ZTOP+ZUMO

Panasonic: eletrodomésticos também vão para a nuvem

Já faz algum tempo que a Panasonic vem implementando a capacidade de conectar seus produtos e serviços a smartphones, mas desta vez o pessoal de Osaka chutou o balde anunciando uma grande expansão na sua linha de eletrodomésticos — como refrigeradores, máquinas de lavar e até produtos de saúde e bem estar — conectados a produtos e serviços na nuvem.

A iniciativa, batizada de Panasonic Smart App, permitirá que donos de produtos da empresa compatíveis com essa tecnologia possam controlá-los remotamente, fazer ajustes e monitorar o seu consumo diário por meio de um smartphone com Android.

A idéia desse conceito é de facilitar a vida das pessoas permitindo que elas possam, por exemplo, verificar se o refrigerador está funcionando corretamente ou selecionar o ciclo de lavagem da roupa que foi deixada na máquina. Fora isso o app também pode fornecer informações gráficas baseadas em informações de peso (coletada pela balança do banheiro) x c0nsumo de caloria em diversas atividades e até fornecer informações de manutenção/garantia dos produtos.

 

A relação completa de produtos compatíveis com o Smart App pode ser visto na tabela abaixo:

A previsão é que tanto tanto o aplicativo quanto os novos produtos cheguem ao mercado japonês a partir se setembro de 2012. Curiosamente, o sistema de ar condicionado também poderá ser controlado via iPhone.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.