Preview: Skyfire 0.9

P

img_1043

A primeira vez que ouvi falar do Skyfire, em meados de 2008, considerei como “interessante” seu conceito: um novo navegador para celulares, inicialmente voltado para aparelhos com Windows Mobile e com downloads fechados apenas para os Estados Unidos. O tempo passou e agora qualquer um pode baixar o browser, que funciona também em celulares com Symbian S60 3ª edição – como é o caso do meu Nokia N95.

A única “restrição” dos desenvolvedores em relação ao produto é uma espécie de rede social que só funciona nos EUA, Canadá e Reino Unido (mas, como dá para ver a seguir, não faz muita diferença).

Baixei o Skyfire na versão 0.8 e, alguns dias depois, a 0.9 já estava disponível.

Como todo software beta que se preze, o Skyfire ainda é um pouco instável – demora para abrir, nem sempre abre direito e invariavelmente fecha sem te dar a menor dica de que iria fazer isso (principalmente ao alternar entre programas no N95). A instabilidade melhorou bastante quando atualizei o Skyfire e também o firmware do N95 para a versão mais recente (30.0.015, que deixa o N95 com um pouco da interface do N96).

A atualização da 0.8 para a 0.9 (as duas primeiras telas mostram o download pelo próprio Skyfire – mas a instalação foi refeita (junto com o download da nova versão) pelo próprio navegador do N95 – não entendi porque não funcionou direto:

020405

Ao abrir o Skyfire pela primeira vez, ele detectou que eu não estou nos EUA, Canadá ou Reino Unido; deu um breve alerta de que alguns serviços não estariam disponíveis para o meu local, mas não teria problemas de navegar. A página inicial do navegador traz atalhos para sua conta no Facebook e no Twitter (pelo menos é uma alternativa aos poucos clientes de Twitter para Symbian). Configure essas redes sociais e, toda vez que abrir o browser, verá as últimas atualizações dos seus contatos e últimas notícias aleatórias:

07

08

O Skyfire traz quatro abas superiores, atalhos que levam a alguns recursos específicos (home, para a home page; busca; favoritos e histórico). Traz também atalhos de navegação pelo teclado (algo que nunca vi funcionar efetivamente num navegador de celular): pressionar 2 leva à barra de endereço/buscas; 5 recarrega o site e 4 salva o endereço como favorito. O browser também ajuda a compartilhar a página por SMS, pela rede social (limitada) do Skyfire ou até enviar um link para download do navegador para outro celular:

015

Suas configurações incluem controle de privacidade para limpar cookies, histórico e procurar sempre, se existir, por uma versão adaptada do site para celulares.

Navegação na web

Navegar por sites com o Skyfire é, no mínimo, diferente. Como bem me lembrou o Rigues, não parece que o navegador carrega o site. Parece que ele carrega uma imagem JPG do site com links (soa bizarro, mas é isso que dá a entender) – como se primeiro o browser mostrasse uma imagem borrada, em formação (como em antigas conexões discadas) e depois renderizasse o site corretamente.Para dar uma idéia do que estou falando:

021

033

O zoom também é deficiente: são apenas dois níveis. Conforme você navega pelas páginas, o Skyfire mostra áreas de zoom disponíveis com grandes quadrados vermelhos na tela:

028

022

Pressione 2 para ir à barra de endereços. Ao começar a digitar, o Skyfire traz algumas sugestões possíveis para o que você está buscando:

027

E, diferente daquele famoso aparelho celular com maçã prateada atrás, o Skyfire roda Flash – e direito (assisti a vídeos no YouTube sem abrir outro aplicativo, no Vimeo direto na tela do browser e, pra checar se funcionava mesmo, fui ao site da Adobe). Telas de sites com Flash:

025

028030

032036

O Skyfire rodou também alguns javascripts neste Zumo (o plug-in Lightbox do WordPress):

023

E, quando renderiza os detalhes do site mais de perto, fica bastante legível:

024

O Skyfire ainda não é um software em versão final e deve ser aprimorado muito ainda. Compensa, no momento, baixar o programa (funciona em Nokias série E e N e Windows Mobile 5 ou 6 com ou sem touchscreen) para ver vídeos online sem precisar abrir outro programa e navegar por sites com Flash no celular. Sua integração com Facebook e Twitter torna, ao menos na versão para Symbian, um bom cliente unificado para essas plataformas.

O Skyfire é gratuito e pode ser baixado diretamente no site do produto ou apontando seu browser do celular para get.skyfire.com.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos