
Menos de sete meses do lançamento da DMC-GF2 a Panasonic surpreende o mercado (ou quase) com o lançamento de um modelo ainda menor e mais compacto.
Medindo aproximadamente 10, 8 x 3,2 x 6,7 x 3,2 cm (LxAxP) e 264 gramas de peso (sem a lente) a DMC-GF3 é tão pequena que sua baioneta micro four-thirds chega a ser maior que a altura do corpo, a exemplo do que já vimos nas câmeras NEX da Sony, por sinal sua grande rival nesse segmento. Segundo a Panasonic, a GF3 chega a ser 16,7 % (ou ~ 35 cc) menor em tamanho e 16,2 % (~ 43g) mais leve que a DMC-GF2. Seu corpo é em alumínio e suas linhas já seguem um estilo mais suave inaugurado com a Lumix LX5 e também usado na nova DMC-G3.
Acreditamos que o público alvo da GF3 é o feminino, em especial no Japão onde as mulheres pegaram gosto pela coisa e procuram por modelos cada vez mais sofisticados porém sem o excesso de botões, dials e anéis de controle que fazem a festa do tradicional público masculino — que por sinal se consideram os primeiros Otakus japoneses de fato — e isso bem antes dos nerds de computador dominarem a terra.
Mas para chegar nisso, o pessoal de Osaka teve que abrir mão de alguns recursos muito apreciados pelos entusiastas como a sapata de flash, o seletor de opções (P, M, A, Scene, etc.), o conector de acessórios, etc. Em contrapartida a GF3 vem equipada com uma generosa tela LCD de 3 polegas que aceita comandos de toque, o que permite apontar a zona de foco da imagem e até bater a foto tocando na mesma. Fora isso, ela vem com sensor de imagem de 13,6 MP (12,1 MP efetivos) e a capacidade de gravar vídeos em Full-HD (1.920 x 1.080 pixels) no formato AVCHD. O processador de imagem também foi atualizado para o Venus Engine FHD. Ah sim, ela também é capaz de bater fotos em 3D com o uso da lente 3D Lumix 12.5mm f/12 3D G.
O modelo estará disponível em diversas cores mas no início somente os modelos em preto, branco, vermelho e marrom estarão disponíveis. O preço sugerido da GF3 com a uma lente de 14 mm/f 2.5 será de US$ 700 (também haverá uma versão com a adorada lente de 20 mm/f 1.7 porém ainda sem preço) e a previsão é que chegue ao mercado americano em agosto de 2011. A propósito, a Amazon.com já está até aceitando reservas.
Mais informações aqui.
Eu quase comprei uma GF2, vocês diriam que ela é superior em configuração? Tenho uma Nex5, mas acho ela complicada demais para minhas habilidade fotográficas rs.
Em termos de usabilidade, arrisco a dizer que será horrível! E dadas as dimensões e conveniências, me parece que a Canon PowerShot G12 é mais interessante… &;-D
[…] uma câmera DSLM ultra-compactaby Mário Nagano on 24/06/2011 Compartilhe Depois da Sony e da Panasonic chegou a vez da Pentax entrar na onda das câmeras compactas de lente intercambiável com seu […]
[…] estavam expostos as novas câmeras DSLM Lumix de segunda e terceira geração como a GH2, G3 e a GF3. Isso por que elas estavam lá mais para cumprir tabela, já que a filial brasileira diz que ainda […]