ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Pocket review: Samsung P2 (tocador de MP3/ví­deo)

Samsung P2: touchscreen e bluetooth

A moda dos tocadores de música/ví­deo com tela sensí­vel ao toque fugiu do mundo das maçãs e chegou aos demais fabricantes. A Samsung lançou recentemente sua variante, o YP-P2CB (ou apenas P2), um aparelho de 8 GB com tela colorida e Bluetooth integrado. E faz um bom barulho, além de ser bastante discreto na hora de carregar no bolso.

Eu tenho um player Samsung mais antigo, o K5 (aquele com alto-falantes embutidos). Ele toca músicas muito bem, mas para mostrar fotos, pede a conversão da imagem para algum formato do mundo bizarro (o K5 não reproduz ví­deos). O P2 mostra uma boa evolução nos players da fabricante, já que reproduz fotos em JPG e ví­deos (WMA apenas, infelizmente) em um display de 3″ com resolução de 480 x 272 (WQVGA) sem precisar converter.

Samsung P2 em modo widescreen para ví­deos

Os formatos que o P2 reproduz são MP3, WMA, OGG (UMS), JPEG, SVI, WMV e TXT. Por ter uma tela widescreen, o P2 vem com um pequeno suporte para deixar o player apoiado sobre uma mesa para ver  ví­deos (as fotos deste pocket review foram tiradas com o P2 sobre esse suporte plástico).

>>> Veja um ví­deo do Samsung P2 e de outros novos MP3 players da Samsung <<<

Usei o P2 no dia-a-dia, com cerca de 6 GB de músicas carregadas (não tenho muitos ví­deos em WMV e, sinceramente, nenhuma paciência para converter alguns). O aparelho cabe no bolso e passa despercebido, pois é mais fino que a maioria dos celulares (mede 100 x 52 x 9,9 mm) e pesa apenas 85 gramas.

Apesar de ter Bluetooth integrado, o aparelho vem com fones de ouvido padrão. Acabei usando meus fones do K5 mesmo. Não testei o áudio via Bluetooth (seria interessante se o aparelho viesse com fones de ouvido sem fio, mas creio que tornaria o produto bem mais caro). O P2 também tem rádio FM integrado. Por conta do touchscreen, o P2 tem poucos botões: liga/desliga e hold no lado esquerdo e volume do lado direito; na parte de cima, local para encaixar o suporte de mesa e abaixo o conector USB e saí­da 3,5 mm para o fone de ouvido.

O P2 é visto pelo Windows Vista como um disco externo. No Windows, basta arrastar e soltar arquivos diretamente ou sincronizar músicas e playlists via Windows Media Player (o software reconhece o P2 de forma automática). Se quiser, o usuário pode instalar o Samsung Media Studio, que vem em um CD, para sincronizar arquivos – o que eu acho desnecessário. O player da Samsung vem com um cabo de dados USB com conexão proprietária (nada de mini USB).

Samsung P2: tela principal para navegar entre as fotos

Gostei bastante da qualidade de áudio do Samsung P2. O aparelho lida bem com graves e tem diversos modos de equalização (DNSe) que podem ser trocados com um toque. Ele monta listas de músicas por artistas, álbuns, músicas, estilos, listas de reprodução (que podem ser montadas direto no aparelho) e um modo “explorar músicas”, que mostra a estrutura de pastas de MP3 dentro do player.

A tela sensí­vel ao toque ajuda a navegar fácil pela estrutura dos menus (que podem trocar de skins, de acordo com o gosto do usuário).

Faz falta um controle remoto para comandar a troca de músicas quando o aparelho está no bolso (como existe em alguns celulares, como o Nokia N95 ou o N73 Music Edition). E não espere uma resposta muito rápida e multitoque como existe em alguns players da Apple. Um toque de cada vez, e isso não é um problema.

A bateria, diz a Samsung, dura cerca de 35 horas para áudio e 5 para ví­deo, sem especificar o volume. Como usei o aparelho por volta de 20 horas alternadas em volumes distintos (e pelo menos uma com o P2 ligado a um aparelho de som), enquanto escrevo este texto a bateria – dá para ver pelas fotos – está quase sem energia (a do K5 dura cerca de 20 horas também).

É tempo mais que suficiente para aguentar uma longa viagem de avião ou pequenos trechos urbanos (no carro ou no ônibus) preso no trânsito. Com o preço sugerido de R$ 999, o Samsung P2 é uma boa alternativa no mundo dos MP3 players.

Samsung P2: ativação do Bluetooth

Resumo: Samsung YP-P2CB

O que é isso? – Tocador de música, fotos e ví­deos com 8 GB para armazenamento.
O que é legal?
– Simples e fácil de ser usado, tela sensí­vel ao toque, boa duração da bateria.
O que é imoral?
– Só reproduz ví­deos em formato WMV. Não vem com fones Bluetooth.
O que mais? – Permite atualizar o firmware com download no site da fabricante. Excelente qualidade de som.
Avaliação: 4,0 (de 5,0).
Preço sugerido: 999 reais.
Onde encontrar: www.samsung.com.br

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Gustavo

    Cara e ae tudo bem?

    Li o que voce escreveu sobre esse samsung e queria fazer uma pergunta , aonde eu acho para comprar ele ?

    voce tem ideia , to procurando a mo tempo ele aqui no Brasil mas não axho :/ !

    se puder me responder agardeceria Abraços e Obrigado

  • Lariani

    Oi, vi pelo seu comentário que vc entende bem do P2…
    Eu tenho um, mas estou com algumas dificuldades, pois ele não reconhece os arquivos que eu coloco lá, só os de música mesmo. Ele não reconhece nem jpg… Não entendo o que há de errado.
    Se puder me ajudar, agradeço.

  • @lariani
    use o software que veio no CD de instalação. esses players da samsung nem sempre reconhecem o formato, é preciso converter pra algo que eles entendem.

  • Lariani

    O software pode tbm converter o arquivo?
    Vou fuçar mais por lá então.
    Obrigada pela dica…