Pocket review: Nimbuzz para Nokia 5800

P

Gerenciador de comunidadesVou confessar que, da primeira vez que vi o Nimbuzz, achei que era só mais um agregador de redes/comunidades pra usar no celular, como o Fring já fazia. Instalei no meu velho e bom N95 e meio que deixei de lado, não tinha muito uso para nenhum dos dois aplicativos.

Até o dia que comprei o Nokia 5800 e precisei usar o aparelho como um telefone VoIP durante uma viagem. Tinha o Fring instalado no 5800, mas sua interface é incrivelmente confusa, apesar de funcionar muito bem. Eis que agora saiu o Nimbuzz para 5800 (Symbian S60 5a edição) – e é um aplicativo que você precisa ter instalado.

Basicamente, o que o Nimbuzz e o Fring fazem é reunir todos seus contatos online e do celular e transformar isso numa grande “central” que inclui a sua agenda, MSN, Skype, Twitter, Facebook e quem mais vier/puder (são 14 redes ao todo). Você faz chats no MSN ou Google Talk, ligações via SkypeOut, vê as mensagens do Twitter numa interface única.

E é aí que está o grande problema: mesmo com uma tela grande como a do 5800, é muito fácil se perder entre os contatos, e o Nimbuzz, já com interface toda em português, se destaca: imagine que você tem 100 contatos no MSN, 10 no Google Talk e mais uns 20 no Skype.

Se pelo menos metade disso ficar online, a lista fica enorme. E tem gente repetida nas várias listas, provavelmente, como saber qual é qual com o mesmo nome? O Nimbuzz cria ícones para cada rede usada (o software divide as contas entre “comunidades” para redes sociais/messengers e “SIP” para telefonia via internet, com uso maior do Skype e um monte de outros serviços) e fica fácil saber se fulano está online no MSN ou no Gtalk. E dá para esconder os contatos offline.

Contatos com ícones do serviço em usoO aplicativo é tão completo que até permite que você tire uma foto com a câmera frontal do celular e use como ícone (tem outras funções de mensagem e e-mail também). Como no Fring, os chats ficam organizados em abas separadas (mmm, não gosto muito dos sons, mas dá para desabilitar). O programa ainda mostra seus créditos do Skype (preciso recarregar os meus, por sinal) e, o mais bacana, foi todo feito para ser usado com o dedo na tela (nada de tirar a canetinha do canto dela) e tem até alguns modelos de mensagens para enviar na correria – vai que você é que nem meus amigos doidos que ficam conectados o tempo todo, até mesmo no trânsito.

Gostei ainda que o Nimbuzz para 5800 tira proveito da facilidade de conexão do telefone e é “esperto” o suficiente para identificar a principal rede em uso (celular ou Wi-Fi) e se conectar a ela sem questionar demais (esse é um problema do Fring, que mesmo em roaming vive querendo conectar no “Tim Connect Fast” e ignorando a rede sem fios por uns três cliques). Além disso, tem um botão de “esqueceu sua senha” na tela principal (uma mega-falha do Fring, por sinal).

Em resumo, se você tem um 5800 – e provavelmente um plano ilimitado de dados -, quer “falar” no MSN, GTalk e Skype (e mais um monte de outros serviços, tem até ICQ), o Nimbuzz é o programa indispensável para o momento.

Resumo: Nimbuzz 2.0 para Symbian S60 5a. edição (Nokia 5800/N97)
O que é isso? Agregador de serviços online no celular.
O que é legal? Fácil de usar, interface amigável e em português.
O que é imoral? Tem muitas redes/serviços poucos conhecidos no Brasil – e faz você se questionar se tem uma conta no Giovani ou no Gadu-Gadu.
O que mais? acesso inteligente a redes 3G ou Wi-Fi, funciona só com o dedo e em modo paisagem da tela.
Avaliação: 7,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: gratuito.
Onde encontrar: www.nimbuzz.com

Mais telas do Nimbuzz no 5800:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos