ZTOP+ZUMO 10 anos!

Preview: ZTE S302 (finalmente um celular para os mais velhos)

zte_s302_luz Atire a primeira pedra quem nunca teve que explicar para alguém mais velho como funciona o celular? (ou até mesmo o DVD, o controle remoto da TV…).

O fato é que, desculpem o chavão, vivemos num mundo onde muito engenheiro (e empresas cabeçudas) projetam eletrônicos pensando no seu próprio umbigo e ignorando o fato de que vai deixar um monte de gente excluída da sua engenhoca pelo simples fato de ter botões pequenos, configuração difícil (ou em outro idioma) ou apenas porque o usuário não consegue pensar como o engenheiro (e quem lá nesse mundo lê manual?).

Então, palmas pra ZTE e seu novíssimo celular S302, que sai ainda este ano no Brasil. O que o aparelho faz? Ligações. Com números grandes no teclado e na tela e com um incrível botão de SOS para chamadas de emergência, ainda tem lanterna, alarme, calculadora e rádio FM. Nada de GPS, Wi-Fi, 3G, para o bem – e ainda bem.

zte_s302

A tela do S302 parece pequena, mas não é. São só duas linhas de texto, mais que suficientes para o básico proposto pelo aparelho. Conforme você digita um número, o anterior “encolhe” e o atual fica grande na tela. Na lateral direita do S302 estão o botão de lanterna e a trava do teclado (nada de combinações bizarras para bloquear as teclas). E, como dá para ver na imagem de abertura deste post, as teclas ficam bem iluminadas no escuro (e até mesmo no claro). O design dos botões facilita a digitação.

A lanterna, localizada na parte de cima do S302, é um LED branco bem forte, perfeito para a vovó achar as chaves dentro da bolsa e depois iluminar a fechadura:

zte_s302_lanterna

Do lado esquerdo, o controle de volume e o botão do rádio FM, que funciona sem fones de ouvido. Basta ligar o rádio, sintonizar a estação (não encontrei uma memória para as favoritas) e pronto, o bicho faz um barulhão. E, olha só, o S302 tem entrada padrão 3,5 mm para fones de ouvido, coisa que muito smartphone metido a besta não tem. E, curiosamente, o carregador usa um encaixe padrão Nokia (dos mais novos, com conector “fininho”). Os tons de teclado e ringtone são bastante altos também.

A interface do S302 é bastante simples. O menu do aparelho tem quatro itens apenas: mensagens, informação de chamadas, agenda e configurações. Os itens de menu podem ser o que mais confunde seu público-alvo, então o melhor pode ser focar no que interessa: fazer e receber ligações.

Dá para atribuir telefones específicos para atalho nas teclas do S302 (viu que nas teclas * e # tem uma figura feminina e masculina? Então, o S302 serve para crianças também – que tal configurar o número da mamãe e do papai ali? Fácil de lembrar, né?).

Mas o mais importante no S302 é a tecla SOS na parte de trás do aparelho:

zte_s302_sos

Dá para configurar até quatro números de emergência no S302. Ao pressionar o SOS, uma sirene toca (é sério!) e o celular começa a discar para os quatro números. O primeiro não atendeu? Vai para o próximo. Quando alguém atende, o S302 entra automaticamente no viva-voz e a pessoa pode pedir ajuda sem se preocupar em levar o telefone ao ouvido. Um grito de ajuda resolve e pode salvar uma vida.

A ZTE diz que o S302 está sendo negociado com as operadoras locais e não tem preço definido ainda. Só foi lançado na Argentina (e não tente buscar informações na blogosfera local – são poucas e esparsas, nenhuma com o preço – nem mesmo no site das operadoras) e deve sair em breve em Portugal. A ZTE prevê que o S302 chegue às lojas por volta do último trimestre do ano.

Nota do Henrique: Ao chegar na Zumo-caverna com o S302, mostrei o aparelho (ainda desligado) para a minha sogra, que é um baita exemplo high-tech (tem celular, baixa músicas na internet, joga games casuais…). Ela ficou babando no telefone, pensando na mãe dela (vítima do “celular-feito-por-e-para-engenheiro” que vive descarregando e é difícil de usar). Como a vovó não gosta de celular mesmo, pensei na minha mãe também, que apanha do telefone toda hora (e do DVD, do controle remoto…). Vou ver com ela se passa uns dois ou três dias com o S302 para estudos antropológicos, ops, review deste Zumo.

Nagano Comenta: Um detalhe interessante desse celular é que ele também poderia ser usado por crianças que precisam de um celular simples e direto e com um botão para emergências.  Um detalhe que me chamou a atenção no S302 foi o fato da tecla * ter uma face feminina e o # uma face masculina.

Quando perguntei para o executivo qual a função dessas imagens ele explicou que são botões de discagem rápida, ou seja, pressione * para falar com a filha/nora ou # para falar com o  filho/genro. No caso das crianças esses simbolos poderiam representar os números da mãe e do pai respectivamente. Muita astucia desse pessoal da ZTE. :^)


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Marilu

    Vou comprar um desse para minha mãe.

    Aqui em casa, estamos tentanto (sem muito sucesso) fazer com que ela se acostume com o Nokia 2660 (um ótimo aparelho). 🙁

    A gente explica, ela lê o manual e nada acontece. Enfim… 🙁

    Quem sabe com o ZTE ela finalmente consiga se virar sozinha. 😐

  • Anderson Santos

    Tai uma coisa do tipo “porque nao pensaram nisto antes” ?

    Perfeito para minha mae, que odeia os visores dos celulares atuais.

    O unico senao eh que pode ser “socialmente desmotivante”.

    Imagina ela na conversando com as amigas e atendendo um “celular de vovo”. Pode ficar constrangida.

    Mas fora isso achei o produto incrivel.

    • @anderson
      não sei se mães se importam com o lance do “celular da vovó”. pra minha, pelo menos, celular é tudo igual – e complicado. a gente que se importa com o “hype” 😉

  • Gostaria de saber quem é o fabricante e se possível um contato para possível trabalho de distribuição desse novo modelo de celular.

    Abs,

    Vagner

  • Anonymous

    Olá,

    Como é o esquema da agenda dele? Uma das coisas que
    meus pais mais se enrolam é para adicionar/remover
    nomes na agenda do celular. Principalmente dos
    celulares da motorola, cuja navegação é horrível.
    Usabilidade *zero*.

    []’s

  • Walter Mercado

    Seria ótimo em combinação com a agenda de telefones em ideogramas que fiz para minha avó… 🙂
    E a quantidade de teclas é perfeito para o número de filhos dela 😀
    Dá pra personalizar o ringtone? Seria legal colocar uma música especial pra distinguir no mar de sons bobos que tem por aí.

    Tentei comprar um Motorola e depois um Samsung e nenhum sucesso…
    (também, duas das piores interfaces de celulares…)

  • @Anderson: a minha mãe comprou o celular dela porque é bonitinho e tal. Tipo, ela achou o máximo quando aprendeu a mandar SMS. 😉

    @Anonymous: NADA pode ser pior que a usabilidade dos Motorola. Sério.

  • Peter

    Um celular desses seria ótimo p meus pais que, ao contrário de mim, nem abrem o manual p ler. Tenho mania de ler manuais. Se vejo um produto interessante, baixo o manual e leio logo p saber os detalhes. Qnd compro um eletrônico qualquer pela net, antes mesmo dele chegar em casa, eu já li o manual de cabo a rabo.
    Voltando ao post, idéia genial essa. É um meio termo entre akeles celulares psicodélicos p crianças e os velhos tijolões da década passada.
    Henrique, qnt à robustez dele, vc acha q ele é mais resistente a quedas q os modelos atuais? Ele passa aquela certa sensação de fragilidade comum aos celulares de hoje? Abraço

  • Flavia

    Achei ótimo este celular!!!! Assim que vi o tamanho e a quantidade de teclas lembrei da minha avó que naõ consegue distinguir as funções de uma tecla para outra…
    So não sei se esse aparelho atenderia aos senhores que são muito vaidosos..apesar de também terem dificuldades com essa tecnologia. Talvez a estetica do aparelho possa servir para esses como um chamativo: olha, eu tenho dificuldade de mexer num celular e não enxergo direito..
    Achei super util esse aparelho. Finalmente alguém pensou nisso..

  • Dei de presente um motorola para minha mãe, mas como ela e manual não se entendem (!) tive que usar as discagens rápidas

    1: liga para meu pai (ela nem sabe que existe caixa postal…)
    2: filha – 3: genro – 4: filho 1 – 5: nora – 6: filho 2 – 7: médico – 8: irmã – 9: 190

    Pronto, usabilidade perfeita! Apenas destravar e segurar o número para discar

    ==============================
    E tinha uma versão da motorola (que usava e-paper) e foi pensado para o público da “melhor” idade – lentras grandes, funções simples e com funções “faladas”

    Era de péssima fabricação, quebrava fácil e nunca mais vi no mercado – o moto fone F3 (ou moto vô)

    ==============================
    E celular servir para criança?! Não serve. Elas já se importam com hype. Não querem celular feio, tem que bater foto, mp3 e joguinhos, de preferencia um MP9

    Tanto que tinha um celular para crianças (blob?) que nunca teve boas vendas por ser feio e “não baixar ringtones”

    ==============================
    E falando de MP9, até esses celulares xing-ling tem rádio sem fone d eouvido, pq Motorola, Nokia e Sony-Ericsson não aprendem e acabam com a necessidade de plugar um cabo para servir como antena

    ==============================
    E parte da sirene no SOS foi trash!!! Mas talvez necessário, principalmente para idosos que moram sozinhos (ou apenas com uma companhia) e caem pela casa (um grande fator de risco à vida nessa faixa etária)

    ==============================
    Foi mal pelo tamanho do comentário, quase um post!

  • Gisele

    Menos é mais…
    Adorei. Aposto que até meu filhinho de 3 anos apertaria a tecla “mamãe”… =)

  • Anderson

    Eu sou usuário do Moto Fone F3, e faz muito bem o que todo celular deve fazer: realizar e receber chamadas, nem mais nem menos, e tem um visor prá la de simples, mais que pode ser visualizado sob qualquer condição de iluminação, sob o dia mais claro e a noite mais escura (isso me lembrou o lema dos Lanternas Verdes…)

    Sem esquecer que ele tem um recurso que considero bizarro para as minhas necessidades (mas que não deixa de ser interessante para determinado perfil de usuário): auxílio por voz.

    Eu, mesmo sendo uma pessoa que curte tecnologia em geral, compraria um modelo desses da ZTE, prático e simples, como todo bom dispositivo tem que ser.

  • Achei muito bacana este aparelho! O botão SOS foi muito bem pensado e com certeza será copiado por outras empresas, pois não serve apenas para idosos, pode ser uma ajuda em casos de emergência diversas como assalto, tumulto, usuário passando mal na rua ou em casa…

    Parabéns ao pessoal da ZTE. Muito bacaninha mesmo esse celular! Para quem quer algo simples e funcional, taí uma ótima opção!

  • Roberto Nunes

    Bela sacada!!
    Um produto que, sem dúvida, será de grande utilidade para pessoas da terceira idade.

    Na minha opinião, este aparelho terá uma boa repercussão e aceitação.

    Evolução contínua é sempre bem-vinda, mas realmente não se pode esquecer daqueles simplesmente querem e precisam utilizar somente recursos básicos.

    Gostei muito dessa ideia!

  • Alexandre

    Vagner, a fabricante é a ZTE (essa informação era fácil, tá escrito lá em cima!).

    O contato deles é 24 783682746. Eles estão loucos pra achar alguém que faça a distribuição do aparelho para eles, visto que hoje isso é um grande problema e não há ninguém disposto a fazê-lo. Que bom que você se interessou! Vai ser uma ótima oportunidade de negócios pra você! Outra dica: você podia tentar também ligar pra Brastemp (pra diversificar o negócio) e ver se eles também não querem que você distribua alguns produtos da linha branca deles. Cara, que grande visão a sua, distribuir esses produtos que são muito difíceis de serem colocados no mercado!
    Boa sorte e abraço!

  • diná nagano

    eu quero um pra minha filhinha!!!!!!
    irmãozinho, oferece a sua sobrinha pra um test drive….

  • diná nagano

    ops quero dizer, Henrique, se precisar de uma cç de 6 anos para um test drive…

  • @Diná e Henrique

    Ei! Isso é nepotismo… “estamos de olho”… aahahaha

  • Mar.

    Zumo,
    só pra lembrar q ´os idosos´ (ex 3a.idade) são o grupo q mais cresce e hoje, abrangem as faixas etárias entre 60 e mais de 100 anos (ou seja, mais de meio século!); alguns países já alteraram a nomenclatura para 4a.idade (mais de 80) e trés agées, para 90 e mais.
    O Brasil tem 11.042 pessoas com mais de 100 anos – 7.950 mulheres e 3.472 homens; o levantamento foi feito em municípios com até 170.000 pessoas; regiões metropolitanas como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, não foram incluídas – de acordo com a Contagem 2007.
    Fonte: IBGE.
    Esse cel. ptto. vem bem a calhar – só senti falta do calendário – de resto, amei – achei super-fashion e anti-roubo; o meu é um Nokia 5000 (´vegan´, como eu;) e pra internet, carrego meu netbook.
    Mesmo não entendendo muita coisa, acompanho vcs há anos, pq adoro o jeito q vcs escrevem. Não preenchi o questionario pq não me achei no perfil: não tenho TV, por opção, só tenho um note (pesquiso, faço aulas, baixo e assisto filmes e documentários) e um net. Parabéns pelo blog excelente.

  • diná nagano

    obaaaa, obrigada henrique!!!!!!
    bjs

  • Pingback: wazzup » Blog Archive » Telemóvel criado para pessoas da 3ª idade()

  • tenho 57 problemas na vista, gostaria de comprar este zte s302
    podes me informar onde encontro aqui no Brasil
    fico-lhe muito grato.
    Abraços
    Fernando

    meu email : fermau@eln.gov.br

    • henriquem

      revendas TIM no rio de janeiro, até onde sabemos

  • Ivane Ribeiro

    Ficou demais!!!!!! Estou em Belo Horizonte-MG., quero comprar um ZTE- s302, onde encontro aqui em BH ou pela internet ? Ivane.

  • fernando mauricicio

    caro sr.
    gostaria de saber onde posso encontrar o zte s302
    favor informar pelo meu email
    tenho deficiencia visual
    grato
    bom dia
    fernando

  • mercedes olimipia bitarelo braga

    Onde posso adquirir este aparelho?

    Tenho grande interesse,pois em minha fámilia existem pessoas com deficiencia visual, e este aparelho vai atender suas necessidades.

    Aguardo resposta URGENTE.

    23/maio/2010

    • só no rio de janeiro, em algumas lojas da tim

  • Néia Coutinho

    Olá, gostaria de saber onde posso comprar esse celular ZTE S302,ou em São Paulo, ou via internet mesmo. Aguardo uma resposta e agradeço antecipadamente.

  • mario

    ja tem disponivel aqui no brasil ???

    • Feliciano

      Jah eh possivel encontrar esse celular em algumas lojas da TIM.

  • Li em outro site que estará a venda no Rio em dezembro.
    Parabéns pelo ótimo e completo post.
    Ah, e tem dois links que falam do Menu quebrados.

  • Léia

    Quem sabe agora os fabricantes de celular descubram que independente da idade existem pessoas que tem dificuldades p/enxergar os números que estão cada vez menores, quase da mesma cor que os aparelhos, sem contar que apertamos uma tecla e acabamos apertando outra junto. Outro item importante é que tem muita gente que precisa de um celular com as funções básicas, hora, despertador, agenda e faça e receba ligações. Será difpicil fazer um celular assim?
    Espero que este esteja a venda logo pois me interessou muito.

  • Nilza

    Onde compro este aparelho, estou em Nova Serrana – MG

  • Pedro

    Já ouviram falar do Nokia 1616. Simples,prático e leve! O botão (*) quando mantido aperto fala as horas(perfeito para quem precisa pegar os óculos para enchergar), lanterna tão ou mais forte que ZTE, super acessível(de 60,00 a 100,00 reais dependendo da loja) e é um NOKIA. O únicos contras são as teclas de tamanho normal e o visor colorido.

  • Francine

    Em alguma loja de Brasília ou Florianópolis tem para vender???

  • MARCIO

    Onde podemos comprar ? MÁRCIO

  • Alberto

    E incrível que ninguém se preocupou até agora em lançar um aparelho celular não só para idosos mas também para pessoas com problemas de visão ou para pessoas que querem somente falar e ouvir? Simples não? Tiro o chapéu para a ZTE e jaá estou a procura de um destes para a minha mãe. Os fabricantes de aparelhos eletrônicos deviam também se preocupar com esta faixa de idade dos consumidores e lançar controles remotos e melhorar os controles destes aparelhos que prá falar a verdade são todos confusos e diferentes entre si. Me lembro da minha falecida avó que assistia suas novelas e programas favoritos numa televisão preto e branco da Philips com um controle remoto sem fio no qual tinha as funções fantásticas de Ligar, Desligar, aumentar e diminuir volume e mudar de canal, precisava mais?