ZTOP+ZUMO 10 anos!

Preview: Nokia Ovi Store

ovi-store_n97_landscape_5_mystuffEstreou oficialmente a Ovi Store, loja de aplicativos da Nokia. Para usuários brasileiros, já é possível baixar programas para diversos modelos da fabricante pelo site store.ovi.com, tanto no celular como na web, mas existe também um aplicativo da própria Nokia, ainda indisponível por aqui, que este Zumo teve acesso com exclusividade no celular 5800.

A principal conclusão? A Ovi Store funciona, mas o conteúdo limitado (pelo menos por enquanto) não a torna nenhuma concorrente de qualquer outra loja similar para celulares, incluindo aí a App Store, da Apple. Acredito que a Ovi Store só deslancha mesmo quando sair o N97 em junho e a loja se integrar a outros serviços da própria Nokia, como o N-Gage, de download de games.

O mercadinho de software tem um modelo de cobrança híbrido, com pagamentos via cartão de crédito na maior parte do mundo, incluindo o Brasil, ou direto pela operadora em alguns países (Austrália, Alemanha, Irlanda, Itália, Rússia, Singapura, Espanha e Reino Unido, mais Estados Unidos a caminho), o que o diferencia de outras lojas do estilo. O principal problema, por enquanto, é encontrar algum aplicativo pago. Ontem à noite achei um (SMS Preview), com cobrança em coroas dinamarquesas (!). Hoje o mesmo aplicativo não custa nada.

Update 16h55: o cliente da Ovi Store está liberado para download na loja para qualquer um, acessando via store.ovi.mobi no celular.

A loja

Apesar de meu 5800 estar em português e o software da Ovi Store em inglês, seu ícone no menu de aplicativos aparece como Loja. Antes de usar o programa, é preciso fazer um cadastro com a Nokia para criar seu nome de usuário e senha. Faça pela web que é mais fácil  – e você já define o seu aparelho padrão.

A interface geral da Ovi Store no celular não difere muito da App Store: é uma lista com ícones dos programas, informações de preços, estrelas para avaliação dos usuários e o nome do vendedor do programa. Uma barra superior em verde desliza para mostrar as categorias disponíveis:  recomendados, aplicativos, jogos, áudio e vídeo, personalização e “my stuff” (onde ficam os aplicativos que você já baixou/comprou). Um outro botão leva às buscas por programas.

interface da Ovi Store

Como eu disse antes, não encontrei programas pagos. A impressão que tive é que a loja está crescendo aos poucos, com novos programas surgindo nas listas (de ontem para hoje já vi algumas novidades). O processo de download é simples e sem problemas. Ponto pra Nokia por criar um processo que não fecha a Ovi Store enquanto o novo programa durante a instalação. A Ovi Store também traz um link para abrir o aplicativo após a instalação, ou definir um toque como ringtone, por exemplo, e outro para sugerir o item a um amigo.

scr000033

Uma coisa bacana da Ovi Store é que ela “vende” vídeos (achei vários guias do Lonely Planet nesse formato), ringtones e wallpapers. Faltam ainda temas para o celular, mas já é um bom começo. Abaixo de cada programa selecionado (para ver a descrição) aparecem aplicativos relacionados:

Programas relacionados

A Ovi Store, pelo que vi no Nokia Developer Summit no mês passado, tem muito mais potencial que o oferecido hoje. Com as ofertas mirradas que estão disponíveis hoje, acredito que a maioria dos desenvolvedores para plataforma Symbian está guardando o ouro para o lançamento do N97, previsto para o próximo mês. Enquanto isso, a Nokia amplia o número de servidores para aguentar o tranco da estreia (o serviço ainda está instável) e aumenta seu catálogo de aplicativos. Este Zumo também aguarda uma posição oficial da Nokia Brasil sobre o lançamento oficial da loja por aqui (e assim que souber disso eu aviso).

Mais telas da Ovi Store:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Essa loja é symbiam ou exclusiva da Nokia???

    Pois tb tem os modelos Sony Ericsson com sybiam UIQ!

    • @david não acredito muito que os programas rodem em UIQ… é uma loja da Nokia, afinal (será que roda nos Samsung com Symbian?)