Pocket review: LG Optimus L3

P

O LG Optimus L3 está na base da pirâmide dos Androids. É um dos aparelhos mais básicos, voltado a quem procura seu primeiro smartphone – de preferência, com dois chips para usar com operadoras distintas (em uma versão ainda a ser lançada pela fabricante coreana). Testamos a versão com um SIM card apenas.

Se você está acostumado com aparelhos Android maiores, o Optimus L3 pode causar estranhamento pela tela pequena e de baixa resolução – mas esse é o único e principal problema do smartphone, que tem outros truques na manga.

Já fiz um passeio pelo hardware do Optimus L3 no nosso hands-on. Seu processador de 800 MHz, com uma GPU Qualcomm Adreno 200, é suficiente para aguentar o tranco de apps mais pesados (Angry Birds, estou falando de você). Não é o aparelho mais rápido do mercado, mas pelo seu valor/configurações, está no limite do necessário.

Nas configurações de hardware, e o grande gargalo é o armazenamento interno: com apenas 2 GB de espaço para aplicativos, fotos, vídeos e música, é obrigatório usar o aparelho com um cartão de memória (padrão microSD) adicional. Depois de copiar três vídeos curtos, um álbum em MP3 e instalar 7 aplicativos, o aparelho já estava lotado.

A tela, no fim das contas, é o grande problema. Falta resolução (apenas 3,2 polegadas com 320 x 240 pontos), é ruim de ver de perto. Com fundo branco, até não é tão perceptível…

Mas colorido ou preto… dá para contar os pontos a olho nu, praticamente.

Outros itens que merecem destaque:

– Câmera: com 3,2 megapixels de resolução e sem flash LED, é básica ao máximo. Não vai fazer milagres, mas captura o momento. Exemplos de fotos no nosso Facebook.

– Multimídia: o Optimus L3 roda vídeos muito bem, obrigado. O aparelho tem suporte nativo ao padrão DivX e, nos meus testes, rodou AVI e MP4 sem problemas:

Sob testes:

Como disse antes, o LG Optimus L3 não é o mais rápido do mercado – mas é mais veloz que aparelhos com configurações similares, como o ZTE Skate.

  • Vellamo Browser (navegador): 676 pontos
  • Quadrant Standard Edition (desempenho geral): 1302 pontos
  • Antutu Benchmark (desempenho geral): 2252
  • Nenamark 1 (vídeo): 37,6 quadros por segundo
  • Nenamark 2 (vídeo): 13,3 quadros por segundo
Bateria: em um dia de uso intenso (vídeos, 3G, GPS, e-mail, ligações, Twitter, Foursquare, Facebook, Internet, SMS), a bateria levou 6 horas para atingir o nível de 52%. Bastante razoável, certo?
Conclusões
O LG Optimus L3 é para quem procura seu primeiro Android e quer gastar pouco no aparelho. Seu desempenho fica um pouco acima da média de concorrentes similares, mas abaixo dos topo de linha disponíveis hoje no mercado (como, por exemplo, Galaxy S II ou o LG Optimus 2X). Quando for lançada a versão com dois SIM cards, a LG tem a chance de conquistar esse mercado emergente. Aguardo pelos próximos modelos da família – L5 e L7, com configurações melhores, tela maior e já rodando Android 4.0.
Resumo: LG Optimus L3 (E400F)
O que é isso? smartphone básico com sistema operacional Android 2.3.
O que é legal? interface rápida, bom desempenho.
O que é imoral? Tamanho e resolução da tela
O que mais? Bom suporte a padrões de vídeo, bateria dura bastante
Avaliação: 5,5 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 429 (operadoras podem ter ofertas com planos de dados e voz melhores)
Onde encontrar: LG

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos