Projeto Limão no ar. E agora, Estadão?

P

Home page do LimãoEm busca de uma informação sobre o Orkut, encontro um Limão no caminho.

Já tinha ouvido falar que o pessoal do velho e bom “O Estado de S.Paulo” estava com projeto de reformular o site e até então Limão era só um codinome para mim. Pra uma empresa tão Estadão, colocar na manchete “Esse é o Limão, o espaço mais inquieto da web brasileira” é bem ousado mesmo.

Mas não imaginei que fosse algo tão… diferente (o design é bem bonitão, tem uma coisa meio Mac OS X no visual). Limão é um site (ainda em beta, para aproveitar a moda) colaborativo, baseado em jornalismo cidadão e wikis, blogs, com serviço de e-mail (aparentemente deixaram um link lá pro Google Enterprise deles, ou será que vem parceria do Google com o Estadão aos moldes do iG?) e muitas outras coisas (discador? ahn?) aparentemente por vir.

Curioso é ver uma iniciativa dessas no ar depois da polêmica dos blogs, que vou me abster de comentar por aqui. Das duas uma: ou vai dar pano pra manga e render algo novo na web-velha guarda (digo, dos jornais) brasileira, criando um novo paradigma pra Web 2.0 tupiniquim ou vai cair no limbo (vide o próprio projeto de comunidade Link, do Estadão. Descanse em paz, será essa a mensagem?). A conferir os resultados.

Mário comenta Fico imaginando como é que os idealizadores desse projeto chegaram nesse nome e como ele será visto pelos internautas que falam inglês. É que na lí­ngua dos bretões, limão (= lemon) além de fruta, tem outro significado como gí­ria – algo como abacaxi no Brasil:

lem·on: (lÄ›m’É™n)
1. A spiny, Asian evergreen tree (Citrus limon) widely cultivated for its yellow, egg-shaped fruit.
2. The fruit of this tree, having a yellow aromatic rind and juicy, acid pulp.
3. Informal One that is unsatisfactory or defective: Their new car turned out to be a lemon.
(fonte: American Heritage Dictionary)

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos