da geração 2012 de processadores Qualcomm, e isso não é ruim.

O Galaxy Note II usa um processador Exynos da própria Samsung, e o Galaxy S4 4G, um Qualcomm Snapdragon 600 de 1,7 GHz, um modelo já da geração 2013 com a nova nomenclatura. Todos têm 2 GB de RAM, que é necessário para uma experiência fluida e contínua com o Android 4.x “Jelly Bean”.

As câmeras tiram fotos grandes, muito grandes, e no geral de boa definição. A ideia aqui é usar os resultados do Nexus 4 apenas como base de comparação para outros aparelhos para os benchmarks, já que ele oferece a “experiência Google” do jeito que os criadores do Android imaginam ser. Curiosamente, os números de desempenho são menores que os demais concorrentes, mesmo com configurações similares de hardware.

Sobre 4G, apenas LG Nexus 4 e Galaxy Note II ainda não têm versões compatíveis com o padrão brasileiro de redes rápidas. O Galaxy S4 tem uma versão apenas com 3G (e processador Samsung Exynos).

09 Geral

Entretanto, ter um processador mais veloz que os demais não significa melhor desempenho.

Em alguns benchmarks, o Sony Xperia ZQ foi mais rápido que o Galaxy S4, por exemplo. A diferença do resultado se dá por conta das modificações do sistema operacional feitas por cada fabricante  – e no caso de alguns benchmarks, a Sony se dá melhor que a Samsung (culpe a interface TouchWiz). Na prática, todos são muito rápidos – e se é desempenho que você busca, todos são uma ótima escolha.

10 benchmarks

Esses números traduzidos em gráficos. Vellamo roda uma série de testes em HTML5 para avaliar os sistemas de um aparelho. Inclui testes de renderização de gráficos, JavaScript e desempenho de rede (mais no site). Em termos gerais de desempenho, o Sony Xperia ZQ lidera o grupo neste benchmark.

01 Vellamo HTML5

A parte de testes Vellamo Metal avalia o desempenho da CPU, incluindo avaliações padrão de mercado como Linpack. Note que aqui o Galaxy S4 já passa à liderança, seguido pelo Xperia ZQ e Nexus 4 (curiosamente, o Optimus G, com o mesmo hardware, tem desempenho pior).

02 Vellamo METAL

Vellamo Classic é uma versão inicial do benchmark, que unia vários testes de desempenho. Para efeito de comparação, o Samsung Galaxy S II, de 2011, bateu apenas 968 pontos nesse teste (mais números antigos aqui)

03 Vellamo Classic

O Quadrant Standard é outro benchmark que mede vários índices em um só, incluindo desempenho, entrada/saída de dados e 3D. O S4 pula à frente de novo.

04 Quadrant Standard

Mesmo válido para o Antutu, que fornece números ainda maiores. Para comparação, o Galaxy S II batia “apenas” 6215 pontos já na versão com Android 4.o: uma evolução e tanto no hardware dos smartphones.

05 Antutu

Nenamark 1 e 2 são benchmarks que avaliam o desempenho do smartphone em gráficos OpenGL. Números altos de taxa de quadros por segundo significam reprodução contínua de vídeo e jogos sem interrupção.

06 Nenamark

Idem para o 3DMark, com dois testes específicos de desempenho de gráficos. Quanto maior o resultado, melhor. Aqui, o S4 mostra que tem uma tela grande e capacidade para rodar 3D sem muito problema – bom para quem joga.

07 3D Mark

Especificações e Benchmarks | Bateria, interfaces e design | Câmera | Produtividade | Qual Android comprar?

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos