Podcast Sem Filtro T02E04: A câmara clara

P

O que é uma fotografia? Uma fotografia criada com múltiplas imagens é uma fotografia? Henrique Martin, Samir Salim Jr. e Joel Nascimento discutem filosofias (e tecnologias) relacionadas a esse conceito nos smartphones.

Falamos de Asus, Apple, Huawei e Samsung neste episódio.

Nagano comenta:

Sobre a dúvida que rolou no Podcast a respeito de como funcionava o modo noturno do antigo zenfone 5 a traquinagem que os taiwaneses fizeram na época foi de reorganizar a maneira como seu sensor de imagem capturava uma cena — ou seja — quatro sensores de ponto de imagem eram agrupados para se transformar num único “super sensor” aumentando assim em 4 vezes a sua capacidade de capturar luz em ambientes mais escuros:

Zenfone_5_camera_pouca_luz

Aqui um exemplo de uma imagem capturada no modo normal…

Jpeg

… e aqui com o modo de Pouca Luz ativada:

Jpeg

A desvantagem dessa técnica é que isso também baixava o tamanho da imagem final, passando dos 8 MP do modo normal para apenas 2 MP do modo noturno o que limitava o seu uso para subir imagens no Facebook ou no Instagram.

Já a Huawei por sua vez, resolveu esse problema usando um novo tipo de sensor de imagem com um sensor amarelo (RYYB) no lugar do verde (RGB Bayer tradicional) que, segundo a empresa, permite capturar até 40% mais de luz e atingir um ISO máximo de 409.600 no P30 Pro.

Para mim, a grande revolução na fotografia no celular aconteceu no momento em que eles romperam com alguns paradigmas do passado, em especial a idéia de que tudo tinha que ser resolvido usando apenas uma câmera obrigatoriamente formada por uma lente e um sensor.

Ou seja, no momento em que os fabricantes se deram conta que poderiam resolver o problema do zoom óptico usando duas (e agora três ou quatro) câmeras ao mesmo tempo e equipadas com sensores e lentes para aplicações específicas (normal, tele e grande angular) — incluindo até a análise espacial da cena — aí tudo ficou beem mais simples e fácil.

O bizarro é que essa idéia de câmera com duas lentes + dois sensores foi inventado pela Kodak no seu modelo EasyShare V705 de 2006:

E antes disso, eles também tinham criado uma câmera de filme com duas lentes, a S900 Tele de 1988:

Já câmeras com três lentes eram mais comuns no mundo das filmadoras que adotaram esse sistema para acelerar a troca de lentes por meio de um sistema de catraca:

Wai-wai.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos