ZTOP+ZUMO 10 anos!

Pocket Review: Adaptador Bluetooth Belkin/Kodak

Algumas semanas atrás, participei de um evento da Kodak sobre fotografia digital e ouvimos de seus executivos que, ao contrário da concorrência, sua empresa se mantém fiel ao core business da empresa (captura e processamento de imagem) marcando presença em qualquer lugar onde houver uma foto sendo clicada.

Um exemplo interessante dessa estratégia é o Belkin Bluetooth USB adapter with Kodak Upload Technology, uma solução de hardware e software que procura oferecer um meio simples e prático para transferir as fotos contidas num telefone celular com câmera e Bluetooth (veja uma relação de modelos compatí­veis aqui) diretamente para um site de compartilhamento de imagens ou redes sociais como FaceBook ou MySpace.

O adaptador em si é compatível com o padrão Bluetooth v2.0 + EDR (Enhanced Data Rate – até 3 mbps) e já vem com uma interface USB 2.0 para falar com o PC, garantindo assim melhor taxa de transferência de arquivos entre o celular e o computador, compatível apenas com o Windows XP e Vista. Note que esse adaptador tambêm funciona com qualquer outra aplicação tí­pica como transmissão de som e voz, transferência de arquivos etc.

Entre os programas que são instalados no PC a partir do CD está o utilitário Kodak Picture Upload Technology, que identifica o telefone do usuário e fica monitorando-o constantemente à  procura de novas imagens. Caso afirmativo, o processo de upload para a o PC pode ser feito automaticamente.

Para testar esse serviço, preparei umas fotos com um celular Nokia N73 e configurei o mesmo para ser reconhecido pelo utilitário da Kodak. Feito isso, o programa identificou a presença de novas imagens e o processo de upload para o PC teve iní­cio, mas apenas dos novos arquivos.

Feito isso é possí­vel visualizar as imagens localmente ou subi-las para a Internet. A grande sacada do produto é que o uso desse programa dá acesso direto ao portal Kodak Gallery, onde o usuário pode compartilhar as imagens com seus parentes e amigos pela rede.

Além de um espaço gratuito na web, a Kodak ainda oferece uma série de ferramentas de edição, acabamento de imagens e a impressão das mesmas — obviamente pagas — podem ser encomendads diretamente no site, que ainda oferece outros produtos e serviços, como a venda de molduras, books e até canecas ou mousepads com sua foto impressa.

Fora isso o serviço de edição de imagens é totalmente online, de modo que o usuário pode aplicar algumas ferramentas, filtros e elementos gráficos simples e gravar o resultado final no seu álbum de imagens.

Assim, posso dizer que o serviço funciona bem mas não tive condições de avaliar as imagens impressas no serviço da Kodak, já que o problema não estaria exatamente no serviço em si e sim na qualidade das imagens capturadas pelo celular que, em alguns casos, não é das melhores. De qualquer modo, o adaptador USB funcionou de maneira impecável, de modo que ele poderá ser útil em outras aplicações, além de enviar imagens para a web.

Resumo: Bluetooth USB adapter with Kodak Upload Technology
O que é isso? — Adaptador Bluetooth com porta USB com serviço de upload de fotos para web.
O que é legal? — Simples de instalar e usar, a interface Bluetooth tambêm serve para outras aplicações.
O que é imoral? — Site não está disponíível em português.
O que mais? — Antes de adquirir, verifique se seu celular é compatível com o produto.
Avaliação: 3,5 (de 5).
Preço sugerido: R$ 199.
Onde encontrar: www.fastshop.com.br, www.fnac.com.br, www.submarino.com.br, www.varejoinfo.com.br

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Roberto Lautharo

    POr favor, eu comprei um pen drive igual a este da foto a cima da belkin, mas nao veio com cd so o pen drive, coloquei no meu PC com windows XP, mas ele nao reconhece, nao consigo utilizar o pen drive, alguem poderia me ajudar ja procurei em alguns sites mas nao acho a resposta.

    obs: qdo conecto o pen drive da belkin ele busca e manda um aviso que esta sendo instalado o novo hardwere mas ao final ele diz que nao foi possivel…

    somente este pendrive da belkin q me deu este problema.

  • Oi Roberto,

    Esse adaptador é comercializado num blister muito bem lacrado e não deveria ser vendido sem o CD de instalação. Meu conselho é voltar para loja e pedir esse item faltante ou pedir o dinheiro de volta.