ZTOP+ZUMO

Personal trainer no seu celular

 

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer (sim, os inventores do MP3) criaram um assistente eletrônico inteligente capaz de monitorar e orientar as pessoas a se exercitarem corretamente – usando seu smartphone, TV ou PC.

Aplicativos que ajudam a comer melhor ou se exercitar melhor existem aos montes. Mas nenhum deles (nem o Wii!) responde coisas como “Fiz o movimento correto?”ou “Eu devia ter levantado mais o braço?” como um treinador oficial (academia? ahn?). Entra o Fitness Assistant, criado pelo Fraunhofer Institute for Integrated Circuits IIS de Erlangen: uma roupa cheia de sensores que coletam dados de respiração e movimento do usuário e enviam dados para TV, smartphone ou computador.

A interface no smartphone analisa os dados coletados e diz ao “atleta” se seu exercício foi feito direito – e sob medida para cada um. Vale a pena observar que essa pesquisa não visa apenas os frequentadores de academia e sim outros públicos que se exercitam como parte de um tratamento médico nas áreas de reabilitação física/fisioterapia ou mesmo para melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas. A idéia, nesse caso é incentivar a pessoa a fazer mais exercícios e atrávés da combinação dessa ferramenta com videogames seria possível adaptar essa tecnologia para um público mais jovem.

Para utilizar esse sistema,  o treinador ou fisioterapeuta cria um programa de treinamento e um avatar para cada usuário que será utilizado pelo Fitness Assistant. Depois todos os exercícios são registrados no computador para que ele corresponda exatamente aos limites físicos de seu usuário. Em casa o avatar executa os exercícios em tempo real — que podem ser mostrados na tela do smartphone ou de preferência numa tela maior como uma TV — que devem ser repetidos pelo usuário. No final da rotina o sistema compara os movimentos executados com o programados e faz qualquer ajuste necessário para corrigir a postura do usuário.

Esse aplicativo faz parte de um projeto ainda maior chamado “FitForAge” uma iniciativa patrocinada pelo Bavarian Research Foundation e estará sendo demonstrado no stand do Instituto Fraunhofer durante a próxima edição do CEBIT 2011, em março.

Fitness Assistant

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Daniele 09/02/2011, 13:36

    Quem sabe com um personal trainer no telefone as pessoas não se incentivem mais a malhar….