Qik: Big Brother/YouTube de bolso

Q

Qik

Qik (lê-se “Quick”) é tudo aquilo que o YouTube para celulares não conseguiu ser ainda. É um aplicativo para instalar no telefone e, por meio de redes 3G ou Wi-Fi, transmite ví­deos direto para a web, armazenando-os para visualização posterior. O YouTube até tem um recurso de envio de ví­deos pelo celular, mas não é (ainda) em tempo real e demora muito para aparecer o resultado online.

Ainda em estágio alfa de testes, o Qik envia convites a quem se cadastrar no site. Basta dar o número do telefone celular e eles enviam uma mensagem de texto com link para download do software para o aparelho (funciona apenas com modelos da Nokia por enquanto). Só que o uso do site só será liberado quando você fizer o stream de um ví­deo qualquer para o site – aí­ outra mensagem de texto chega, pedindo para atualizar o programa e dando as informações de como proceder para fazer o login.

Consegui ontem í  noite o meu cadastro no Qik, e fiz alguns ví­deos de teste com meus felinos de estimação. Há um atraso de poucos segundos para a transmissão (ao vivo ou em buffer), e, como tenho uma conta no Twitter, o Qik atualiza automaticamente minha página para notificar que estou ao vivo na web. Os ví­deos vão em formato 176 x 144 e podem ser configurados para acesso público ou privado.

O volume ainda é baixo, mas vejo um enorme potencial para uso aqui no Zumo mesmo, para demonstrar produtos que chegam para teste em tempo real (ou “vamos ver o que está no ar na TV digital agora?”). Outro recurso curioso: enquanto ocorre a transmissão, outros usuários do Qik podem comentar seu ví­deo, e você vê os comentários na tela do celular.

O único problema é a transmissão de dados. Meu celular é 3G com frequência 2.100 MHz – quer dizer, não tem serviço ainda. Nem arrisco em usar o EDGE. A alternativa é usar a rede wireless de casa, que funciona bem com o N95. Quem sabe, quando chegar o 3G mesmo, não dê pra fazer uma ZumoTV ao vivo? (pelo menos posso transmitir quando vejo em ação um ilustre leitor do Zumo)

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="1661 http://zumo.com.br/2008/01/04/qik-big-brotheryoutube-de-bolso/">comentários</span>

  • amigo, me ajuda. nao consigo receber esse sms com o convite. tem algum esquema especial na hora de colocar o numero?

    valeu
    Abraços
    Alexandre

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos