ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Pré-CES: gOS ganha versão 2.0

Os PCs baratos de US$ 199 vendidos no Wal-Mart norte-americano vão ganhar um upgrade de sistema operacional com o lançamento, na semana que vem, do gOS 2.0 “Rocket”.

A nova versão do Linux customizado para Web 2.0 virá com aplicativos como Google Gears, para usar os aplicativos do Google offline; software para webcam gBooth, com integração ao Facebook e outros serviços web; disco virtual da Box.net e a possibilidade de criar desktops virtuais. O sistema também promete um melhor gerenciamento de redes Wi-Fi em notebooks.

O gBooth é o primeiro aplicativo customizado especialmente para o gOS que, com a ajuda de uma webcam especí­fica (a gCam), captura fotos, insere efeitos especiais e compartilha fotos e ví­deos com o Facebook e o YouTube, entre outros. A câmera será produzida pela Ezonics.

O gOS 2.0 “Rocket” será lançado oficialmente em 7 de janeiro como um download gratuito. O sistema requer 128 MB de RAM, processador de 400 MHz e 3 GB de espaço em disco livre.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin