ZTOP+ZUMO

Panasonic divulga novidades na área de robôs assistidos

Novos equipamentos da Panasonic tem como objetivo melhorar as condições de trabalhadores braçais e a qualidade de vida de pessoas idosas.

Já faz algum tempo que falamos da Activelink Co. uma subsidiária da Panasonic especializada no desenvolvimento de robôs assistidos na forma de exoesqueletos que auxiliam o ser humano na realização de esforços grandes e/ou repetitivos.

panasonic_exo_skeleton_pll04

O interessante é que a empresa afirma que seu objetivo não é de criar super-homens e sim de acabar com as limitações impostas pela idade, gênero e força física, criando assim uma sociedade mais justa e sem barreiras, além de expandir as oportunidades de trabalho para todos.

Em um novo vídeo divulgado na semana passada, a Panasonic apresenta suas inovações neste segmento, como o AWN-03 um equipamento especialmente desenvolvido para proteger as costas e auxiliar o movimento da parte de baixo do corpo — especialmente nos movimento de agachar para mover objetos — aliviando assim o corpo de uma sobrecarga de até 15 kg. Já o PLN-01 “Ninja” foi o primeiro produto da casa que auxilia no andar e na corrida mesmo carregando objetos.

Finalmente o Power Loader é um equipamento mais robusto e voltado para o serviço pesado que pode ser usado na construção civil, serviços públicos e até em operações de resgate após grandes desastres.

Já no segmento de saúde, o vídeo mostra o Resyone uma cama normal cuja metade da mesma se destaca do móvel para se transformar numa cadeira de rodas motorizada. A grande vantagem dessa solução é que ela ajuda enfermeiras e cuidadores a retirar uma pessoa doente ou idosa da cama com menos esforço e transportá-las para qualquer lugar sem comprometer a sua dignidade.

Porém o projeto mais interessante é o chamado Self-Reliance Support Robot que é um curioso suporte robotizado que oferece para uma pessoa idosa/enferma um ponto de apoio para que a mesma possa se levantar, sentar e até mesmo andar, permitindo assim que ela possa realizar as diversas tarefas do dia a dia, como sair da cama, sentar-se numa cadeira para comer ou numa poltrona para assistir TV e até ir ao banheiro. E ao contrário do Reystone, esse robô dá apenas o apoio necessário, deixando o resto por conta da pessoa assistida, permitindo assim que ela ainda use sua força restante, impedindo assim a atrofia dos seus músculos por falta de uso.

Ainda em tempo:

Em outro vídeo, a Panasonic apresenta o protótipo de uma versão do “Ninja” com suporte para membros superiores,  que foi usado durante uma prova de motociclismo no autódromo de Suzuka no fim do ano passado.

Panasonic_X-GaN_power_assist

Porém, o personagem principal desta história não é o exoesqueleto e sim um componente interno do seu circuito que viabilizou o seu desenvolvimento — o X-GaN — um novo tipo de transístor de alta potência feito a base de nitreto de Gálio (GaN), elemento também usado no revolucionário LED azul que possui características técnicas bem superiores aos modelos a base de silício, o que nos leva para uma outra história bem interessante, cheia de desafios e com um final feliz para todos — incluindo aqueles que pegam no pesado!

Legal né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Adriano De Lima 30/03/2016, 17:03

    Muito interessante.
    Confesso que assassinos no final do título da notícia as primeiras vezes que li. KKKKKKK!!!!