PCWare IPX410-D2: nova mini-ITX com Atom D410

P

A Digitron traz para o mercado sua primeira placa-mãe mini-ITX da marca PCWare baseada no processador Intel Atom D410 de 1,66 GHz

Para que ainda não foi apresentado, o D410 faz parte da atual geração de processadores Intel Atom (codinome Pine Trail) anunciada no final do ano passado e que já integra no seu núcleo a aceleradora gráfica Intel GMA 3150 e controladora de memória DDR2 667/800 MHz. Fora isso ela já vem com o novo chipset NM10, aposentando de vez o 945G, que esquentava mais que o próprio processador.

Com isso reduziu-se em muito a geração de calor dessa placa ao ponto de dispensar o uso de ventoinha no seu irradiador de calor, formado por uma única peça de alumínio. De quaquer modo, a placa conta com saídas de força para dois ventiladores (CPU_FAN e SYS_FAN).

Fora isso a placa conta com apenas um slot PCI-E X1, porta de rede Fast Ethernet 10/100 mbps, áudio HD de seis canais, duas portas SATA2, 4 saídas USB 2.0 internas (+ 4 portas no painel traseiro), paralela, serial, SVGA e PS/2 para mouse e teclado. O sistema conta com suporte para Windows XP, Vista e 7.

Não se trata da placa menor nem a mais poderosa da sua classe, mas pelas características apresentadas essa placa pode ser o ponto de partida para a montagem de um desktop de baixíssimo custo, apesar de achar que o seu verdadeiro potencial pode ser no uso de aplicações dedicadas como um caixa eletrônico, terminal para consulta de dados, servidores NAS para uso doméstico ou SMB, sistemas de automação comercial, computação embarcada, estações de telemarketin etc.

Seu preço sugerido é de R$ 240. Mais informações aqui.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos