ZTOP+ZUMO

Procurando tomada tripolar? A Santa resolve!

Durante minha última peregrinação na região da Santa (Ifigênia), notei que com um pouco de paciência e olho aberto (um pouco mais no caso de nós, orientais) ainda é possível encontrar a boa e velha tomada tripolar padrão NEMA (americano) por preços até que razoáveis.

Obviamente essas peças  não ficam mais muito à vista do consumidor, ficando normalmente num canto mais obscuro da loja ou mesmo nas estantes mais baixas, abaixo dos plugues e tomadas padrão ABNT NBR 14136:2002, apelidada carinhosamente de tridente do capeta.

Meio que por acaso (estava procurando uma lâmpada PL pro meu abajur) topei com um bom sortimento desses plugs e tomadas numa das lojas da Andra Materiais Elétricos lá na Sta Ifigênia 565, a maioria da marca Steck — código de referência S-1551, S-1656, S-1651 — e preços na faixa de mais ou menos R$ 5 cada (visto em 10/04/2010):

Conversando com o balconista, ele me confirmou que a loja ainda tem um bom estoque dessas peças mas que elas não serão repostas. Assim, quem estiver realmente precisando melhor ir correndo pra loja ou bater um fio — (11)3223-7444 / (11)3223-7000) — email: lucas@andra.com.br / ifigênia565@andra.com.br

Ah sim… E não se esqueça de agradecer à Santa pela graça alcançada. 🙂

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Gus 11/04/2010, 13:30

    Essas novas tomadas dos infernos é mais uma prova da falta do que fazer, um padrão definido pelo mercado tem mais de 20 anos, qual a necessidade real de mudar isso?

    • Leandro 11/04/2010, 15:03

      Eu acredito que não tinha um padrão para as tomadas no Brasil, ainda. O novo padrão vai melhorar e muito a nossa vida, eu sei que no começo será um porre por termos que alterar todas as nossas tomadas e bla bla bla… mas depois de um tempo não precisaremos comprar "T's" e mais "T's" para adaptar os aparelhos eletrônicos dentro de casa.

      • Sir Lorad 15/04/2010, 14:04

        Nunca precisei de "T"s e mais "T"s. Todas as tomadas do meu apto são no padrão americano, que atendiam muito bem todos os aparelhos até pouco tempo.

        Agora esse tridente do inferno, agora sim preciso de adaptadores pra todo o lado.

        Por que não adotaram o padrão americano de uma vez? Não, temos que ser diferentes do resto do mundo.

  • JOAO 11/04/2010, 15:03

    QUEBRA O PINO CENTRAL….AS NOSSAS CASAS NÃO TEM ATERRAMENTO….ENTÃO O PINO É INUTIL!!!

    • Agonic 13/04/2010, 16:46

      A sua casa pode não ter aterramento mas ter aterramento é norma já a mais de 20 anos. Hoje em dia nenhuma casa pode ser construída sem.

  • Rodrigo 11/04/2010, 15:11

    Eu concordo quanto à segurança que o novo padrão oferece … mas por outro lado, o que eu faço com meus nobreaks e estabilizadores que têm todos entradas com padrão NEMA ? jogo fora? não encontro um mísero adaptador .. eles não pensaram nisso … alguém tem alguma dica, por sinal?

    • mnagano 11/04/2010, 15:25

      Tenta na Kalunga. Eles estão vendendo o adaptador da SMS por R$ 4.50.
      http://www.kalunga.com.br/product.asp?category%5F

      • Rodrigo 11/04/2010, 15:03

        Informação valiosíssima 😀
        Obrigado, Nagano!

        • walter 11/04/2010, 21:13

          Pior que isso é ter uma mistura de equipamentos com os dois padrões.
          Não imagino que vão lançar no-breaks com plugues nos dois padrões. Assim, tive que montar um estoque considerável de adaptadores… Pra usar no no-break atual (em quarto com tomada no padrão novo)

  • Ronaldo 12/04/2010, 01:11

    Fui na santa ontem, procurar um suporte interno de desktop para HD 2.5 e não achei :s

  • Adilson 12/04/2010, 01:13

    Sinceramente eu não sei porque profissinais de TI, um área de tremenda inovação são tão AZEDOS a mudança do FINALMENTE, primeiro padrão de fato de plugues no Brasil da ABNT.
    Ao meu ver o unico problema, e nem é tão complicado assim, é com relação as tomadas 2P+T, pois as outras nacionais de fato são totalmente compatíveis. Adaptar as 2P+T é muito simples, barato e rápido, ao inves de "adaptadores" o melhor é cortar e refazer com plugue do modelo novo.

    • mnagano 12/04/2010, 01:29

      Só tem um probleminha nessa solução…

      Até onde eu saiba, o custo de um plug novo é quase o mesmo que um adaptador e isso sem falar no tempo e trabalho de cortar o plug velho fora e instalar o novo.

      A propósito… depois de cortar o plug velho, como é que a gente vai saber que fio ligar em que pino do novo partindo da suposição de que muita gente não tem multímetro em casa?

      • Vinicius 12/04/2010, 11:27

        Simples, peça a um eletricista de confiânça e que não seja careiro, eu fiz isto já em alguns aparelhos como Filtros de Linha, Estabilizadores e resolveu…

        Teremos que nos adaptar a esta porcaria, Fato Imutável!

    • Fernando 12/04/2010, 11:48

      Adilson, acredito q toda essa resistência está na dependência que temos dos produtos importados, onde muitos dos principais fabricantes nao ira disponibilizar o formato brasileiro, sem falar no equipamento ja existente, todo com 2p+t, trocar um plugue e fácil, mas como trocar as tomadas de conexão de um filtro, nobreak ou similar?
      Incluse, li em algum lugar q a fabricação de adptadores seria proibida depois de certo tempo, mas nao sei se é boato ou nao.

      • mnagano 12/04/2010, 13:03

        Espero que seja boato, já que caso o adaptador não seja produzido por aqui, com certeza ele será produzido e vendido lá fora como acessório de viagem para aqueles que vierem para cá e não vai ter norma do INMETRO ou cara feia da ABNT que impeça isso.

        E como todo mundo sabe, se existir demanda e houver oferta lá fora (em especial na China), de um jeito ou de outro esse acessório vai chegar por aqui seja por bem ou por mal.

        Acho que ainda estamos no início dessa história e muita coisa ainda pode acontecer. Não acredito que a nova tomada caia em desuso, mas eu acho que a legislação fique mais flexível, permitindo o uso de adaptadores.

  • dflopes 13/04/2010, 02:11

    aqui na cidade ainda tem as "estâncias" de bairro com muito material antigo.

    mas eu já fiz meu estoque… de benjamins, adaptadores tripolar e réguas de energia

  • Ligeirinho 15/04/2010, 02:19

    Resumindo: Só a Santa para pelo menos amenizar as dores que o tridente do capeta nos causa… =D

  • Claudio 15/04/2010, 14:21

    Eu realmente não entendo toda essa confusão sobre os pinos. Quem tem mais de 30 (ou até menos, vamos lá), já precisou trocar todos os seus pluges alguma vez. Nos anos 90 troquei do padrão europeu (2P redondos) para plugs que também aceitassem o padrão americano (2P achatados). Comprei um plug autraliano para o ar condicionado. Nos anos 2000 com os computadores, novas TVs, microondas e enfim a instalação do aterramento troquei pelo padrão 2P+T. Como nunca souberam se era um padrão ou não, ninguém reclamou, mas agora, como foi oficializado, nada mais normal do que quebrar o pau. Queria ver tanta revolta assim a cada vez que chego no posto de gasolina e vejo o aumento de preço (que custa ao ano mais q o dobro de plugs na casa de cada um, garanto).

    E o plug americano também não é padrão em lugar nenhum, não sei de onde tiraram essa idéia. Viajando por 500km na europa vc se depara com umas 4 tomadas diferentes. Se for pelo numero de usuários, o padrão deve ser o inglês, utilizado na china, ou o europeu, em grande parte. O americano, com certeza não.