ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Peugeot 2008: uma estrela no Salão de SP

O crossover Peugeot 2008 apareceu pela primeira vez de forma oficial em solo brasileiro, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

O crossover de hatchback com características de SUV — pela definição da Peugeot —será montado na cidade de Porto Real (RJ), com previsão de chegada ao mercado para o primeiro semestre de 2015, segundo a fabricante.

Fotos: Marilu Araujo

Peugeot2008_02

Com base na plataforma do atual 208, uma das poucas características reveladas pelos executivos para a versão brasileira do Peugeot 2008 foi a adoção do i-Cockpit herdada do modelo de origem — mostradores em posição elevada acima do topo de volante esportivo e de menor diâmetro.

painel2_208 painel1_208
Não foram divulgados preços ou versões do futuro Peugeot 2008 brasileiro. Segundo os executivos da montadora, a intenção é oferecer um produto de design e nível de acabamento diferenciados para disputar um dos segmentos mais competitivos de 2015, o das SUVs compactas.

PEUGEOT_2008_frente

2008 Hybrid Air

Na parte tecnológica do stand da Peugeot, destaca-se o 2008 Hybrid Air (HA). Este conceito híbrido combina motor a gasolina com um sistema hidráulico acionado por ar comprimido, em vez de usar propulsores elétricos.

Peugeot_2008HybridAir
Até 70 km/h, a energia do tanque de ar comprimido movimenta o Peugeot 2008 HA. Em situações de maior aceleração, a central de controle pode acionar o motor a combustão VTi de três cilindros de 1,2 litro ou selecionar um esquema combinado com os dois sistemas. (Confira aqui imagens de um modelo recortado mostrando o interior do carro.)

 

De acordo com a Peugeot, a combinação de motor a combustão e a ar comprimido do 2008 HA pode alcançar uma taxa de consumo urbano de 34 km/litro, ou seja, uma redução de 45% em comparação a um modelo equivalente abastecido somente com gasolina.

208 Natural

Para celebrar o 15º aniversário de seu projeto de reflorestamento no Estado de Mato Grosso, a Peugeot apresentou um veículo desenvolvido com materiais de fontes sustentáveis. A ideia com 208 Natural é substituir ou incorporar em suas peças matéria-primas alternativas.

Peugeot_208_Natural
Na pintura do Peugeot 208 Natural, a tinta usada não contém solvente e é similar à empregada na decoração de residências. O revestimento do teto contém laminados de mármore. Por fim, bancos e volante trazem couro de boi e de pirarucu.

Esse carro-conceito foi desenvolvido a partir de um modelo Peugeot 208 Allure e teve participação da Embraer, que cedeu placas de fibra de carbono, alumínio e titânio para rodas, emblemas e maçanetas.

Giro no Stand

Veja neste vídeo o stand da Peugeot após a coletiva de imprensa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014.


Serviço

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo/SP

Dia 30/10 das 14h às 22h com entrada permitida até às 21h
De 31/10 até 08/11 das 13h às 22h com entrada permitida até às 21h
Dia 09/11 das 11h às 19h com entrada permitida até às 17h

 

Fabio Koiti escreveu sobre TI nos idos de 1990 e 2000 em revistas como PC Magazine Brasil, Windows Sources, PC Computing e PC World Brasil. Agora, está de volta para falar dos carros (e outros veículos) mais legais que pintarem por aqui.