ZTOP+ZUMO 10 anos!

Playboy libera arquivos online de 1954 a 2007

playboy_archive

Um anúncio um tanto improvável foi feito durante o evento MIX09, da Microsoft (o mesmo onde foram lançados o Internet Explorer 8 e o Silverlight 3 Beta): um site com arquivos da Playboy norte-americana, de graça.

O lugar do anúncio não poderia ser mais adequado: Las Vegas (e este post poderia ter o título caça-mecanismo de busca mais infame do mundo, mas deixa pra lá).

O Playboy Archive usa a plataforma Silverlight, da Microsoft, para navegação no arquivo de revistas de 1954 até 2007, tudo gratuito. Deve dar pra acompanhar bem a evolução do silicone a partir de meados dos anos 80.

O comunicado oficial de lançamento diz: “leitores e fãs podem ir online e navegar, buscar e ler as edições antigas da revista… cada edição no arquivo da web aparece do mesmo modo – incluindo anúncios – que a versão original da Playboy“. Pelo visto, dá até para fazer “deep zoom” nas páginas.

Todo o trabalho (duro) de escanear as revistas originais foi feito por uma empresa chamada Bondi Digital Publishing (que já digitalizou a The New Yorker também).

Tentei entrar no Playboy Archive, para efeitos de pesquisa (hmmm). No Mac,  o site pediu para eu instalar o plug-in do Silverlight 1.0 (preferi não fazer isso). No PC, após um alerta de que as páginas seguintes poderiam “conter nudez”, não deu pra navegar, mesmo com o Silverlight atualizado – aparentemente travou no Firefox. Não baixei o IE8 ainda, quem sabe amanhã de manhã.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • A Microsoft esperta como é não tinha meio melhor para divulgar seu produto. Imagina quanto neguinho vai baixar esse silverlight pra poder arrumar pretexto pra demorar mais no banho!! 😀

    Se a Microsoft fosse genial no criação de software como ela é no marketing…..

  • angelico

    A revista VEJA também disponibilizou TODAS as suas revistas publicadas nos últimos 40 anos:

    http://veja.abril.com.br/acervodigital/

    • @angelico entre a veja e a playboy, a segunda opção informa mais 😛

  • RJP

    Veja sux. Playboy r0x!

  • Alberto

    Cara, não estou conseguindo enviar o comentário inteiro. Mas enfim, era uma brincadeira de mau gosto apenas hehe

    Sou leitor assíduo do blog de vocês e não resisti em fazer essa piada. Desculpas pelo comentário anterior cortado, sei que não tenho intimidade, e nem tive tempo de explicar.
    Abraços

  • edison konig

    Poxa fiu visitá o site perguntas cretinas onde tinham todas as playboy gratuítas,agora não dá mais p clicar no nome de cada uma delas,,alguem sabe por que??

  • Pingback: Tecnologia a nosso favor - Visionando - o Blog de Alex Hunter()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Zumo: Top 10 posts de 2009()