ZTOP+ZUMO 10 anos!

Preview: Notebook Alienware M11X (um compacto esportivo para gamers)

Estava eu pensando em maldades aqui na Zumo-caverna quando recebi uma caixa preta da Dell e olha o que tinha dentro?  Um M11X —, o compacto esportivo da Alienware!

Apresentado na última CES (e ganhador de um dos prêmios Best of CES 2010), o M11x é um notebook com tela de 11,6 polegadas, o que o coloca na categoria dos subnotebooks como os ThinkPads da série X ou talvez entre os novos modelos leves e finos como o SenX X420 da Samsung. De fato, o M11X veio equipado com um processador Intel Core 2 Duo SU7300 de 1,3 GHz, o mesmo usado no portátil da Samsung.

De um certo modo, ele seria mais um notebook do mercado se não fosse pelo fato de vir equipado com duas aceleradoras gráficas: uma Intel GMA 4500MHD padrão e uma GeForce GT335M com 1 GB de GDDR3. A grande sacada neste caso é que, nas tarefas do dia a dia (que não demandem muito da GPU), o sistema utiliza a aceleradora da Intel e na hora da diversão a GeForce entra em ação pra botar pra quebrar.

Essa tecnologia de “chavear” o sistema gráfico foi introduzido junto com a plataforma Centrino 2 e permite que o computador tenha duas “personalidades” — uma mais mansa e voltada para autonomia e outra mais agressiva para aplicações mais pesadas envolvendo gráficos, videos em HD e jogos. Esse por sinal deve ser o nosso foco de nosso testes.

Mais algumas imagens:

E para se ter uma idéia do tamanho do portátil, uma imagem do M11X no colo do meu ThinkPad T61p com tela de 15″:

Review a caminho. Fiquem ligados.

Quem diria, mas o comedorzinho amarelo de pílulas de energia mais querido do planeta já tem respeitáveis 30 anos.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Tchê, uma GeForce GT335M com 1MB não da pra nada! Upgradeia (verbo novo) ela no texto pra 1GB! o/ 😀

    • Tem razão. já upgradeei a nota.

      Brigadão pelo toque.

      M.

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Preview: Notebook Alienware M11X (um compacto esportivo para gamers) -- Topsy.com()

  • Tupan

    Acabei de comprar um desse…olha ele eh excelente para a finalidade q eu estava querendo:
    ser bem pequeno e msm assim conseguir jogar um jogo ou outro de vez em qdo, mas para quem não se importa com o tamanho do notebook eu sugiro comprar outros modelos que sao bem superiores pelo mesmo preço
    eu aconselho pra quem nao eh gamer hardcore
    muito bom msm

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • Marilu

    Que delícia esse "outro" notebook que está aí embaixo do Alienware, hein?! 😀 #ThinkPadRocks

  • 11,6", mas com perfil gamer. A dúvida é: qual o peso do brinquedo?

    E esse SU7300 não é fraco para um notebook desse perfil, não?

    []'s!

    • mnagano

      Como disse… esse vai ser um dos focos do seu Review.

      De um certo modo, esse M11X seria uma versão mais parruda do Asus 1201N com Íon, ou seja, um portátil equipado com processador de baixíssimo consumo (no nosso caso um Core 2 Duo ULV) e uma aceleradora com um melhor desempenho que os GMA da vida.

      É claro que a Dell poderia optar por um Core i5 ou mesmo um Core i7 nesse modelo, mas sua bateria iria pro saco em pouquíssimo tempo, o que foge um pouco do modelo de uso desse tipo de produto.

      O interessante é que caso essa combinação mostre ser viável, o M11X pode ser a comprovação daquela idéia promovida tanto pela Nvidia quanto da AMD que, nos dias de hoje, é melhor ter um PC com um processador de desempenho médio e uma boa placa de vídeo do que o contrário, em especial agora com o Windows 7 seu suporte nativo para GPGPU e nesse caso até CUDA!

      Ah sim, segundo o site da Dell:

      * Altura: 32,7 mm
      * Largura: 2,85 cm
      * Profundidade: 23,33 cm
      * Peso preliminar: a partir de 1,99 kg

  • Pingback: TecNews: Noticias Tecnofagia()

  • Filipe

    Estou aguardando ansiosamente esse review =)

  • o teclado é iluminado ?

  • walter

    Se não fosse a altura, seria o notebook compacto perfeito 🙂
    A autonomia é inacreditável. E o preço (nos EUA) era excelente.

    E a opção de over na CPU, e escolher a GPU vale a pena.
    Mais ou menos a mesma receita dos Asus UL30/50/80/Vt

    Não vai se "divertir" demais hein Nagano!

  • Aurelio

    quando eu penso em portatil, penso em um equipamento que eu possa carregar para todos os lugares com facilidade e na medida do possível evitar o uso de fios para carregador etc…
    Se for para jogar, particularmente prefiro um desktop no capricho. Quando saio de casa, é para me socializar, conversar, fazer outras coisas, quando saio para trabalhar (precisando de computador) em geral não preciso nada além de um bom netbook.

    Notebook de Gamer é pra RICO, para os pobres mortais (como eu), a receita é o bom desktop em casa com um netbook pra quebrar o galho. O meu bom 1005pe ta dando conta.

    Mas, se quiser "jogar" um notebook desse aqui em casa, só avisar quando vai passar lá no Sato ta Mario-san! Abraço! ehehe

  • Cara, esse é o meu sonho de consumo em termos de notebook.

  • HaoH

    Oioioi! To pensando em comprar um note desses esse mês, mas queria muito ler a sua review, não querendo apurinhar mas sabes se vai postar até julho?

  • Janderson

    Cara fico aqui penssando, qual seria um notebook com mesmas ou aproximadas capacidade, de qualquer um dos modelos alienware, capazes de rodar jogos, sem problema algum. Que seu preço seja menor do que um alienware, em torno de 2500,00 à 3000,00 reais com uma tela pelo menos de 13' à 14', ou mais polegadas, e que ao mesmo tempo aguente firme o tranco de viciados em games e máquinas!