ZTOP+ZUMO 10 anos!

Pensando fora da caixa

Estava trabalhando agora pouco no meu computador quando – do nada – meu querido mouse laser de 2.000 dpi tinindo de novo pirou. O movimento da seta tornou-se irregular e imprevisí­vel, apesar da rodinha de navegação funcionar perfeitamente, o que me deixou ainda mais intrigado.

Um dia antes eu havia trocado meu bom, velho e meio temperamental chaveador KVM Compaq 4110 por outro Compaq menor, mais moderno e menos caduco (firmware de 2000). Até ai tudo bem até hoje de manhã antes do mouse se rebelar.

Seguindo meu bom senso, eu reinicializei (via botão de reset) o chaveador KVM e o problema persistiu. Desliguei e liguei o dito cujo e nada. Desliguei os computadores, desembaralhei, desconectei e conferi todas as conexões dos cabos, religuei tudo e necas de pitibiriba… :^(

Quando eu já ia partir pra ignorância – desmontar tudo e recolocar o chaveador velho de volta – ao pegar o mouse eu topei com a cena abaixo: um fiapo de papel entrou na câmara do seu sensor óptico, atrapalhando a captação de imagem e, conseqí¼entemente, a interpretação do seu movimento.

Moral da história: Aquele papo de pensar fora da caixa pode ser verdade. A solução de alguns problemas pode estar realmente onde você menos espera.

Versão alternativa: Limpar o mousepad de vez em quando – além de afastar as formigas – pode prevenir transtornos. ;^)

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Manoel Antônio

    » Câmara de sensor óptico em mouse? Caramba!!! Isso é que é mouse!
    E eu achando que o meu Microsoft Wireless Laser Mouse 5000 fosse o melhor do mercado. Com tecnologia laser da MS.
    Pena que vc não exibiu mais fotos do ratinho. Queria ver como ele é.

  • Rodrigo

    acontece com fio de cabelo tb e nao precisa estar na câmara .. ou melhor um fiapo de poeira ja serve para dar aquele lag (dentro da câmara), seja qual for seu mouse de 10 milhoes de dpi

  • Fulano Detal

    uma unica palavra expressa esse imenso sentimento de derrota diante de tamanha tecnologia …

    OWNED

    hehehe

  • Luiz

    Já passei por isso algumas vezes, e devo passar mais algumas. Já peguei o costume, saiu da rota, sopro debaixo do mouse e mais algumas semanas (meses) na boa.

  • Sniffer

    Nossa, mas a história não era que não precisava limpar esses mouses? Agora lendo seu post olhei embaixo do meu e tinha cabelos suficientes para uma pequena peruca enfiados no sensor…

Próximo post:

Post anterior: