ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Pocket review: MobTV MT-100

mobitv_intro.JPG

Junto com o Megadrive Portátil (analisado aqui no iní­cio dessa semana), a Tec Toy também enviou para testes o MobTV MT-100, um receptor de TV com porta USB 2.0 que permite ver TV digital no PC no padrão 1-seg. Ele poderia ser facilmente confundido com um memory key se não fosse pela sua pequena antena telescópica de três segmentos que se estende até 12 cm de comprimento. Segundo o fabricante, os requisitos mí­nimos do sistema são um processador Pentium 4 de 1,0 GHz, 256 MB de RAM, porta USB 1.1 ou 2.0, 30 GB de espaço de disco e sistema operacional Windows XP com DirectX 8.1 instalado.

Para quem que ainda não foi apresentado, o padrão 1-seg (lê-se “one-seg”) é um sistema de transmissão de TV para sistemas móveis baseado no padrão japonês, que divide cada canal digital em 13 segmentos, sendo que 12 deles são usados pelo HDTV e o último dedicado para receptores móveis, dai o termo 1-seg(mento). O que é bom deixar claro é que, por causa disso, não se deve esperar muito em termos de qualidade de imagem e resolução, já que ele foi feito para funcionar em telas pequenas.

Se comparado com outras soluções de TV (analógica) para portáteis que já vimos no passado, o MobTV é bastante simples de instalar e usar. Basta inserir o CD de instalação que acompanha o produto no computador, instalar o programa MobTV Player e inserir o dispositivo numa porta USB livre. O reconhecimento é automático e o sistema está pronto para uso, apesar de a empresa aconselhar que o usuário baixe a última versão do software (no momento v1.39), o que pode ser feito pelo próprio programa.

mobtv_tela_padrao.jpgSua tela padrão (ao lado) apresenta uma interface bastante completa – já em português – com praticamente todos os comandos disponí­veis com apenas um clique de mouse e, dependendo da preferência do usuário, a interface pode assumir formatos maiores e menores, com opções de tamanho de tela normal (x1), dobrado (x2) e tela cheia. O sistema oferece um sistema de varredura automática de canais, e as estações encontradas são listadas numa janela anexa.

Fora isso, o produto ainda oferece o recurso de gravar programas de TV, seja imediatamente ou por meio de uma programação especí­fica (data hora de iní­cio/fim e regularidade) – como nos videocassetes. Por causa disso, também é possí­vel fazer pausas ao vivo e o chamado time shift – os ví­deos ficam armazenados uma pasta especí­fica no diretório Meus Documentos.

Assim como nos celulares, a experiência de uso depende muito da qualidade de recepção do sinal de TV, de modo que o usuário pode encontrar problemas para ver programas em locais muito fechados (como o interior de um prédio, túnel ou estação de metrô) e, como era de se esperar, ou a imagem aparece boa ou nada aparece. A intensidade de sinal pode ser checada por meio de um pequeno indicador digital, como nos telefones móveis.

No geral, a experiência de uso do MobTV é muito parecida com ver ví­deos no You Tube (sem o tempo de espera para baixar o arquivo). Com isso, quero dizer que a qualidade de imagem pode variar de acordo com as condições de recepção – já que sua antena mesmo estendida não faz milagres – e quanto maior o tamanho da tela, maior a possibilidade de pixelização das imagens, principalmente nas cenas de ação.

Assim, o MobTV deve ser visto como uma solução de TV móvel – que pode ser uma ótima companhia para ver seu programa preferido quando fora de casa ou no escritório – mas não deve ser considerado um substituto para os conversores de TV para uso doméstico, ou seja, nada de espetar o MobTV no seu PC e ligar a saí­da de ví­deo numa TV de plasma.

A idéia desse produto é permitir que o usuário assista TV digital no seu computador. HDTV já é outra história…

Resumo: MobTV MT-100
O que é isso? – Receptor de TV digital 1-seg para portáteis.
O que é legal? – Simples e fácil de ser usado, grava programas no PC.
O que é imoral? – A qualidade de recepção depende muito do local, não espere muito da antena integrada.
O que mais? – Não confunda esse produto 1-seg com os conversores de mesa para TV. Ele não gera imagem em alta definição.
Avaliação: 3,0 (de 5,0).

Preço sugerido: R$ 369.
Onde encontrar: www.tectoy.com.br

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: TV digital no notebook: teste no Zumo « // Versão Zero()

  • Eduardo

    Será que existe algum receptor desses que funcioneno Mac OS?

  • Pingback:   Gadget do dia: Receptor de TV digital USB by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Oi Eduardo,
    Pelo menos a versão da Tec Toy só funciona no Windows XP/Vista de 32 bits. :^(

  • Pingback: TV digital USB: preço em queda « // Versão Zero()

  • Leandro

    Anteção, adquiri este equipamento recentemente e descobri que ele nao funciona na regiao de minas gerais onde o sinal digital ja opera desde fevereiro, entrei em contato com a tec toy em busca de uma atualizaçao e a mesma parece apresentar descaso pois no site diz que acompanharia o crongrama da tv digital, deixo aqui minha indignaçao e alerta aos conterraneos ao fazerem a esclha de um conversor. Todo cuidado e pouco para nao ficar a ver navios(analogicos).

  • Júlia

    Comprei uma coisinha dessa que simplesmente não pega aqui na minha casa. Testei no meu trabalho e funcionou. Mas em casa não “pega”. E o pior é que moro não muito longe da emissora que dtransmite digital … estou frustrada!!! |Nãao sei o que fazer!

  • ROBSON

    MEU CD DE INTALAÇAO VAZIO SEM PROGRAMA ALGUM , ALGUÉM PODERIA POR FAVOR COLOCAR A DISPOSIÇAO , PARA PODER USAR O APARELHO. POIS NAO HA NADA MAIS FRUSTANTE COMPRAR ANSIOSO PARA USAR E NAO CONSEGUIR. OBRIGADO POR QUEM ME FIZER ESSE FAVOR

  • O Consumidor

    Sou de Governador Valadares, MG e recentemente adquirí um receptor da tectoy e não pega na minha cidade. Ainda bem que efetuei a compra pela internet logo disponho de 7 dias para usar o meu direito de arrependimento, de acordo com o CDC. Aproveito e comunico a todos se caírem nessa furada usem e comprarem este aparelho via internet, usem do direito de arrependimento que a lei dá e devolva o aparelho.

  • MAUMAU

    ESTE APARELHO E UMA PORCARIA NÃO FUCIONA NEN EM SP

  • Chris Teles

    sei que fzem anos que foi feito esse review.. mas gostaria de saber se voces sabem onde posso achar o driver e o programa deste equipamento??? podem me contatar por email
    b4mb4mbsb@gmail.com