ZTOP+ZUMO 10 anos!

SlimStyle: Philips cria a lâmpada LED achatada

Tenho uma (leve) obsessão com lâmpadas LED. Agora é a vez da Philips SlimStyle LED, modelo que começa a ser vendido em janeiro nos Estados Unidos. Até parece um modelo convencional, mas a Philips achatou o clássico formato de bulbo criado por Thomas Edison. E ficou legal.

Nas especificações da Philips, a lâmpada LED de 10,5W  é equivalente a uma lâmpada incandescente de 60W, mais que suficiente pra iluminar uma sala de estar ou quarto de dormir. Produz 800 lúmens a uma temperatura (quente) de 2.700K. Seu tempo de vida estimado é de 25 mil horas e reduz o consumo de energia em 85% – podendo ser usada com dimmers.

 

 

SlimStyle-2

Mas o mais interessante na Philips SlimStyle é o fato de ela eliminar o dissipador de calor comum às lâmpadas LED em bulbo (que, curiosamente, imitam as incandescentes). Sua superfície plana faz com que o calor do LED seja dissipado de forma natural, sem precisar de uma peça de alumínio adicional (que também deixa lâmpadas LED mais caras).

SlimStyle-3

A Philips SlimStyle começa a ser vendida nos EUA em 2 de janeiro na Home Depot. O preço final de venda não foi divulgado, mas estima-se que fique em torno de US$ 10 ou menos (se confirmado, é outra quebra de barreira pro LED: nunca uma lâmpada dessas custou tão pouco).

Como a própria Philips nos EUA não está divulgando muito essa lâmpada (tive que pedir as fotos via… Twitter!), acho difícil vermos a SlimStyle no Brasil tão cedo (mas as lâmpadas interativas HUE estão a caminho em 2014).SlimStyle-4

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin