ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Passatempo do dia: The Internet Arcade

Site permite que o usuário brinque com mais de 900 diferentes jogos de Arcade direto do seu navegador web (e sem gastar uma ficha!)

Para aqueles que curtem videogames antigos — ou mais exatamente jogos de Arcade — o site The Internet Archive inaugurou recentemente uma nova seção intitulada The Internet Arcade — uma impressionante biblioteca formada por mais de 900 títulos das décadas de 1970 até 1990:

Internet_arcade_titulos1

Ao clicar em um desses títulos o usuário é levado para uma página de referência que, dependendo do caso, apresenta uma breve descrição do jogo, sua relevância histórica, além de algumas curiosidades.

Internet_arcade_game_page1a

Porém, a grande sacada desse site é que para não ficar só no papo, é possível experimentar esse título on-line já que o site pode baixar do seu servidor uma cópia do jogo que é executado in loco por meio do JSMAME uma versão do notório emulador MAME escrito e JavaScript e parte do sistema JavaScript MESS ou simplesmente JSMESS.

Internet_arcade_Galaxian

Nessa biblioteca é possível encontrar diversos títulos clássicos como Defender, Lode Runner, Rally-X, Zaxxon, Q*Bert, etc. e um monte de jogos parecidos com seu jogo favorito, inspirados no seu jogo favorito e até cópias descaradas do seu jogo favorito, como o notório Crazy Kong:

Internet_arcade_Crazy_Kong

Observamos porém que o desempenho, qualidade do som e a jogabilidade do mesmo depende muito do seu programa navegador que pode ou não influenciar a sua experiência de jogo. Mas o que vale mesmo nesse caso é que o usuário pode recordar dos seus bons tempos em que você tinha que sair de casa para jogar videogames e o melhor, não precisa de gastar dinheiro com fichas.

Ainda em tempo:

Esse site também abriga o Console Living Room uma seção totalmente dedicada aos consoles de jogos cujos títulos também podem ser executados via emulador JavaScript MESS diretamente no browser:

Internet_console_living_room

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima

    Realmente impressiontante a versatilidade do JSMAME!