ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Pocket-review: APC Universal Plug Adapter

apc-plugue-universal.jpgMais conhecida pela sua linha de sistemas de energia, a APC anunciou recentemente mais produtos para sua linha de acessórios para portáteis. Entre eles, um adaptador universal para plugue de tomada.

Pode parecer estranho que uma multinacional do porte da APC – que produz filtros de linha, no-breaks e até monstruosas soluções de infra-estrutura para data centers -, tenha interesse em vender acessórios para portáteis, sendo que alguns nem usam energia, como esse adaptador.

Certa vez, tive a oportunidade de perguntar isso para Helton Capella, diretor de marketing da APC para América Latina, e sua resposta não tinha nada de estranho. Aliás, tinha até muita lógica.

Ele explicou que com o aumento de vendas de notebooks no mundo e até no Brasil, existe a tendência natural de o mercado de desktops – que hoje consome no-breaks e estabilizadores da APC – diminuir.

Como usuários de notebooks não precisam de no-breaks, a APC procura atender esse mercado com itens que também contam com o padrão de qualidade, confiança e a chancela da empresa. Sob esse ponto de vista, eles continuam a vender tranqí¼ilidade e segurança, só que de uma outra forma. ;^)

O APC Universal Plug Adapter (R$ 71) que, ao contrário de outros modelos que mais parecem um estojo de ferramentas ou um kit de Lego, lembra muito um brinquedo Transformer (aqueles robozinhos que viravam carrinho, avião etc.).

Segundo a empresa, esse acessório pode assumir várias configurações, sendo capaz de entrar em qualquer tomada elétrica existente no mundo, com exceção do BS546 de 16 Amp adotada na índia.

Para orientar o usuário, o produto vem acompanhado de um pequeno encarte que mostra todas as opções de uso desse acessório.

Medindo aproximadamente 5,0 x 10,7 x 2,5 cm (LxAxP) o adaptador é formado por duas peças que podem ser usadas tanto individualmente quanto acopladas uma sobre a outra, assumindo configurações com maior distância entre os pinos.

Ambas as peças possuem uma entrada fêmea, também compatí­vel com vários formatos, incluindo o padrão nacional de pino cilí­ndrico. Fora as partes de contato elétrico, o corpo principal do adaptador é de plástico injetado com ótimo acabamento e de aparência sólida. Nela podemos ver a indicação de que o mesmo foi feito para resistir í  cargas de até 250 Volts / 6 Ampéres.

O módulo principal (com o logo da APC), possui dois botões laterais que, quando pressionados, regulam a distância entre os pinos elétricos de formato cilí­ndrico. Ele ainda dispõe de um pino de terra que se abre como uma lâmina de canivete e assume três posições diferentes. Desse modo o adaptador é capaz de se encaixar em pelo menos sete tipos diferentes de tomadas.

O módulo secundário, possui pinos chatos que podem ser alinhados em paralelo ou em ângulo (basta torcer cada pino). Eles podem ser combinados com outros dois pinos terra dobráveis, tanto no formato chato quanto cilí­ndrico.

Fora isso, ele ainda conta com dois pinos extras que são usados em combinação com o módulo principal.

No geral, o produto da APC ficou dentro das minhas expectativas, ou seja, um produto criativo e bem acabado, que não faz volume na mala do viajante, seu principal público-alvo.

Entretanto, uma das coisas que mais me chamou a atenção é que todos os pinos de aterramento são feitos de plástico, de modo que a função desse item de segurança nesse produto, aparentemente, é de apenas posicionar corretamente os pinos da tomada, ou reforçar a conexão fí­sica com a parede.

Se seu eletrônico recomenda ou até mesmo exige tal proteção, o usuário deve considerar outra solução. Para a maioria de nós que acha que fio terra é coisa de chuveiro elétrico, isso não faz muita diferença.

Resumo:

APC Universal Plug Adapter

O que é isso? – Adaptador de tomada elétrica. Funciona com diversos tipos de plugues e tomadas espalhados pelo mundo.
O que é legal? – Desenho criativo e compacto, bom acabamento.

O que é chato? – Não oferece conexão com fio-terra. Não funciona em todos os paí­ses – como a índia.

O que mais? – Acompanha o produto um cartão de referência que ensina como configurar o adaptador para as diversas tomadas compatí­veis.

Avaliação: 3,5

Preço sugerido: R$ 71

Onde encontrar:
www.apcc.com.br

Ainda em tempo:

Para aqueles que acham que esse negócio de adaptador de tomada é frescura de gente pessimista, veja o post do Guilherme Felitti na sua primeira jornada jornalí­stica pela Espanha. By the way, acho q conheço aquele adaptador vermelho. :^)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.