ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Panasonic: novas Lumix no mercado (e em breve no Brasil)

A Panasonic anuncia hoje o lançamento da sua linha 2012-2013 de câmeras digitais topo de linha da família Lumix: o modelo de quarta geração com lentes intercambiáveis G5, a compacta de luxo LX7 e a superzoom FZ200, que chegam às lojas ainda neste semestre.

Este ZTOP teve o primeiro contato com as novas câmeras junto com o resto da mídia norte americana e latina na semana passada durante o Lumix Digital Imaging Seminar 2012, em Sonoma, na Califórnia.

Segundo a Panasonic, o mercado de câmeras DSLM (ou Mirrorless) cresce a cada ano. No Japão, esse tipo de câmera já representa quase a metade (47%) do mercado de modelos com lente intercambiável. E segundo as previsões da fabricante, a grande virada pode acontecer já em 2015 quando a demanda mundial de DSLM deve superar a de DSLR.

De acordo com Ichiro Kitao, diretor da divisão DSC da Panasonic, a estratégia de consolidar a Lumix com marca de primeira linha  baseia-se em três três pilares: a melhora contínua da qualidade de imagem, o aperfeiçoamento de funções exclusivas e facilitar a troca de conteúdo entre diversos dispositivos conectados.

O primeiro anúncio da Panasonic foi a DMC-G5 que substitui o modelo DMC-G3 lançado em maio do ano passado:

Trata-se de uma câmera DSLM com visor eletrônico integrado de 16 MP para uso geral e que faz companhia ao novo modelo DMC-GF5 mais voltado para aqueles que estão vindo de um modelo compacto e o público feminino.

>>>Hands-on: Lumix G5

Outra câmera que andava meio que esquecida, e que finalmente recebeu uma atualização é a DMC-LX7. É um modelo compacto com lente fixa mais voltado para usuários avançados, entusiastas ou mesmo profissionais e que sucede a LX5 lançada em 2010.


De luxo? Sim: usa lentes Leica, tem abertura de lente f/1.4-2.3 e resolução (ainda) de 10 megapixels capaz de gravar vídeos em Full HD a 60 quadros por segundo.

>>>Hands-on: Lumix LX7

Finalmente, o terceiro anúncio do dia foi para a nova geração de ultrazooms com destaque para a DMC-FZ200. É o primeiro modelo da casa — para não dizer no mundo — equipada com uma super-tele de 600 mm (equiv.) com abertura máxima de f2.8 (uia!)

E, claro, resolução de 12 megapixels, também com vídeos Full HD em 60 quadros por segundo.

>>>Hands-on: Lumix FZ200

Além das três câmeras principais, a Panasonic também anunciou a chegada da câmera compacta Lumix SZ5,  que vem com Wi-Fi embutido.

E o Brasil, como fica?

Segundo Fernando Ogava, analista de produtos para câmeras Lumix no Brasil, com exceção da DMC-LX7 (booo!), todas as outras câmeras anunciadas hoje devem chegar ao Brasil. Será o primeiro lançamento oficial de uma câmera série G por aqui desde a finada DMC-G1 de 2009.

Informações mais detalhadas sobre a época de lançamento e preço sugerido para o consumidor local devem ser revelados durante a próxima edição da Photo Image Brasil que ocorre entre os dias 14~16 de agosto de 2012. Estaremos lá para pegar no pé dele.

Trivia:

O evento da Panasonic ocorreu no Sonoma Raceway — um autódromo de circuito misto localizado na cidade de mesmo nome na Califórnia, ao norte de San Francisco.

Recentemente a administração dessa pista encerrou sua parceria com a Infineon e agora a Panasonic assumiu um dos patrocínios do local…

… sendo que ela quer transformar esse complexo na primeira pista de corrida sustentável dos EUA, implementando diversos equipamentos como painéis solares, computadores, displays de LEDs, entre outros itens, com o objetivo de fornecer até 41% da energia elétrica necessária para o seu funcionamento.

De fato, a Panasonic até já instalou um “garoto propaganda” ao lado do cartaz da pista, um painel solar automatizado que acompanha o movimento do sol durante o dia e até  se recolhe para uma posição segura no caso de um vendaval mais forte.

Disclaimer: Mario Nagano viajou para Sonoma a convite da Panasonic, mas todas as opiniões (e as fotos mais bacanas) são dele.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.