ZTOP+ZUMO 10 anos!

Power RISC da IBM no topo da lista do TPC Council

Para aqueles que acham que a plataforma Unix com RISC é coisa do passado, a IBM divulgou nesta semana que essa linha de produtos vai bem obrigado e que, aliás, seu novo servidor Power 595 com chips IBM Power6 do tipo RISC ultrapassou, sozinho, a impressionante marca das 6.085.166 transações por minuto (tpmC) no benchmark do TPC-C (Transaction Processing Performance Council). Desse modo, ele fica no topo da lista dos Top-10 servidores individuais (non-clustered) do TPC Council, deixando para trás o ex-dono do pedaço, o HP Superdome com chips Itanium 2 (4.092.799 tpmC).

Com isso, a Big Blue afirma que dois servidores Power 595 de 64 núcleos seriam capazes de substituir até três HP SuperDome com 128 núcleos. Assim o usuário do sistema conseguiria uma redução de 59% de espaço fí­sico, economia de 20% em custos de energia e redução de 66% no número de processadores, o que pode significar uma economia expressiva na aquisição de software, cujo custo da licença é normalmente baseada no número de núcleos.

Vale a pena notar que desde maio desse ano, o Power 595 estava disponí­vel apenas na versão de 32 núcleos e suporte apenas para AIX (o dialeto Unix da IBM) e que somente agora a nova versão de 64 núcleos chega ao mercado, com previsão de suporte para o ambiente operacional “i” previsto para setembro e, no mês seguinte, suporte para Linux (uia!).

Senhores, preparem suas distros.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Preparar os pacotes do Slackware para compilação (onde está meu DVD?).