ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Pat Gelsinger troca a Intel pela EMC

A menos de uma semana do IDF 2009, um dos pais do evento e executivo sênior da Intel — Pat Gelsinger —  resolveu sair da empresa para ser presidente e COO da divisão de Information Infrastructure Products da EMC.

Isso foi confirmado pela empresa de Santa Clara em um comunicado publicado hoje e onde apenas o último parágrafo foi dedicado à saída do executivo, no melhor estilo “Pat Gelsinger e Bruce Sewell decidiram deixar a companhia para perseguir novas oportunidades“.

O anúncio nos pegou com alguma surpresa, já que segundo documentos que tivemos acesso na semana passada, Pat está (ou estava) confirmado para fazer um keynote na tarde do primeiro dia do evento. O estranho é que esse mesmo documento já cita Steve Smith como vice-presidente e gerente geral do grupo de Digital Enterprise, antigo cargo de Gelsinger.

Desde os tempos em que Craig Barrett disse que iria se aposentar, Gelsinger (então CTO e responsável pelo Intel Labs) já era um nome lembrado para assumir o cargo de CEO da Intel, mas na época ele foi considerado com pouca experiência na área de negócios, sendo o eleito Paul Otellini — o primeiro CEO da empresa a não vir da área de engenharia — e que também deixou para trás o outro candidato Sean Maloney que, na época ainda era um excutivo com pouco tempo de casa. Reza a lenda que Gelsinger ficou com o cargo de VP do grupo de Digital Enterprise exatamente para ganhar experiência e, um dia, assumir a liderança da empresa.

No IDF do ano passado, a gente — isto é, um bando de jornalistas enchendo a cara no bar depois do evento — já falava sobre isso e o consenso era que Gelsinger não sucederia Otellini e sim o sucessor de Otellini. Na época o bolão de apostas favorecia dois candidatos: Sean Maloney em primeiro lugar e correndo por fora (como quem não quer nada) Dadi Perlmutter, na época VP e do grupo de mobilidade.

Curiosamente, o anúncio de hoje da Intel informa que está consolidando todas as suas principais divisões de produtos dentro de um novo grupo batizado de Intel Architecture Group (IAG) que será gerenciado advinhem por quem??? Sean Maloney e Dadi Perlmutter! — o primeiro vai tomar conta das operações e negócios enquanto o segundo do desenvolvimento de novos produtos e arquiteturas.

Pelo visto, depois de 30 anos de casa e 16 como vice-presidente, Gelsinger deve ter cansado de esperar e resolveu ser presidente em outra companhia.

Agora é conferir quem fará o keynote de Gelsinger no IDF 2009, que começa no próximo dia 22 – e este Zumo estará lá ao vivo para conferir.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Douglas Belmonte

    O salário deve compensar!!!! Além do mais melhor ser presidente do que executivo concordam?

  • Walter Mercado

    No caso dele, que se tornou executivo tão cedo na Intel e que durante anos esperou-se que se tornaria CEO…
    Muita gente teria esperado a chance aparecer.
    claro que não sei o que pode ter acontecido para não terem realizado a profecia…

    E nesses tempos, melhor ser executivo na Ford que presidente na GM…