ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

PCWare traz placa mini-itx com Intel Atom dual-core

PCWARE_IPLXLPMB_small

A Digitron da Amazônia anunciou hoje a chegada na placa-mãe mini ITX PC Ware modelo IPLXLP-MB, a primeira placa nacional a vir equipado com o processador Atom 330 dual-core.

Com apenas 17 cm de lado, a IPLXLP-MB é uma curiosa solução do tipo tudo-em-um que, além do Atom 330 já incluso de fábrica, é construída ao redor do chipset  Intel 945GC e vem equipada com um soquete para pente de memória DDR2 400~667 de até 2 GB, aceleradora gráfica GMA 950 com suporte para 224 MB de memória de vídeo compartilhado, sistema de som Realtek ALC662 de 6 canais,um slot PCI, duas SATA e quatro USBs internas.

No seu painel traseiro localizam-se dois conectores PS/2 para mouse e teclado, uma paralela (uia!), uma serial, VGA, quatro USBs e rede Fast Ethernet. Na foto acima podemos ver claramente a marca Pegatron, o que indica que o projeto dessa placa é provavelmente da ASUS.

PCWARE_IPLXLPMB

Esse produto será comercializado em regime OEM e por meio de distribuidores e contará com um ano de garantia e suporte técnico localizado em todo o país. A empresa espera que esse produto represente 40% da sua linha de produção até o final deste ano.

A placa deve chegar ao mercado em setembro e o preçco sugerido deve ficar em torno dos R$ 250.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • tem gabinete para isso?

    ou pensaram em solução embarcada (por isso a porta paralela/serial)?

  • Douglas

    Esperaí, primeira?
    Sugiro que o zumo blog pesquise muito antes de querer publicar qualquer coisa.
    Existe outras fabricas aqui dentro do Brasil que ja produzem isso e coisas muito melhores e mais avançadas, com a mesma tecnologia, senão, melhor ainda…

    • @douglas se o zumo não pesquisou você bem que poderia ajudar, né? exemplos, por favor!

  • Oi David,

    Tecnicamente falando, essas plaquinhas podem ser fixadas em qualquer gabinete padrão ATX. Se vc procura um gabinete compacto, aí já é uma questão de bater perna na Santa.

    [ ]s

    M.

  • Jucelino

    Pessoal,

    Realmente o cara que escreveu a matéria esta desatualizado.
    A CCE info já tem o modelo a venda a quase 1 mês.
    Entrem no site da CCE e confiram o que estou dizendo…
    No site tem todas as informações do ATOM DUAL CORE com esta placa mãe ai.

    Vlw

  • Oi Juscelino,

    Sua observação está de um certo modo correta, pero no mucho já que até onde eu saiba a CCE monta computadores, não placas-mãe.

    Como a IPLXLP-MB é voltada para o mercado de OEM/integradores e não para usuários finais, não estranharia se a CCE — ou qualquer outro integrador local — já teve acesso à esse produto e tenha desenvolvido um produto mesmo antes dela ser divulgada para a imprensa. Existe também a possibilidade da CCE ter optado por usar placas importadas.

    De qualquer modo é legal ver que um PC com Atom 330 já está disponível no mercado. O grande problema dessa solução é o usuário abrir o gabinete e ter a impressão de ter comprado uma caixa vazia.

    [ ]s

    O Cara

  • Kannami Gimenez

    Bacana ver coisinhas assim sendo feitas por aqui. Essa placa seria muito interessante para quem tem um PC que costuma ficar ligado 24H para fazer downloads ou para servir como servidor de arquivos, impressão ou whatever… deve economizar uma quantidade considerável de kWh no fim do mês =)

  • Edivaldo

    Alguem tem aí dica de onde é possível comprar essas placas (telfone, site). Quero montar um mini servidor com isso ou um midiacenter.

  • Walter Mercado

    bom, será que não é a primeira placa mini-itx nacional com atom dual-core então? :p

    Esse silk-screen “IPLXLP-MB” entre o processador (dissipador pequeno no topo) e o chipset (dissipador gigante) é claramente Asus.

    Pena que a Intel limita a integração do Atom a sistemas sem slots PCI-Express, o que força o usuário a procurar algo com ION ou VIA.

  • Anderson

    No que se refere ao formato ITX, a Amazon PC ofereceu ao mercado há alguns anos atrás computadores com placas-mãe no formato ITX, se não me engano o nome do produto era PC2000 e eram baseados nas famosas EPIA da VIA Tecnologies.

    Quanto a disponibilidade de gabinetes, o negócio é um pouco mais complicado. Várias empresas de nome (e elas já estão no país há tempos) têm protótipos de gabinetes formato ITX há anos, alguns muito bonitos e outros nem tanto, mas ficam temerosos quanto ao volume de comercialização, principalmente no Brasil.

    Mesmo placas-mãe nesse formato não são de grande interesse de vários dos fabricantes presentes no país. Já conversei comercialmente com alguns e parece até que eles combinaram a resposta: "aqui só se houver demanda".

    Aí entra a pergunta: como saber se há demanda se não há nenhum tipo de experimentação ou tentativa de comercialização?

    O que eu vejo nesse papo de demanda é a que "turma local" (importadores, representantes e afins) até traz o produto e fica de olho gordo e coloca uma margem de lucro grotesca, e como naturalmente o consumidor desse tipo de produto vai fazer a "conversão básica" (cambio do dia x 2), vai ver que o preço não está apenas 3 vezes maior comparado ao do exterior, mas sim umas 5 vezes, no mínimo. E como muitos da "turma local" acham que são mais espertos que os outros, vão usar a desculpa padrão (impostos altos, produtos é ruim, o mercado local não é maduro e blá blá blá)

    É o velho problema que enfrentamos no Brasil: ou compramos direto lá fora por conta e risco, aguardamos a boa vontade dos grandes fornecedores locais ou temos a sorte de alguma loja com porte faça a importação de algum lote e ofereça localmente.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Asus AT3N7A-I (Atom dual core com Ion!)()