ZTOP+ZUMO

Qbex X-Gold e X-Gray: dois smartphones com Intel “SoFIA”

Sem fazer muito barulho, a Intel e a Qbex lançam no Brasil os primeiros aparelhos equipados com o novo chip Atom X3-C3130.

Qbex X-Gold / Qbex X-Gray

No meio de tantos lançamentos de smartphones nesses últimos meses, é de se esperar que um ou outro anúncio menor passe desapercebido pelo nosso radar. E tem dois aparelhos bem curiosos: o X-Gold e X-Gray, da Qbex, mais conhecida pela sua linha de desktops, notebooks e tablets de varejo e que também está entrando no segmento de mobilidade, provavelmente com um empurrãozinho da Intel.

ban_72ec4e6ea4

Anunciado no fim de setembro, o X-Gold e X-Gray são modelos que a Qbex descreve como “fashion”.

Mas fora os tons reluzentes, tratam-se de aparelhos 3G até que bem singelos para os padrões atuais — ou seja — ambos vem equipados com chip dual core Intel Atom X3-C3130 de 64 bits e 1 GHz, 1 GB de RAM (boo!) de 16 GB de memória de armazenamento interno, GPU Mali 400 MP2, tela LCD IPS de 5 “ com resolução HD (1.280 x 800 pixels), câmera frontal de 2 MP e traseira de 8 MP, Wi-Fi, bluetooth e bateria de íons de lítio de 2.000 mAh. Segundo a fabricante, sua autonomia estimada é de aproximadamente 8 horas de conversação e até 360 horas em stand by — e fora a cor não existem diferenças entre os modelos X-Gold e o X-Gray.

Qbex_X_Gold_views

O aparelho aceita até dois cartões SIM e possui um slot para cartões micro-SD  que expande a capacidade de armazenamentos dos seus 16 GB internos. Seu sistema operacional é o bom e velho Android 4.4 e seu preço sugerido é de R$ 599. Mais informações no site da empresa.

Até aqui nada demais, já que o que realmente nos chamou a atenção desse lançamento é que eles usam o novo (e meio ignorado) chip Atom x3-C3130 (codinome “SoFIA“)…

Atom_x3_C3130_die1

…o primeiro SoC (System on a Chip) de 28 nm da casa a integrar um modem 3G a sua unidade de processamento, resultando assim numa solução de menor custo, ideal para a fabricação de aparelhos de entrada e sem muita frescura para os mercados emergentes. Embaixo, podemos ver o diagrama de blocos do X3-3130 com o seu transceptor de RF A-Gold 620:Atom_x3_C3130_diagram

De fato, a linha X3 é formada por mais dois chips quadcore que ainda não chegaram ao mercado: O X3-C3230RK produzido sob licença pela RockChip e o X3-C3440, um SoC ainda mais poderoso equipado com modem 4G e talvez o único da linha em condições de tentar morder o calcanhar da Qualcomm. Suas especificações mais detalhadas estão na tabela abaixo:

Qbex_X_Gold_X3_SoFIA_specs

Durante o último IDF15 o pessoal de Santa Clara manteve-se irritantemente quieta sobre qualquer novidade relacionada a sua linha de chips para smartphones. Isso pode estar relacionado realmente à falta de novidades — já que o SoFIA tinha acabado de chegar ao mercado — ou até mesmo uma consequência da saída de Mike Bell da companhia:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Reza a lenda que Bell recebeu ordens diretas de Paul Otellini para fazer o que fosse necessário para fazer o negócio de mobilidade deslanchar dentro da Intel. E para isso, ele recebeu um cheque em branco para investir no que fosse necessário e a autorização de chutar o traseiro de qualquer um que estiver empacando o andar desse projeto.

De fato, a coisa realmente andou (de maneira surpreendente, diga-se de passagem), mas também deixou muita gente “dolorida” pelo caminho. O detalhe é que com a saída de Otellini em 2013 e a indicação de BK (Brian Krzanich) para o cargo de CEO, as coisas mudaram de figura e, numa dessas, Bell resolveu sair de cena.

CES2013_Intel_mike_bell_phones

Fato é que durante o último IDF os tablets e smartphones não tiveram tanto destaque como nos anos anteriores, o que pode até levantar suspeitas sobre o futuro dessas plataformas dentro da empresa.

O curioso é que Kirk Skaugen (VP sênior e gerente geral do grupo de Client Computing) deixou escapar na sua apresentação na IFA 2015 que seu grupo está testando phablets com processador Core-M “Skylake” o que pode ser uma indicação de que a Intel pode não estar desistindo e sim reavaliando sua estratégia de mobilidade, partindo até para plataformas ainda mais poderosas do que o Atom.

Mas isso só o tempo dirá.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Leonardo César 17/10/2015, 15:17

    Particularmente creio que esse Smartphone não venda praticamente nada, tem muitas outras marcas mais conceituadas com aparelhos melhores na mesma faixa de preço, além que, caso não tenha mudado, o suporte da qbex foi o que eu tive o pior atendimento, quando consegui ser atendido.

    • XXRS 18/10/2015, 11:53

      Vai vender somente para aqueles consumidores que não entendem nada do assunto, extremamente leigos, que vão chegar em uma Casas Bahia da vida pra comprar um celular e vão achar esse Qbex bonitinho, com preço “bom”. São os mesmos que compram smartphones e celulares Positivo, CCE, Multilaser, MEU e outros tantos que lotam as lojas mais populares, muitas vezes pelo mesmo preço de um de “marca boa”.

      Nunca vou esquecer o caso de computadores novos da Qbex vendidos com HDs usados recauchutados, e sem que os clientes fossem informados disso.

      • Cesar Cardoso 18/10/2015, 22:57

        Com qualidade eu não estou preocupado, porque esses dois caras tem cheiro, gosto e retrogosto de modelo de referência da Intel, daqueles que a única preocupação do OEM é colocar a marca. O OEM tem que ser MUITO BOM na arte pra fazer caquinha numa coisa que a Intel (e, acho, a Foxconn) entrega pronta e diz “só bota sua marca”.

        Agora, com relação a pós-venda, aí não tem pacote pronto da Intel pra comprar.

        • Mario Nagano 19/10/2015, 12:08

          Sim, eu tb concordo que isso tem cara de ser um reference design da Intel e, pelo visto, entre escolher pelo prata ou dourado para trazer para cá,a Qbex resolveu trazer os dois. 😀

        • Jean Felipe Braga 15/03/2016, 12:52

          Cara, eu comprei esse lixo. Na boa, é o pior smartphone que já tive na vida. Nada nele presta, a não ser a tela IPS e o brilho.
          Bateria esgota rápido, Android kit kat, engasga absurdamente toda hora, enquanto se abre apenas 1 aplicativo e volta pra home.
          Conseguiram cagar qualquer projeto feito pela Intel e não me interessa quem errou, já peguei medo das duas marcas, tanto da Qbex (que já imaginava ser lixo) quanto dos processadores Intel pra smarts. Não arrisco mais.
          Em 24 horas vc precisa conectar à carga umas 3x.
          Em pensar que vou pagar isso em 10x…

          • Daniel 28/05/2016, 16:11

            Certeza que a culpa e da Intel, ja que os problemas apontam para o processador.

      • Leonardo César 18/10/2015, 23:29

        conhecido meu adquiriu um notebook qbex, um modelo i7, 8 Gb, o preço realmente muito bom comparando com os concorrentes.

        “Infelizmente” o notebook deu problema, fui ajuda-lo a mandar para garantia, o 0800 simplesmente não atendia, e quando atendia a ligação sempre caia, nem a loja onde foi comprado conseguiu mandar para garantia, foi uma novela, teve que ir para o Procon, justiça, não sei qual desfecho teve.

  • Eliezer 19/10/2015, 21:35

    599, sem slot e monochip.. sei não hein…

  • Diego Salgo 29/12/2015, 11:37

    esse é o inte soFIA da puta, eu vi um review desse aparelho e é pior do que esses lg com tela de 1/2 polegada com camera vga de 300 conto, o processador nao da conta nem da tela hd, simplesmente é impossivel de usar, um cara do youtube simplesmente se recusou a fazer o review desse aparelho pq simplesmente só serve pra peso de papel

  • Elieser Abreu 13/01/2016, 22:00

    Quando me ligam, nao aparece o nome, mesmo eu tendo o contato salvo em minha agenda, alguem pode me ajudar??

  • Marcio 14/02/2016, 19:05

    NÃO COMPREM. É o pior telefone que eu já tive. No primeiro dia já dá problemas. O problema é de fabricação, por isso nem mandei para a assistência técnica. Comprei por causa da configuração, mas que arrependimento. Vamos colocar algumas falhas: 1) A bateria não dura mais do que 02 horas, isso mesmo, 02 horas; 2) esquenta ao extremo, não fica com menos de 79º, já chegou a 121º, tirei selfie para provar; 3) é o único aparelho que se você r usar enquanto está carregando, ele DESCARREGA; 4) se gosta de jogar ou outros aplicativos, esqueça, os jogos rodam em slow motion, irritante ao extremo, os aplicativos e redes sociais, (facebook e whatssap), você os abre em alguns segundos no máximo minutos cai; 5) mas você prefere usar para conversar mesmo e quando e se conseguir abrir a agenda (TRAVA MUITO, MUITO MESMO) experimente colocar algo na orelha com mais de 80º, impossível, para usar como telefone só no viva voz e não converse muito porque se começar a conversar a bateria vai acabar; 6) a bateria não é blindada (colada ao fone tipo Motorola e Iphone) isso é bom, como trava muito, só retirando a bateria e colocando de novo.. Enfim, o aparelho é o pior que tem no mercado, erro de projeto, irrecuperável, nem recall resolve.

    • Ângelo Mendes Borges Orsato 28/06/2017, 15:34

      Não passou pela sua cabeça que pode ser vírus??? Aplicativos não abrem e fecham sozinhos… Agora o superaquecimento me preocupa, pq baterias quando chegam a certa temperatura podem explodir….

  • Sião 22/04/2016, 14:08

    HORRÌVEL, trava tudo, Face, Whatsapp, bateria dura pouco, esquenta, enfim, NÃO COMPREM!!

  • Jose Vitoriano Diniz 05/07/2016, 17:09

    Sou mais vitima deste telefone tudo que o Marcio reportou em seu email é justamente o que esta acontecendo comigo com este aparelho e não sei o que fazer fui lesado como muitas outras pessoas que compraram este telefone

  • Bruno Souza 25/07/2016, 20:58

    Sorte a minha em ver esses comentários quase troquei meu Moto G2 nele achando que era bom, ainda bem que costumo pesquisar antes obrigado pessoal abraços kkkk

  • JACIRA GOMES DE OLIVEIRA 21/10/2016, 13:28

    Horrivel, é um absurdo dizer que esse produto é um aparelho tefone e ainda Smartphone Qbex X Go Hs011 Com Garantia Intel Sofia, Gente, não comprem, não vale nada, trava até o wats, desliga sozinho, só liga de novo de voce retira a bateria, assim esta o meu., a bateria não dura nem 4 horas, isso sem usar por duas horas a bateria acaba, trava todos os aplicativos, esquenta.
    Depois de 30 dias devolvi pra garantia com vários defeitos, recebi novamente, ontem, 21/10/2016, desligou enquanto carregava sozinho, liguei novamente por volta das 7:30 da manhã, e passei duas mensagens no wats, as 9:30 já tinha metade da bateria.Tentei usar o wats só travando varias vezes, já desligou sozinho, hoje duas vezes.Baixei Google play e não carrega e facebook tambem não abre com Internet wifi, é uma porcaria.
    Pode jogar fora que não presta.O pior aparelho que já vi. E estou novamente no segundo dia, após , ter chegado ontem da garantia., já com todos esses problemas.
    O que comprei foi Smartphone Qbex X Go Hs011 Com Garantia Intel Sofia.

    Vou no procon pedir reembolso, um ABSURDO.

  • Gustavo Drosdosky 23/11/2016, 20:45

    Péssimo, decepção materializada. Trava, esquenta, os aplicativos fecham sozinhos (Inclusive Contatos, Galeria, etc), as vezes não conseguia encontrar encontrar sinal da operadora, desliga sozinho… Comprei e usei por dois dias, e foram dois dias de puro estresse, você piscava e metade da carga já tinha ido embora, sem contar que ele só carregava desligado. Minha sorte foi que a loja que eu comprei aceitou a devolução.