ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Peacekeeper: Teste o desempenho do seu browser

Benchmark da Futuremark permite testar o desempenho de um programa navegador no seu PC, Mac, Chromebook, tablet e até smartphones.

Peacekeeper é uma aplicação online desenvolvida pela Futuremark (mais conhecida por seus programas de teste de PCs PCMark e 3DMark) que permite avaliar de maneira simples e prática o desempenho de navegadore de diferentes desenvolvedores permitindo assim que o usuário  descubra qual deles é o melhor para o seu computador.

Segundo a empresa, o nome “Peacekeeper” foi inspirado no conceito da Guerra dos Navegadores (Browser Wars) onde os big players desse mercado — Microsoft (Internet Explorer), Mozilla Foundatiom (Firefox), Apple (Safari), Google (Chrome) e Opera Software (Opera) se estapeiam furiosamente para oferecer as melhores tecnologias/recursos/experiências de uso em seus browsers. A idéia neste caso é que com o Peacekeeper é possível estabelecer um parâmetro imparcial de desempenho, resolvendo assim possíveis conflitos.

E como ele funciona?  O benchmark é formado por um conjunto de rotinas em Javascript e HTML5, medindo a capacidade do browser em executá-las. E o mais importante: Como ele é na sua essência uma página web, ele pode ser acessado de qualquer browser, rodando sobre qualquer sistema operacional em qualquer tipo de equipamento.

Apesar de estar no ar desde 2009 para avaliar navegadores diferentes no mesmo PC, acredito que esse programa ganha um novo papel ainda mais relevante nos dias de hoje, época em que testemunhamos o lançamento de inúmeros dispositivos móveis — em especial tablets e smartphones — num ritmo que beira o insano, sendo que cada um promete uma experiência de uso melhor que o seu antecessor ou concorrente.

Assim, com o Peacekeeper é possível avaliar o desempenho desses diversos dispositivos, inclusive comparando o desempenho entre modelos de mesma marca ou não e até comparar plataformas diferentes como smartphones x tablets, tablets x notebooks, netbooks x Chromebooks independente do seu hardware ou sistema operacional.

Uia! Uia!

Para rodar esse teste, basta visitar o site no programa (peacekeeper.futuremark.com) e clicar no quadro Test your Browser GO:

Feito isso, ele inicia uma série de rotinas, medindo a capacidade do seu browser de executar diversas rotinas gráficas como renderização de texturas (Rendergrid)…

 

… animações em 3D (HTML5/ WebGL) …

… reprodução de vídeo (HTML5 videoVideoSupport, VideoCodec, VideoCodecWebM etc. ),

… animações diversas (HTML5 Canvas, renderPhysics),

… e até diversas rotinas e/ou procedimentos que sobrecarregam o processador/GPU, incluindo aquelas versões com dois ou mais cores (HTML5 Web Worker):

O resultado final desse procedimento (que leva alguns minutos) é um score geral que pode ser comparado com outros resultados registrados no site. O resultado abaixo 4.588 pontos foi obtido num PC equipado com um processador Intel Core i7 Extreme 3960X rodando Windows 7 Ultimate de 64 bits + Google Chrome:

Interessante observar que os resultados parciais dos testes também estão disponíveis para análises mais detalhadas:

E ai, quem vai encarar?

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.