Panasonic lança câmera Lumix DMC-GF3 (uma DSLM super compacta)

P

Menos de sete meses do lançamento da DMC-GF2 a Panasonic surpreende o mercado (ou quase) com o lançamento de um modelo ainda menor e mais compacto.

Medindo aproximadamente 10, 8 x 3,2 x 6,7 x 3,2 cm (LxAxP) e 264 gramas de peso (sem a lente) a DMC-GF3 é tão pequena que sua baioneta micro four-thirds chega a ser maior que a altura do corpo, a exemplo do que já vimos nas câmeras NEX da Sony, por sinal sua grande rival nesse segmento. Segundo a Panasonic, a GF3 chega a ser 16,7 % (ou ~  35 cc) menor em tamanho e 16,2 % (~ 43g) mais leve que a DMC-GF2. Seu corpo é em alumínio e suas linhas já seguem um estilo mais suave inaugurado com a Lumix LX5 e também usado na nova DMC-G3.

Acreditamos que o público alvo da GF3 é o feminino, em especial no Japão onde as mulheres pegaram gosto pela coisa e procuram por modelos cada vez mais sofisticados porém sem o excesso de botões, dials e anéis de controle que fazem a festa do tradicional público masculino — que por sinal se consideram os primeiros Otakus japoneses de fato — e isso bem antes dos nerds de computador dominarem a terra.

Mas para chegar nisso, o pessoal de Osaka teve que abrir mão de alguns recursos muito apreciados pelos entusiastas como a sapata de flash, o seletor de opções (P, M, A, Scene, etc.), o conector de acessórios, etc. Em contrapartida a GF3 vem equipada com uma generosa tela LCD de 3 polegas que aceita comandos de toque, o que permite apontar a zona de foco da imagem e até bater a foto tocando na mesma. Fora isso, ela vem com sensor de imagem de 13,6 MP (12,1 MP efetivos) e a capacidade de gravar vídeos em Full-HD (1.920 x 1.080 pixels) no formato AVCHD. O processador de imagem também foi atualizado para o Venus Engine FHD.  Ah sim, ela também é capaz de bater fotos em 3D com o uso da lente 3D Lumix 12.5mm f/12 3D G.

O modelo estará disponível em diversas cores mas no início somente os modelos em preto, branco, vermelho e marrom estarão disponíveis. O preço sugerido da GF3 com a uma lente de 14 mm/f 2.5 será de US$ 700 (também haverá uma versão com a adorada lente de 20 mm/f 1.7 porém ainda sem preço) e a previsão é que chegue ao mercado americano em agosto de 2011. A propósito, a Amazon.com já está até aceitando reservas.

Mais informações aqui.

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="41736 http://ztop.com.br/?p=41736">comentários</span>

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos