ZTOP+ZUMO 10 anos!

Pocket Review: Logitech Cordless Desktop S510

Logitech Cordless Desktop S510

O Logitech Cordless Desktop S510 é um”combo” de teclado e mouse sem fios para seu computador. Ambos se comunicam com o micro via rádio, por meio de um receptor próprio plugado na porta USB. O mouse, com três botões e scroll, é alimentado por duas pilhas AA e tem um certo peso, mas é bastante confortável. O teclado usa duas pilhas AAA e tem nas laterais duas fileiras de teclas de especiais, uma para lidar com imagens (í  esquerda) e a outra para controlar música (í  direita). Além disso, quatro das teclas de função (F9 a F12) são reprogramáveis.

Teclado e mouse têm um visual em preto e cinza-chumbo, com alguns destaques em laranja no teclado, tudo muito bonito. Ambos tem indicadores que, segundo a Logitech, avisam da necessidade de troca das pilhas dez dias antes delas realmente pifarem, evitando surpresas desagradáveis justamente enquanto você trabalha naquele documento importante tarde da noite. O alcance do telado e mouse é de cerca de três metros, ou seja, se o micro fica na sala, dá pra controlar o Media Player deitado no sofá sem problemas.

Apesar de não ter drivers para Mac (nem na embalagem nem no site da Logitech), o S510 funcionou muito bem com meu Mac mini, bastou plugar o receptor a uma porta USB. Infelizmente, sem os drivers não dá para usar as teclas de função programáveis, nem a maioria das teclas especiais nas laterais (embora as teclas mudo e de controle de volume funcionem).

Minhas únicas reclamações são justamente a falta do driver, para que eu possa aproveitar todos os recursos, e de LEDs de Caps Lock/Num Lock no teclado: algum engenheiro achou mais interessante colocá-los no receptor. Decisão não muito sábia, já que minha primeira reação foi escondê-lo atrás do monitor para economizar o pouco espaço na minha mesa.

O Logitech Cordless Desktop S510 tem preço recomendado de R$ 312 nas boas lojas do ramo. É indicado para quem quer se livrar dos fios, com estilo.