ZTOP+ZUMO 10 anos!

Phishing no Blogspot ou bug no Kaspersky?

Não acredito que o FakeSteve tenha ví­rus…

Algo de estranho acontece com os usuários do pacote de segurança Kaspersky (meu caso, particularmente). Desde ontem í  noite, ao tentar entrar em blogs hospedados no Blogspot, serviço gratuito do Google, a proteção residente do Kaspersky gritou (literalmente – o alerta é o som de um porco gritando, o que dá um bom susto e torna impossí­vel ignorar o alerta). O blog estaria com algum código malicioso instalado.

Agora de manhã, a mesma coisa. A cada Blogspot, um novo grito. Parece ser mesmo um bug no software da Kaspersky – o problema foi notado também em um fórum em Portugal e nos grupos de discussão do Blogger. Até agora, não encontrei mais informações no site da Kaspersky – a própria Virus List, mantida pela empresa, não mostra nenhuma definição.

O mais estranho é o fato de o Kaspersky bloquear o acesso ao Blogspot quando eu digito o endereço diretamente na barra do Firefox. Mas se eu entro pelo leitor de RSS embutido no browser, consigo acessar a página.

O SiteAdvisor, da McAfee, diz que os blogs não têm nada. Mistérios do mundo online. O negócio agora é esperar a Kaspersky se manifestar.


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pedro

    Oi, tb estou com o mesmo problema, como todos que tem o kaspersky instalado. Esse tema ja foi discutido no forum do kaspersky (http://forum.kaspersky.com/index.php?showtopic=60158).

    Esperamos pela correcção do erro.

  • Estou com o mesmissimo e irritante problema.
    Já mandei um mail para o Kaspersky e já me responderam, …pedindo o código de activação.
    Ou seja, para já, não assumem que é um bug.
    Mas vamos ver o que acontece nas próximas horas.

  • Estou com o mesmo irritante problema.
    Já enviei um mail para o suporte técnio do Kaspersky e já tive uma resposta a…pedir o código de activação.
    Ou seja, ainda não assumem o possível bug.
    Vamos ver o que acontece nas próximas horas.