ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Preview: Panasonic Lumix DMC-ZS7 (reloaded)

Lumix Optical Seminar 2010 – A novíssima Lumix DMC-SZ7 é um bom exemplo do que podemos esperar da nova coleção de câmeras da Panasonic – e já pudemos brincar por algum tempo com ela aqui no Rio. A SZ7 é portátil, tem GPS e filma em HD – parece muito interessante, não? E bota nova nisso: a Panasonic anunciou esse modelo dois dias atrás nos EUA.

A DMC-SZ7 é descrita como uma câmera híbrida, já que, além de tirar fotos, ela também é capaz de filmar na resolução HD no chamado formato AVCHD Lite. A câmera traz uma lente Leica DC Vario-Elmar de 12x (óptico) que começa numa grande-angular de 25 mm até uma tele de 300 mm (~ em sistemas 35 mm). Seu sensor CCD de 12 megapixels é capaz de capturar imagens de até 4.000 x 3.000 pixels no formato 4:3, 4.176 x 2.784 pixels em 3:2 ou 4.320 x 2432 em 16:9.

Ela conta com uma tela LCD de 3″ e 4.000 pontos e todos os controles se concentram na lateral direita da câmera. Note um botão específico para gravar vídeos (com ponto vermelho), o que agiliza o processo de iniciar/parar a gravação de um vídeo. Outro comando curioso é o Exposure, que controla a velocidade/abertura da câmera em alguns modos.

Na parte de cima o que mais chama a atenção é a presença do novo módulo de GPS, para incorporar informações geográficas nas fotos à medida que elas são tiradas. Note também a presença de um sistema de microfones estéreo.

Uma sacada interessante é que a câmera já vem com mais de 500 mil localidades/pontos de interesses (espalhados pelo mundo) pré-gravados de modo que o usuário pode associar uma localidade (por exemplo, o Rio de Janeiro) automaticamente e recuperar as imagens por essa informação, por exemplo, ver minhas fotos tiradas no forte de Copacabana.

Na parte de baixo temos o compartimento da bateria/cartão SD e o ponto de fixação do tripé. Vale a pena notar que a ZS7 já é compatível com o novo padrão SDXC já disponível em 48/64 GB e que pode chegar a até 2 TB.

Henrique comenta: impressão minha ou esse número de série é incrivelmente baixo?

Nagano responde: apesar dela ainda não ser a versão final (firmware 0.3) e sim um protótipo, seu número de série é realmente baixo. Segundo o pessoal da Panasonic, o primeiro 001 refere-se à semana de fabricação e o segundo 001 é o número da câmera que saiu da linha de montagem, ou seja, de um certo modo é uma das primeiras — se não for a primeiríssima ZS7 a ser fabricada.

Segundo a Panasonic, eles realmente pegaram os primeiros modelos que sairam da linha de montagem e trouxeram para o Brasil para serem usados neste evento.

By the way, a gente foi notícia de novo no Engadget (yay!)

Mais algumas imagens abaixo:

Ainda em tempo:

Para demonstar o potencial do zoom dessa nova câmera trabalhando em conjunto com outros recursos, como o Power O.I.S. e o chamado Intelligent Resolution, a Panasonic nos levou para dar uma voltinha do Maracanã para fazer uma fotos.

Essa primeira imagem mostra nosso ponto de vista na parte mais alta do estádio olhando em direção do gramado com a lente no modo grande angular mais aberto –  25mm.

No seu modo de tele mais potente — 12x ou ~300 mm —  já podemos ver que duas colaboradoras da Panasonic estão lá embaixo no gramado segurando algo:

Ativando o modo de Zoom Digital (x4) conseguimos ver perfeitamente o que está escrito nos cartazes — uma façanha impressionante se levarmos em consideração que essas fotos foram tiradas com a câmera na mão e sem o uso de tripé.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Edu

    Será lançada quando no Brasil?

  • dflopes

    duvidas simples, mas necessárias:
    a) tem modo panoramico?
    b) tira fotos noturnas?
    c) tem estabilizador de imagens?
    d) bateria aguenta qtas fotos c/ flash (pelo menos a informação do fabricante)?
    e) tem saída para tv?
    f) tem memoria interna?

    • Marconi

      a) tem modo panoramico?
      Depende do que quer dizer com modo panorâmico. Ela tira em 4:3, 3:2 e 16:9 que pode ser considerado panorâmico.

      b) tira fotos noturnas?
      Como várias compactas, deve ter modo dedicado à foto noturna. Mas o melhor é que tem regulagem de abertura e velocidade.

      c) tem estabilizador de imagens?
      Sim. Power OIS. Evolução do Mega OIS.

      d) bateria aguenta qtas fotos c/ flash (pelo menos a informação do fabricante)?
      300 fotos segundo o fabricante. A medição normalmente leva em consideração, metade das fotos com flash.

      e) tem saída para tv?
      Sim. Pela foto, tem saída HDMI.

      f) tem memoria interna?
      15 MB se não me engano

      • José Campos

        15 MB ??? Você quer dizer 15 GB (Gigas a não Megas…)

        • Philippe

          MEGAS. Da pra 1 foto, ou 2

          • EDuardo

            MEGA ! Não existe esse plural "MEGAS"

        • jeff

          15MB de memoria interna…e nao GIGAS

    • a) Sim (da esquerda para direita e vice-versa) com aquela "sombra" na foto anterior que ajuda a enquadrar a próxima.

      b) Sim (mas todas não tiram?) 🙂

      c) Sim uma evolução do Mega OIS

      d) Não nos foi informado, mas a bateria aguentou bem um dia inteiro de uso intensivo (porém sem o uso de flash).

      e) Sim via porta HDMI

      f) sim mas que serve mais como um tanque de reserva do que um substituto para o cartão SD.

      • dflopes

        obrigado a todos pelas respostas. Queria trocar minha Sony h10 – ela é boa, mas é grande demais para levar em viagens!!!

        E não achei o modo night shot dela – por isso perguntei, ou não li o manual direito.. ^.^

  • Tem idéia de Valor? e quando Chega?

    • Difícil responder essa, já que as câmeras apresentadas eram protótipos de pré-produção e que sairam direto da linha de montagem para o evento no Brasil. Mas o fato dele ter sido apresentado aqui não significa que ele vai estar em breve nas lojas, já que o evento era voltado para jornalistas de toda América Latina.

      Vou ver com o pessoal da Panasonic pra ver se eles revelam algo.

      • Entonces pessoal,

        Falei com o pessoal da Panasonic e eles explicaram que todos os modelos 2010 anunciados no evento — incluindo as filmadoras — devem chegar por aqui ainda no primeiro semestre deste ano. Devido ao fato de muitas delas serem importadas, o preço final dependerá do dólar da época, mas dependendo da demanda, alguns modelos podem ser montados no Brasil o que pode ajudar a reduzir o preço final.

  • Cheeba

    I want a review please.

  • Mauricio

    Eu tenho um modelo anterior a essa camera, e ela é muito boa. Comprei para tirar fotos em uma viagem. O modelo é muito parecido, só não tem a funcionalidade de GPS. Mas ela tem um problema que considero muito irritante, que é o fato de filmar em HD, e não ter um modo mais econômico de filmagem, é só em HD, e tem no máximo duas opções de FPS (10 e 16), então se você quer fazer um filme simples e sem compromisso, ela consome muita memória, para ter uma idéia, com um cartão de 4GB, cabem 16 minutos de filme. Nisso eu sinto falta da minha camera anterior, da Sony, que tinha várias opções de filmagem, inclusive com frame de 640×480, que dá um bom tamanho para um filme informal, e cabia horas de filmagem nesse modo. Com essa, dá medo de filmar, porque pode acabar comprometendo o espaço disponível para as fotos.

  • Mauricio

    Complementando, o modelo que tenho tinha 10x de zoom ótico, essa tem 12x, com 10x já é um espetáculo, porque nesse universo das cameras amadoras, o máximo costuma ser 4x, com pouquissimos modelos que tem até 6x, a maioria tem os 3x que perduram há anos.

  • Edu

    Tenho uma Lumix antiga a DMC FS3 com lente DC Vario Elmarit e acho ela muito prática, sob todos os aspectos. Uma pergunta que não quer calar: Ela será lançada logo no Brasil?

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Preview: Panasonic Lumix DMC-ZS7 -- Topsy.com()

  • Márcio

    Tirando o GPS, e os controles manuais, e algumas melhorias em performance (12 MPixel x 10 Mpixel, melhor autofoco, PowerOIS x MegaOIS), é a mesma câmera que a ZS3, que eu tenho e recomendo. Infelizmente, acho que a Panasonic não a trouxe para o Brasil, só a ZS1, inferior. Será que a ZS7 vão trazer mesmo?

  • Comprei essa camera faz 1 mes em orlando pagando 309 dolares, realmente a camera e fantastica , não deixa nada a desejar
    Uma foto tirada com ele em resolução de media baixa http://www.turboimagehost.com/p/3706764/P1000225….
    Filmagens todas em HD e utilizando o zoom da maquina sem escutar o barulho da maquina na filmagem, fantastica.

  • João Derli

    Essa Panasonic ZS7 é melhor que a Canon SX210 e a Nikon S8000? Tando em fotos com pouca e bastante luz e o video qual é melhor?

  • Anton

    Excelente câmera e com nada mais nada menos com a lendária lente Leica, mais uma contribuição japonesa na imensa lista de tecnologias desenvolvida a mais de 70 anos por esse povo extremamente inteligente e educado, poderíamos ficar falando horas sobre a espetacular câmera, mas prefiro abordar o caminho de como se chegou a isso, muito estudo, educação primorosa e a principal disciplina e perseverança. Fica aqui um alerta para nos brasileiros que consomem tecnologia e apenas uma ínfima minoria consegue digerir, entender e explicar, pois nossa formação educacional e cultural desde o descobrimento, sempre foi e ainda o é hoje refratária ao ensino de Ciência aplicada tanto no ensino médio como na universidade. Temos muito ainda aprender e décadas de atraso tecno-científico para transpor.
    Enquanto tivermos governos parasitas ideológicos, estremos longe do mínimo necessário para sermos civilizados.

  • Francisco

    Olá tenho uma Panassonic Lumina e em HD ela filma só 15min de cada vez, tendo que reacionar o botão para seguir filmando. ALguém sabe se tem como deixar filmando por tempo indeterminado?
    Obrigado