PixelOptics emPower: o fim da lente de grau nos óculos?

P

Num dos inúmeros eventos paralelos de imprensa da CES 2012, trombei com o pessoal da PixelOptics e seus óculos emPower! A ideia é genial: substitua a lente de grau por um vidro com cobertura de LCD e um circuito eletrônico e tenha como resultado um par de óculos que ajusta o foco sozinho.

Na prática, é uma nova geração de óculos bifocais (ou de leitura) para uma audiência pós-40 anos.

Ao olhar para cima (no modo de visão geral, digamos), ele foca no ambiente e desliga o LCD. Ao olhar para baixo (onde estaria um livro, jornal, revista, computador, em uma “zona de leitura eletrônica”), o grau se ajusta sozinho e liga o LCD. Se quiser desligar o foco automático, basta desligar na lateral da haste.

As hastes dos óculos têm espaço para o chip, acelerômetro e baterias recarregáveis em miniatura. A base serve para recarregar a bateria.

Dizem os fabricantes que a tecnologia está disponível para mais de 36 tipos de armação. A carga da bateria dura de dois a três dias.

emPower pode ser comprado nos EUA apenas com receita médica – e o preço sugerido não foi divulgado.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos