ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: Pau de selfie com microfone da Thanko

Acessório permite ao repórter Youtuber solitário operar a câmera do smartphone e um microfone com apenas uma das mãos.

Da série “mamãe quero ser Youtuber (mas ninguém me ajuda!)“, a fabricante de bugigangas com porta USB favorita deste ZTOP+Zumo — a Thanko — lançou hoje seu mais novo acessório para smartphones com iOS ou Android: o Sumaho Kameraman-tsuki Maiku (スマホカメラマン付きマイク), algo como Cameramen de smartphone com microfone — ou mais exatamente — um microfone de mão com pau de selfie embutido (ou vice-versa):

thanko_pau_selfie_mic_produto

Como outros produtos da casa, a inspiração para essa engenhoca deve ter partido de uma necessidade real — do tipo — como fazer uma filmagem ou reportagem ou contar sua wanderlust pros amigos operando sozinho a câmera e o microfone da maneira mais prática e eficiente possível?

Resposta: Prenda o microfone ao pau de selfie (ou vice-versa) e libere sua criatividade!

thanko_pau_selfie_mic_gravado

Assim, com uma mão firme e um pouco de prática, o resultado final pode ser até que bem satisfatório:

thanko_pau_selfie_mic_na_tela

Fora isso, ele também pode ser operado por uma segunda pessoa que pode tirar proveito do microfone para fazer uma melhor captura do som nas filmagens externas (como se fosse um boom mic)…

thanko_pau_selfie_mic_externas

… ou ate mesmo nas internas:

thanko_pau_selfie_mic_internas

E nas horas vagas ele pode até ser usado para atividades de lazer — como soltar a voz na arte do karaokê!

thanko_pau_selfie_mic_karaoke

Segundo a Thanko, o microfone tem uma sensibilidade de -38 ± 3 dB RL = 2.2V = 3.0V (1KHz 0db = 1V / Pa), impedância de saída máxima de 2,2 1KHz (RL = 2.2) e faixa de frequência de 3~16.000 Hz. Seu nível máximo de pressão sonora é de 110 dB SPL e a relação de sinal-ruído (SN) é de 58 dB ou mais.

O controle de gravação e de liga/desliga do microfone é feito por dois botões , sendo que a conexão é feita por meio de um cabo com plug padrão de 3,5 mm, que se conecta na saída de som do smartphone (logo, se você tem um iPhone 7 ou um Moto Z, não pode usar!). Interessante observar que existe uma entrada de fone de ouvido na base do microfone para monitorar o canal de áudio em tempo real:

thanko_pau_selfie_mic_conectores

Fechado, esse acessório mede 32 cm de comprimento, podendo chegar a 65 cm quando totalmente esticado (sem contar o microfone e o suporte para o smartphone). Ele pesa aproximadamente 270 gramas e o seu suporte aceita aparelhos de 5,5 até 9,0 cm de largura.

thanko_pau_selfie_dimensoes

Seu preço sugerido é de 1.980 ienes (~ R$ 62) e já pode ser encontrado no site da Thanko ou na Amazon do Japão. Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Ligeiro 07/10/2016, 10:22

    Tem muito canal de TV que está deixando seus repórteres trabalharem com câmeras manuais, celulares como se fosse fazer uma vídeo-selfie. Finalmente agora eles podem ao menos serem um pouco mais “apresentáveis profissionalmente” :p

    Em tempos: seria o fim dos cameramans? :p

    • Mario Nagano 07/10/2016, 18:29

      Espero que não, já que isso seria o prelúdio de um fenômeno social chamado “Selfie Stick Abuse” por sinal já parodiado pela Pizza Hut:

      https://www.youtube.com/watch?v=1fmQs37YqXg

  • Adriano De Lima 07/10/2016, 16:21

    E assim mais e mais profissões vão sendo tolhidas da sociedade.
    Ainda bem que o bicho homem costuma ser bem criativo e bolar novas profissões.