ZTOP+ZUMO

Hands-on: Pote para lámen no microondas Pearl Life C-226

Utensílio da Pearl Life permite preparar um pacote de lámen instantâneo no microondas em apenas 7 minutos.

Estava eu perambulando pela Loja Marukai, no bairro da Liberdade em São Paulo, quando topei por acaso com um daqueles produtinhos aparentemente banais, mas que prometem facilitar a nossa vida: O New range life ramen pot (新・レンジライフ ラーメン鍋), modelo C-226 da Pearl Life, uma empresa japonesa especializada em utensílios domésticos e acessórios para camping.

pearl_life_ramen_box

Eu sou fã de lámen, mas confesso que não curto muito a versão de copo (Cup Noodle) por achar a textura da sua massa muito fina se comparada com a tradicional versão de pacote. Assim, esse utensílio me pareceu ser uma interessante proposta de valor já que, além de estar em oferta na loja (menos de R$ 40), permite preparar uma porção individual de lámen rapidamente no microondas e, como observou minha mãe — “suja apenas uma panela!” — já que o pote pode ir direto à mesa:

pearl_life_ramen_unbox_1

Vale a pena ressaltar que este pote (ou panelinha) foi concebida para preparar o lámen no seu modo tradicional ou seja — na forma de sopa — e não como macarronada como é mais comum por aqui, apesar de que nada impede que isso possa ser feito nesse pote, como veremos abaixo.

Como era de se esperar de um acessório para microondas, o pacote é formado pelo pote propriamente dito e uma tampa transparente (ambos feitos de polipropileno). O conjunto mede aproximadamente 19 cm de diâmetro e 9,5 cm de altura:

pearl_life_ramen_pote_1

A tampa por sinal, possui duas travas laterais que a fixam no pote por meio de um giro no sentido horário…

pearl_life_ramen_pote_3

… e um furinho na parte de cima para a sair o vapor:

pearl_life_ramen_pote_2

Um acessório que já acompanha o produto é uma pequena grelha que permite cozinhar comida no vapor, como vegetais ou bolinhos recheados como gyoza ou shumai. Para isso basta colocar um pouco de água no fundo do pote, os bolinhos sobre a grelha (~6 unidades) e cozinhar no microondas por 2~2,5 min se eles forem frescos/preparados na hora ou um pouco mais (2~3 min) se estiverem congelados.

pearl_life_ramen_pote_4

Para ver se esse negócio realmente funciona, utilizamos um horário livre na Cozinha Experimental do ZTOP + Zumo (um anexo da Zumo-caverna) para preparar uma porção de lámen instantâneo e, para dar mais autenticidade ao experimento, utilizamos um pacote de Sapporo Ramen sabor shoyu (= molho de soja) produzido pela Men-Sunaoshi e que pode ser facilmente encontrado por aqui nas mercearias orientais. Eu particularmente aprecio essa marca, porque seu a textura do macarrão e o sabor da sopa é bem parecido com aquele servido em restaurantes japoneses:

pearl_life_ramen_ramen_saporo

Fora isso, seu modo de preparo é praticamente o mesmo do nosso Nissin Lámen tradicional (sabor carne, galinha etc.) de modo que acreditamos que o resultado final seja o mesmo:

pearl_life_ramen_ramen_saporo_receita

Mas voltando ao que interessa, para preparar o prato é preciso retirar a grelha do pote e, se for esta a primeira vez que você está usando o pote é bom lavá-lo primeiro né? (duh!) Feito isso, basta colocar 500 ml de água no pote…

pearl_life_ramen_fazendio_1

… seguido pelo macarrão cru:

pearl_life_ramen_fazendio_2

pearl_life_ramen_antes

Ai é só colocar a tampa, travá-la na posição…

pearl_life_ramen_fazendo_3

… e colocar o pote no microondas para cozinhar por aproximadamente 7 minutos. Observe porém que esse tempo pode variar de acordo com o modelo/potência/idade do forno.

pearl_life_ramen_fazendo_4

Passado esse tempo, basta retirar o pote do microondas e — no nosso caso — submeter o resultado para aprovação do superintendente da nossa cozinha experimental …

pearl_life_ramen_fazendo_5

… sendo que o resultado final é mais ou menos este:

pearl_life_ramen_depois

pearl_life_ramen_depois_textura

Acredito que neste ponto, o cozinheiro pode optar por retirar o excesso d’água e continuar o seu preparo à moda local, ou seja, como se fosse uma macarronada. No nosso caso, continuamos com a receita tradicional e despejamos o tempero diretamente no pote, demos mais uma mexida com o hashi

pearl_life_ramen_fazendo_6

… e o resultado final pode ser conferido abaixo. Um pouco simples e meio banal, mas próprio para consumo humano:

pearl_life_ramen_fazendo_7

Para dar uma incrementada nesta receita e adicionar um pouco mais de sustância, a maneira mais simples é adicionar um ovo à moda dos orientais. Para isso, basta colocá-lo cru sobre a sopa…

pearl_life_ramen_fazendo_8

… furar a gema com um palito (ou qualquer outro instrumento pontudo), colocar a tampa e voltar o pote para o microondas por mais 1~1,5 minuto…

pearl_life_ramen_fazendo_9

… e voilá — Lámen com Ovo!

pearl_life_ramen_fazendo_10

Vale a pena observar que também é possível adicionar outros ingredientes para enriquecer a sopa como verduras, legumes, kamaboko (massa de peixe), nori (folha de alga marinha seca) etc. mas as instruções na embalagem são meio vagas sobre esse procedimento.

pearl_life_ramen_instrucoes

O bom senso nos diz que legumes e verduras (como cenoura ou acelga) que precisam de um cozimento mais acentuado podem ser colocados no pote junto com o macarrão cru. Já itens que precisam apenas de uma boa aquecida (como o kamaboko ou tofu) poderiam ser colocadas ao lado do ovo cru antes da segunda passada no microondas. Outros itens que são consumidos “frescos” (como cebolinha picada, milho/ovo cozido, menma (conserva de broto de bambu) ou fatias de carne de porco assada) podem ser adicionados antes de ser servido.

pearl_life_ramen_divulgacao

Com relação ao sabor, a primeira coisa que me chamou a atenção é que o prato mesmo quente, não soltou aquele terrível cheiro de plástico requentado no microondas, que acaba com a experiência de consumo de qualquer prato.

Já a textura da massa ficou até que bem macia (sem derreter) apesar de que prefiro ela mais al dente, o que pode ser obtido reduzindo o tempo do cozimento.

No geral, fiquei bem satisfeito com esse produto já que ele faz o o que promete, ou seja, prepara um lámen honesto de maneira simples e rápida — e o melhor — no fim da refeição “só tem uma panela pra lavar!”

(Aah, delishus!!!)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima 28/09/2016, 09:57

    Este produto possui o selo gatinho de qualidade. kkkkk!!!!!

    • Mario Nagano 29/09/2016, 08:33

      É, Mais ou menos… Ele cheirou o pote fez uma careta e foi embora.

      Mas o que que aquele comedor de peixe crú manja de lámen, né?

      • Adriano De Lima 29/09/2016, 09:20

        Se incluir a pasta de peixe, certamente ele vai aprovar.
        Se bem que, massa e gato não combinam.
        KKKKKKKK!