ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Panasonic (finalmente) apresenta sua TV 3D

Depois de muito sol e clima seco, hoje choveu muito aqui em São Paulo e fomos descobrir que a culpa não foi de nenhuma frente fria e sim da Panasonic que finalmente saiu da moita e anunciou seus modelos de TVs Viera 3D para o Brasil (uia!)

Segundo Daniel Kawano, analista de produto da Panasonic e chapa deste Zumo, os modelos que serão lançados por aqui serão o 50VT20 (de 50 polegadas) e o 58VT20 (de 58 polegadas) que são a versão produzida localmente do festejado modelo 50VT25, mostrado na CES 2010 no início deste ano. A diferença é que a VT20 virá com o sintonizador de TV Digital brasileiro.

Como é sabido, a Panasonic é a única entre os big players mundiais a lançar uma TV 3D com tecnologia de Plasma. Isso porque elas oferecem um tempo de resposta drasticamente menor que suas concorrentes (menos de 1 ms), altas taxas de contraste real e maior taxa de atualização na faixa dos 600 Hz bem acima dos 120 Hz obtido nos modelos LCD. Segundo Kawano, tudo isso traz uma qualidade de imagem altamente realista, dando ao consumidor a sensação de profundidade perfeita.

Essas novas TVs 3D utilizam o novo painel de plasma NEO-PDP (que consome quatro vezes menos energia que a geração anterior) com resolução Full HD, contraste estático de 5.000.000: 1 e 6.144 níveis de gradação de cores. Além disso ele oferece a função Viera Cast — que agora também vem com o serviço de  Skype (incluindo videoconferência) mas para isso é necessário utilizar a câmera Skype para as TVs Panasonic, um acessório vendido como opcional. Além disso as novas TVs permitem reproduzir músicas e vídeos também no formato DivX, cujo conteúdo pode ser lido direto de um cartão SD ou memory key inserido na sua porta USB.

Quando questionado se essas TVs são capazes de simular o efeito 3D (como os modelos da Sony e Samsung), Kawano explicou que sua empresa preferiu não incorporar esse recurso para evitar que os telespectadores exagerem muito no seu consumo diário de conteúdo em 3D.

Segundo ele, essa tecnologia é bastante nova de modo que ainda não existem estudos de longo prazo sobre os efeitos do uso exagerado do 3D, de modo que a indústria em geral não recomenda ficar mais do que quatro horas (seguidas) assistindo conteúdo 3D. Se levarmos em consideração que a maioria da experiência acumulada nesse campo está ligado ao cinema cuja exposição fica em torno de duas horas,  quatro horas de TV é um tempo bastante sensato.

Durante o evento também foi apresentado o player de Blu-ray BTD300, capaz de reproduzir conteúdos em 3D e que deverá ser lançado na mesma época das TVs. Segundo a empresa ele foi desenvolvido com base em pesquisas do Panasonic Holywood Laboratories que utiliza a tecnologia UniPhier LSI que permite ao player processar imagens em Full HD no método chamado frame sequencial, onde as imagens para o olho esquerdo e direito são exibidas alternadamente, a fim de criar imagens 3D, assim como os cineastas imaginaram. Inicialmente esse player será importado e pode com o tempo também ser produzido no Brasil.

Finalmente, pudemos dar uma olhada mais de perto no óculos 3D da Panasonic. De todos que já vimos ele é com certeza o mais curioso e com desenho mais futurista, onde as lentes são fixadas por cima da armação do óculos propocionando assim mais espaço nas laterais, o que  facilita a vida daqueles que usam óculos.

E ao contrário da Sony, que irá oferecer um modelo específico para crianças, a Panasonic optou por desenvolver um modelo mais universal possível, já que como todos os pais já sabem, as crianças crescem e como suas roupinhas os óculos 3D podem um dia não mais servir. A solução encontrada nesse caso é a inclusão de suportes para o nariz de diferentes tamanhos e alturas e até uma correia com elástico que ajuda a manter a armação no lugar.

Outra coisa legal que notamos é que esses óculos funcionam com baterias descartáveis do tipo botão com autonomia estimada em torno de 50 horas de uso contínuo. Quando questionado se não seria mais ecologicamente correto utilizar baterias recarregáveis, Kawano respondeu que a idéia em si é boa mas que pode ser um transtorno caso a bateria pife no meio do filme. Aí o que fazer, parar a seção de cinema e esperar alhgumas horas até o óculos recarregar?

Com relação a data oficial de lançamento nas lojas o pessoal da Panasonic ainda não tem uma data (mas entre um papo e outro ouvimos falar do mês de outubro) e que, por causa disso, eles ainda não têm idéia de preço sugerido para o usuário final. O que Kawano pode nos adiantar é que eles estudam a possibilidade de ofercer os produtos em pré-venda cerca de um mês antes deles chegarem às lojas e quem sabe até fazer uma super-oferta de um kit formado pela TV 3D, blu-ray 3D e algum filme em 3D (além da demo que já acompanha o player). Com relação ao número de óculos, eles também estão avaliando se irão oferecer mais de um par. Ele espera que sim, mas o número exato ainda dependerá de estudos a serem realizados por aqui já que isso varia de acordo com a geografia.

Para promover seus produtos 3D, a partir de hoje eles estarão expostos para o público no Panasonic Idea Plaza, loja conceito da marca no Morumbi Shopping de São Paulo. Além disso eles irão readaptar sua carreta de demonstrações para receber as novas TVs 3D o que permitirá mostrar esses produtos em hipermercados, shopping centers e eventos (como o próximo Photo Image Brasil). E com o tempo outras lojas poderão receber pontos de demonstração. Interessante notar que, para evitar a perda dos óculos 3D em locais públicos, a Panasonic desenvolveu um curioso pedestal…

… onde os óculos ficam bem presos e que não dependem de bateria-botão para funcionar.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Panasonic (finalmente) anuncia sua TV 3D -- Topsy.com()

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • Rodolfo W.

    Não sei não…
    Mas o fato que a TV da Panasonic não simula o efeito 3D como os modelos da Sony e Samsung é certamente um ponto negativo na hora do consumidor escolher sua próxima TV 3D. Gosto da marca e já possuo uma Full HD – Plasma Panasonic a qual recomendo para todos.

  • Carlão

    Estou aqui na Alemanha e já pude assistir um trecho do filme Cloudy With a Chance o Meat Balls numa loja e a imagem da Panasonic esta realmente um pouco acima das outras. O seu maior contrataste aumenta a sensação de profundidade ainda mais. A Unica coisa que não gostei muito foi do óculos que me pareceu ficar um pouco frouxo no rosto e longe dos olhos, deixando entar muita luminosidade de fora.

  • Jose

    e o Blu-Ray BTD-350, será que chega por aqui???

  • dflopes

    ótima parceria para o ps3… plasma, 1ms, sem corsstalking… PERFEITA.

    Só falta vender o carro, convencer a esposa e se acostumar a dormir no sofa durante 2 anos… até terminar de pagar a TV.

    Sabem com qtos óculos virá?

    E eles não poderiam fazer um teste com o ps3? Sei que é de marca concorrente, mas querendo ou não, é a maior base instalada de BD-players 3D.

  • rubens

    Parece que a Samsung tem uma Plasma 3D à venda (ou pré-venda) no Brasil: http://www.americanas.com.br/hsp/6952/3103946/812

    Com a vantagem de rodar MKV via USB (talvez por DLNA, dependendo do servidor de mídia).

  • LRodrigues

    O que é "simular o efeito 3D? Qual a diferença entre uma coisa e outra?
    Alguém poderia me responder?
    Obrigada.

    • Se não me engano, as TVs 3D da Samsung e da Sony dispõe de um recurso que transforma imagens de filmes e vídeos gravados originalmente em 2D passando para um tal de 3D simulado.

      Dizem que o efeito é interessante, mas nada comparável ao original em 3D,

  • cool joe

    Parece que as Americanas, pelo menos, já começaram a vender as tais TVs 3D da Panasonic. Preços começam a 6300 com a de 40" LED e 6400 reais com a plasma de 50". Então, Nagano, por que essas Panasonics tem um preço muito menor do que as 3D da Sony (que custam 13 e 16mil reais)?
    PS:No segundo parágrafo depois da imagem da câmera na tv, a palavra cinema trocou o m por um segundo n 😉

    • cool joe

      Sobre a comparação dos preços vi que a linha 3D Samsung tem preços semelhantes com a Panasonic. Tem também o óculos 3D daquela por 250 reais (mas com bateria recarregável).

      • mnagano

        Valdemir, eu realmente não encontrei o local onde vc está vendo esses preços da Panasonic.

        Qual o endereço dessa página?

  • mnagano

    Pelo que pude ver no site da Americanas acho que vc está confundindo as TVs 3D da Samsung com as da Panasonic que ainda não entraram em pré-venda.

    http://www.americanas.com.br/busca/575/81227/pana

    E com relação aos preços, acho que o cara que bota os produtos para vender no site da americanas.com vai levar uma tremenda comida do chefe (e o chefe dele da Sony) já que esse preço de 13 e 16 mil reais não é só da TV 3D e sim daquela mega-oferta de TV 3D mais blu-ray Player 3D, mais dois filmes 3D, mais dois jogos 3D e mais quatro óculos 3D:

    http://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/Produ

    PS: Brigadão pelo toque.

  • Carlos Ferro

    Oi pessoal, moro aqui nos Estados Unidos, se vocês estivem em dúvida sobre preços de televisores em 3D, pode acessar este site aqui, é a maior loja dos Estados Unidos…. .www.bestbuy.com
    Falou então….fui….

    • já deixamos muitos dólares na best buy. mas a favorita do nagano é a Fry's Electronics

  • estenio

    todos estão dicutindo tv 3d e tal mas todos se esquecem que isso é pura jogada de marketing pois ja há TVs em 3D sem a necessidade de óculos até o nintendo 3DS não precisa de óculos, fora que imagina se vc tiver que convidar alguem pra ver algo na sua casa, nem vai dar a única coisa que me veio a cabeça foi a seguinte TV 3D no brasil só vai estar acessível daqui uns cinco anos e não é brincadeira não, pense bem quanto tempo tem as tvs FULL HD de LCD? pensou? pois é, se vc pensou a mesma coisa que eu estas horas deve estar pensando ainda em comprar uma TV FULL HD que por sinal ainda tem preços absurdos

  • Pingback: Panasonic apresenta suas TVs 3D com exclusividades | NumClique - Estilo de vida digital()

  • Marcelo

    A Samsung também tem tv 3d de plasma: PL50C7000YMXZD.

  • Bruna

    Grávidas, idosos e bêbados devem evitar TV 3D, alerta Samsung – http://blog.opovo.com.br/propares/gravidas-idosos
    o que vocês acham sobre isso?

  • Raimundo GL Filho

    Adqui no mês de agosto uma TV Samsung 3D, que NUNCA FUNCIONOU tal função. Tentei trocar na loja não consegui, e após quatro meses a Sansung também não trocou a TV e nem devolveu ainda após 3 meses o que paguei por um bagulho que ficou retido na assistência autorizada Samsung todo esse tempo e nunca desfrutei de sua presença em minha residência.