ZTOP+ZUMO

Preview: multifuncional Lexmark S608 Interact SE

Apesar de serem equipamentos simples e honestos, confesso que nunca fui muito fã das jato de tinta da Lexmark pela sua completa falta de charme. Mas, desde o ano passado, o pessoal de Lexington resolveu chutar o balde e partiu para uma completa reinvenção da sua linha de multifuncionais, transformando-as em terminais inteligentes que fazem muito mais do que apenas digitalizar, copiar e imprimir. É o caso do modelo S608 Interact SE.

Uma das novidades dessa nova linha 2010 é sua interface com o usuário que, como não podia deixar de ser, segue a tendência inaugurada por aquele fabricante de smartphones com nome de fruta: em vez de painéis cheios de teclas, luzinhas e, de vez em quando, até uma telinha LCD, as novas multifuncionais da Lexmark vêm equipadas com um simples painel sensível ao toque que utiliza menus e ícones gráficos coloridos para executar suas diversas funções de maneira incrivelmente intuitiva, ao ponto de não virem com manual impresso e até dispensar a leitura do guia de instalação rápida. Nesse último caso, a própria impressora, quando ligada pela primeira vez, orienta o usuário a retirar os lacres, instalar a cabeça de impressão e os cartuchos por meio de um slide show mostrado na sua generosa tela LCD de 4,3″.

Henrique comenta: Nagano, tenho a impressão de que impressora/multifuncional entrou na lista das commodities de tecnologia: todo mundo tem e sabe que o cartucho custa caro, ninguém inova e fica por isso mesmo. A falta de charme que você alega é generalizada nesse mercado.

Estou aqui com o S608 Interact SE que — entre os modelos de entrada — é o único que vem com o novo painel interativo e outros recursos ainda raros em máquinas mais básicas, como interface WiFi 802.11 b/g, modo de economia de tinta no painel e mecanismo de impressão duplex automático.

Entretanto, a maior sacada dessa nova interface é sua capacidade de trabalhar com as chamadas “Smart Solutions” — pequenos utilitários em Flash com cara de widgets — que podem ser baixados no site da empresa com um simples arrastar e soltar do mouse…

… e que depois de um simples processo de sincronização já ficam disponíveis no painel da impressora:

O interessante desse conceito é que, com os Smart Solutions e a capacidade a multifuncional de acessar a internet via roteador WiFi, é possível criar produtos e serviços bastante criativos. Dá para digitalizar um documento, anexá-lo em um email e enviá-lo diretamente da impressora, acessar um feed de RSS ou mesmo um site de notícias, ler as manchetes na  tela e imprimir o material que for mais do seu interesse, por exemplo. Outra solução permite comprar e imprimir etiquetas franqueadas para postar cartas e encomendas para o correio e uma terceira permite acompanhar seus leilões no eBay e depois imprimir uma etiqueta com o nome e endereço do ganhador.

Veja essa interface em ação no vídeo abaixo:

Link do vídeo.

Por enquanto a maioria das aplicações disponíveis podem ser baixadas gratuitamente, mas existe a previsão de que a Lexmark libere o SDK desse sistema para que desenvolvedores possam criar suas próprias aplicações para uso pessoal, dentro da empresa ou mesmo para ser comercializado na lojinha da Lexmark, do mesmo modo que as empresas de smartphones fazem com seus produtos.

Review completo a caminho, fiquem ligados.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • @TuxBR 08/04/2010, 14:59

    Uia!!!
    Até que enfim uma impressora que me deu vontade de comprar! rs
    Mas, e sobre a qualidade de impressão, valor dos cartuchos, velocidade? Terá isso no review certo!?

    • mnagano 08/04/2010, 18:29

      sim, sim…

      Espere e veja.

      [ ]s

      M.

      • walter 08/04/2010, 19:14

        mais importante que o valor dos cartuchos é o preço por ml…

        Paguei uma quantia considerável por uma Epson com rede/wifi, mas o cartucho tem um custo/capacidade 2~3x melhor que uma impressora básica.

        • Mário Nagano 09/04/2010, 12:03

          No meu caso optei pelo modelo mais simples (TX300) já que estava pouco me ralando com a impressora e estava de olho sim no seu scanner (o meu foi pro saco) que já veio com alimentador automático de papel e na sua capacidade de digitalizar documentos direto para o formato PDF. Ah sim e de quebra ainda ganhei o recurso de fax.

    • rodrigo trovo 21/04/2010, 14:26

      velocidade de 33ppm em preto e 30 ppm color, valor dos cartuchos de 25,90….fora o show de tecnologia dessa máquina!

      Fantástica!

  • Rogermusic 10/04/2010, 07:40

    Surpreendente esta "virada" da Lexmark… esta prévia foi ótima, estou ansioso pelo review! Esta multi-funcional será minha! rsrs

    Aproveitando:
    Nagano, parabéns pelo seu blog! Não cai na mesmice que é a tendência nos sites/blogs de tecnologia…

  • Higuetari 11/04/2010, 12:44

    Eu fiquei impressionando! A Lexmark colocou além de uma tela com respostas bastante rápidas, o que é dificil encontrar por aí nesse mundão de xing-lings… Fora a interface, tudo muito fácil. E pra fechar com chave de ouro: Aplicativos para impressoras! HAHAHA, ótimo! Parece que essa é a trilha do sucesso mesmo 😛

    ps: com esse teclado querty, eu to quase trocando meu celular numa impressora dessas. Só falta saber o precinho camarada!

  • dflopes 13/04/2010, 02:05

    só falta o preço.

    E larguei as deskjets HP (mais de 12 anos) por não aceitar o preço exorbitante dos cartuvhos originais – sim, eu já perdi impressora por causa de vazamento de "alternativos"

    Comprei uma epson e pago 20 reau por um cartucho de 5mL – diante dos 80,00 da concorrente

  • Marco Antonio Assfalk de Oliveira 16/11/2010, 11:47

    Saudações, Sr. Nagano,

    Bacana vosso “preview” da Lexmark Interact S608. Estou entre esta, a TX420W e a TX300 que mencionastes nos comentários. Interessante que o prefixo TX não aparece em uma busca fora do Brasil, apenas NX e SX…

    O “full review” da Lexmark Interact S608 ainda está nos planos?

    Obrigado.

    Marco Antonio Assfalk de Oliveira