Playboy libera arquivos online de 1954 a 2007

P

playboy_archive

Um anúncio um tanto improvável foi feito durante o evento MIX09, da Microsoft (o mesmo onde foram lançados o Internet Explorer 8 e o Silverlight 3 Beta): um site com arquivos da Playboy norte-americana, de graça.

O lugar do anúncio não poderia ser mais adequado: Las Vegas (e este post poderia ter o título caça-mecanismo de busca mais infame do mundo, mas deixa pra lá).

O Playboy Archive usa a plataforma Silverlight, da Microsoft, para navegação no arquivo de revistas de 1954 até 2007, tudo gratuito. Deve dar pra acompanhar bem a evolução do silicone a partir de meados dos anos 80.

O comunicado oficial de lançamento diz: “leitores e fãs podem ir online e navegar, buscar e ler as edições antigas da revista… cada edição no arquivo da web aparece do mesmo modo – incluindo anúncios – que a versão original da Playboy“. Pelo visto, dá até para fazer “deep zoom” nas páginas.

Todo o trabalho (duro) de escanear as revistas originais foi feito por uma empresa chamada Bondi Digital Publishing (que já digitalizou a The New Yorker também).

Tentei entrar no Playboy Archive, para efeitos de pesquisa (hmmm). No Mac,  o site pediu para eu instalar o plug-in do Silverlight 1.0 (preferi não fazer isso). No PC, após um alerta de que as páginas seguintes poderiam “conter nudez”, não deu pra navegar, mesmo com o Silverlight atualizado – aparentemente travou no Firefox. Não baixei o IE8 ainda, quem sabe amanhã de manhã.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos