ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Panasonic transmitirá eclipse usando apenas energia do sol

Como já dissemos em um post anterior, no próximo domingo (20 de maio) as 7:30 da manhã no Japão (19:30 aqui no Brasil) acontecerá um eclipse total do sol  que será visto na Ásia e em boa parte do Japão (incluindo as regiões metropolitanas como Toquio, Osaka e Nagoya). E para tirar proveito desse fenômeno único e que só vai se repetir daqui a 18 anos (e mesmo assim lá em Hokkaido bem ao norte do arquipélago), a Panasonic estará patrocinando uma expedição ao topo de monte Fuji para transmitir o eclipse ao vivo para todo o mundo via internet, usando apenas energia solar:

Essa inciativa vai de encontro com sua estratégia Eco Ideas de ser uma das empresas líderes no segmento de soluções verdes para eletrodomésticos e eletrônicos de consumo. Assim, todos os equipamentos usados para essa transmissão como sistemas de vídeo, câmeras, computadores, etc. serão alimentados por baterias recarregáveis de alta capacidade (talvez algo baseado nisso) cuja energia será coletada por painéis solares HIT (que vimos lá no Japão) — ambas fabricadas pela Panasonic.

O Monte Fuji é considerado um dos melhores locais para observar este fenômeno já que ele se encontra na chamada “rota central do eclipse”. Fora isso, a altitude e o ar puro da montanha proporcionam excelentes condições de visibilidade, principalmente se comparado com as zonas urbanas.

Entretanto, como nesta época do ano o cume da montanha está coberta de neve a estratégia será de levar os painéis solares para a base da montanha, carregar as  baterias e levá-las para o cume.

Segundo a programação da expedição, o acampamento base será montado hoje — 16 de maio —  e as baterias começarão a ser recarregadas. No dia 19, membros da equipe irão subir a montanha (com transmissão ao vivo) e no dia 20 todos os equipamentos devem estar prontos para iniciar a transmissão ao vivo do eclipse à partir  das 7:30:42 da manhã no Japão (19:30 da noite aqui no Brasil). Depois disso, um documentário sobre essa expedição estará disponível num site promocional na web.

Para saber mais e acompanhar os acontecimentos ao vivo, visite o site da iniciativa onde a contagem regressiva já está em andamento.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • o fato de estar coberto de neve não impede que as placas recebam luz solar…
    o problema seria apenas o suporte.

    Pq gastar combustível transportando as baterias acaba com todo o ganho ambiental…

  • Pingback: Como foi o eclipse no Monte Fuji? - ZTOP()