ZTOP+ZUMO 10 anos!

Pocket Review: Sony Ericsson W705

img_1923Quando abri a caixa do Sony Ericsson W705 e vi o telefone, tive aquela estranha sensação de “eu já vi isso antes” misturada com “mmm, é algo conhecido que parece que encolheu”. Pensei direito e lembrei realmente que o design (o design, o design) do W705 parecia: o do Nokia N95 – depois que foi colocado por engano na máquina de lavar (isso não é um ponto negativo, ok?)

O W705 mede 95 x 48 x 14,3 mm e cabe exatamente sobre um N95 (que mede 99 x 53 x 21 mm). E digo que a economia de espaço não significa economia de recursos: o pequenino modelo da linha Walkman tem conectividade 3G e Wi-Fi, um som de boa qualidade e uma câmera de 3,2 megapixels, além de 4 GB no cartão de memória (o indefectível Memory Stick M2). Tá bom, né?

img_1924

A interface é a mesma de qualquer Sony Ericsson atual, com botões de atalho para música na frente. Tem um acelerômetro que vira a tela automaticamente. E não sei como a Sony Ericsson ainda fabrica aparelhos com a marca Walkman sem entradas de fones padrão 3,5 mm (é aquele clássico conector com dois encaixes para USB, energia e fones). Quer dizer, você até pode usar seus fones favoritos, mas precisa do adaptador com microfone que vem com o aparelho. Os fones que vêm com o W705 são do tipo “in-ear”, que encaixam dentro do canal auditivo (eu ainda prefiro os meus, que também são da Sony).

E em som o W705 surpreende. Não pelos controles de equalização, que me deram a impressão de não mudar muita coisa – mas pelo fato de fazerem um barulho (bom) quando o aparelho está sem os fones. Um estéreo bem resolvido, que espanta por sair de um equipamento que parece tão pequeno no bolso. O aplicativo SensMe, um tanto curioso, ajuda a escolher o estilo de música de acordo com seu estado de humor: você controla um indicador em uma matriz até achar o “tom” certo para aquele momento. Ah, sim, e qualidade de som nas ligações também é acima da média (afinal, eu vivo com celulares ao meu redor a toda hora e nem sempre falo disso, que é a coisa mais importante em um aparelho celular, certo?).

Outro ponto positivo, apesar de questionável, é a presença do Wi-Fi no W705. Sua tela de 2,4″ é bastante legível para sites, mas levanta o fato de compensar (ou não) ter conectividade sem fios em um aparelho tão pequeno e com um teclado “plano”, complicado para usar sem olhar baseado apenas no tato. Gostei também que a proteção da bateria/slots para SIM card/cartão M2 fica protegida por uma trava, fácil de abrir e de desencaixar o restante.

img_1925

O principal atrativo, entretanto, do W705, é o preço sugerido de R$ 1.099, interessante para um aparelho de músicas com Wi-Fi e 4 GB. Você deve encontrá-lo com mais descontos nas operadoras. Bom preço somado a um design pequeno e bonito compensam.

Resumo: Sony Ericsson W705
O que é isso? Celular 3G com Wi-Fi.
O que é legal? Boa qualidade de som, pequeno e bastante funcional.
O que é imoral? Está mais para um celular comum do que para um smartphone por ter Wi-Fi. Falta entrada direta para fone 3,5 mm.
O que mais? Aplicativo SenseMe ajuda a escolher músicas de acordo com “humor” do usuário. Vem com cartão de 4 GB.
Avaliação: 6,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.099
Onde encontrar: www.sonyericsson.com.br


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Lucas Jardim

    Parece que o wi-fi vai virar padrão nos celulares, como a camera virou!

    Ele e um smartfone ou um celular normal?

    • Os donos da casa

      @lucas como dá pra ver nas fotos, é um celular bem normal. nada de “smart” para ele 😉

  • Até o sistema operacional dele é o regular da Sony Ericsson.

    Nada de Symbian, WinMo, Android e outros.

    Mesmo assim, parece bom. E o Wi-Fi não parece encarecer demais o produto…

  • marcio

    sou um fã incondicional da sony e nao seria diferente com os celulares tenho uma 810i e gosto muito dele mas acho q achei um sucessor a altura mas tenho um problema nao acho est aparelho em local algum aqui no brasil vcs recomendam o site da sony ericsson mas ja procurei la e tambem nao achei vcs tem alguma indicaçao fora esta?muito obrigado

  • plinio

    O som dele é alto mesmo? algo do tipo você esta sentando em um lugar sem fones de ouvido coloca ele no colo e pode ouvir na boa sem aqueles malditos ruidos. eh isso mesmo?

  • Luciana

    Olá,

    desculpe…mas ele lembra muito o w302..inclusive a cor e estilo são iguais! porém com um toque do w760 ou o w995. Dizer que é parecido com outra marca, que alias já está com o foco em outro modelo, portanto “ultrapassado” pra muitos, num seria muito vantajoso não acha?
    acredito que a Sony é mais do que isso!

  • emerson

    em relação ao W910 qual é melhor? Os tamanhos da tela são iguais?