ZTOP+ZUMO

Protótipo do dia: smartphone Panasonic (Android?)

Vem aí mais um fabricante para lutar na guerra dos smartphones: a Panasonic. A companhia japonesa anunciou hoje que vai lançar um aparelho no mercado europeu em março de 2012, e divulgou alguns (mas não todos) detalhes do telefone – e a Europa servirá de base para a expansão de smartphones em todo o resto do mundo até 2016.

O protótipo tem uma tela de 4,3 polegadas (resolução qHD) de OLED, proteção contra respingos e poeira e design ultrafino. Pelas fotos, dá para perceber que o telefone terá NFC (Near Field Communication) e, pela ordem dos botões, o dispositivo roda Android (a Reuters diz que, sim, é Android).

Segundo a Panasonic, esse modelo é referência e será o primeiro da linha. A meta dos japoneses é vender 1,5 milhão de smartphones na Europa no próximo ano fiscal (que começa em março) e chegar a 15 milhões de aparelhos vendidos em todo o mundo (9 milhões na Europa, China, Ásia e EUA e 6 milhões no Japão).

Vale lembrar que, se confirmado o uso do Android, não será a primeira experiência da Panasonic com a plataforma do Google: os tablets ToughPad, anunciados no mês passado.

Nagano comenta: Bem lembrado Henrique. Dias após o anúncio do Toughpad A1 da Panasonic lá no Texas a gente sempre fica pensando naquela pergunta que você poderia ter feito para o alto executivo que poderia render uma bela notícia e que se arrepende de não ter feito (as vezes até por não ter pensado nela na hora).

E a pergunta que pensei depois foi: Já que a Panasonic fabrica celulares no Japão e agora tem uma licença de uso do Android, o que a impede de lançar seu próprio smartphone com esse SO? 

Pelo visto a resposta é — nada. 😛

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • walmyrcarvalho 09/12/2011, 12:41

    Por que insistem em lançar aparelhos sem flash nos dias de hoje? Não entendo. D:

  • dflopes 10/12/2011, 08:28

    o que ela vai fazer para se diferenciar no oceano de androids?

    • mnagano 19/12/2011, 18:14

      Padrão de qualidade japonês?