ZTOP+ZUMO

Panasonic Brasil cria cinema de imersão em Aparecida

Empresa utilizou projetores de laser-fósforo para criar um espetáculo descrito como uma experiência diferenciada de 3D sem óculos

Sem fazer muito barulho, a Panasonic do Brasil participou de um interessante projeto audiovisual no Santuário Nacional de Aparecida…

… onde foi criado uma sala de projeção no Memorial da Devoção

… batizada de Cine Padroeira:

O filme tem 16 minutos de duração, sendo que cada cena foi gravada ao mesmo tempo (na resolução 4K) em diferentes ângulos e que são projetadas ao mesmo tempo em cinco telas, sendo que três delas ficam de frente e de lado para a platéia e uma quarta imagem é projetada diretamente no chão do palco para aumentar a experiência de realismo:

Porém, o mais intefessante é a adição de uma de uma quinta tela semi-transparente montada mais próxima da platéia, o que cria um segundo plano de imagem que parece saltar da tela, criando assim um efeito 3D que não seria exatamente estereoscópico e sim holográfico.

Segundo Sérgio Constantino, gerente de vendas da Panasonic do Brasil essa é a primeira vez que essa tecnologia de holografia sem óculos é utilizada, comentou o executivo.

Para viabilizar esse projeto a Panasonic forneceu para o memorial dez projetores …

 

… modelo PT-RZ670 BU com tecnologia de iluminação a laser-fósforo de 6.500 lúmens…

… todos equipados com lentes de projeção para curtas distâncias (Ultra Short Throw) modelo ET-DLE030:

Segundo o responsável pelo projeto Afonso Aurin, a escolha dos projetores de fósforo-laser da Panasonic foi fundamental, pois como são 10 projeções simultâneas era muito importante que eles tivessem a mesma qualidade de imagem, mesma luminância, colorimetria e escala de cinza. Fora isso ele destaca ainda o baixo nível de ruído dos projetores já que o filme possui momentos silenciosos importantes e o barulho das ventoinhas poderia atrapalhar a experiência.

Para mais informações sobre os projetores Panasonic, clique aqui.

Ainda em tempo:

O G1 viu esse espetáculo na época do seu lançamento confira!

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Fabiano G. Souza (Nerdmor.com) 23/08/2017, 15:57

    Inusitado!

  • dflopes 04/09/2017, 11:57

    tem versão residencial???