Pocket Review: Receptor de TV digital USB Leadership

P

Entre as empresas que já lançaram receptores de TV digital para PC está a Leadership. A primeira vista, o seu modelo – batizado de Receptor de TV Digital USB – não difere de outros já analisados por esse Zumo como o MobTV MT-100 da TecToy, cujo funcionamento se resume a instalar o software de TV que já acompanha o produto, plugar o adaptador numa porta USB livre e esperar o mesmo ser reconhecido pelo sistema. Feito isso basta ativar o programa.

Assim como o MobiTV, o receptor da Leadership é compatí­vel com o padrão 1-seg (lê-se “one-seg”) nacional e como ele foi feito para trabalhar com dispositivos móveis como TVs portáteis e celulares, não devemos esperar muito dele em termos de qualidade de imagem: nada de espetar esse produto no seu Media Center e ligar a saí­da de ví­deo numa TV de plasma. Funcionar até funciona, mas você poderá se decepcionar com o resultado final.

O programa utilizado pela Leadership é o Presto! PVR 7.10.01 com interface em portugês e gravador de ví­deo digital que permite executar o chamado “time shifting” (pausa com reprodução automática). A tela pode ser apresentada em cinco tamanhos: original (320 x 180), padrão (400 x 225 pontos), largo 1 (640 x 360 pontos), largo 2 (720 x 405 pontos) e tela cheia, tanto no formato normal (4:3) quanto wide (16:9). Fora isso o programa ainda oferece recursos como CC (Closed Caption), SAP e atualização automática pela web.

Nos testes realizados, o uso do software mostrou ser bastante simples e seus comandos bastante intuitivos. Mas como já vimos em outros modelos, a qualidade do sinal depende muito do local e da capacidade de recepção do adaptador, de modo que não espere muito da sua anteninha original, que mesmo estendida ao máximo (~ 14 cm) não apresentou bons resultados em locais fechados.

A grande sacada desse produto é que acompanha o produto uma segunda antena “externa” que se expande até 40 cm e que se liga ao adaptador por meio de um cabo de 150 cm de comprimento. Essa antena ainda conta com uma base magnética que permite fixá-la em cima ou na lateral de um gabinete de metal ou mesmo no teto do carro (parado e estacionado, diga-se de passagem).

Com esse acessório, a experiência de uso do adaptador melhora em muito permitindo a recepção de imagens de melhor qualidade, sem engasgos e perdas de sinal. Isso coloca o receptor da Leadership na frente da concorrência que só dispõe de uma antena fixa.

Resumo: Receptor de TV digital USB
O que é isso? – Receptor de TV digital 1-seg para portáteis.
O que é legal? – Simples e fácil de ser usado, grava programas no PC.
O que é imoral? – A qualidade de recepção depende muito do local, não espere muito da antena integrada.
O que mais? – Sua antena opcional melhora em muito a qualidade de recepção.
Avaliação: 4,0 (de 5,0).

Preço sugerido: 369 reais.
Onde encontrar: www.leadership.com.br

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos