ZTOP+ZUMO

Panasonic LinkRay é “QR-Code” de luz para negócios

Nova tecnologia permite transmitir informações digitais de uma fonte de luz de LED diretamente para a câmera do smartphone.

Durante uma coletiva de imprensa antes das Olimpíadas do Rio 2016, a Panasonic do Brasil disse que iria apresentar no seu showroom no Pão de Açúcar a tecnologia Light Id, que é uma espécie de “QR-Code de luz” onde a informação digital é transmitida a partir de uma fonte de luz LED que, quando capturada pela câmera de smartphone…

panasonic_linkray_concept

…é convertida em um conteúdo móvel relacionado à sua fonte por meio de um app — proporcionando assim uma experiência de uso simples, rápida e até impactante:

panasonic_linkray_ofertas

A novidade é que na semana passada (21/set) a divisão de negócios da empresa — a Panasonic Business — anunciou que irá intensificar a divulgação dessa nova tecnologia que passa a se chamar LinkRay:

panasonic_linkray_logo

O seu conceito é simples: A fonte de iluminação LED emite (ou mais exatamente irradia) um código ID na forma de um sinal de luz de alta frequência (1~20KHz) que pode ser capturado pela câmera do smartphone por meio de uma app já disponível para Android ou iOS, que envia esse ID para o servidor LinkRay na nuvem que, por sua vez, retorna um link para a app baixar o conteúdo relacionado de servidores/provedores de serviços na web.

panasonic_linkray_diagrama

A grande sacada dessa tecnologia é sua discrição já que a fonte de luz/informação pode vir de um painel luminoso, objeto em exposição ou até mesmo um cartaz iluminado com o sistema LinkRay o que faz com que sua presença seja praticamente imperceptível a olho nu, não interferindo assim com a decoração/clima/visual do ambiente.

Outra grande vantagem do LinkRay sobre o QR-Code é que não é preciso aproximar a câmera e escanear o quadradinho para obter a informação ou link desejado. Se a luz puder ser captada pela câmera do smartphone, o ID pode ser enviado ao mesmo tempo para diversas pessoas ou até mesmo grandes grupos.

panasonic_linkray_alcance

Segundo a Panasonic, o LinkRay é particularmente interessante para uso em aplicações comerciais (como apresentar o menu sempre atualizado de um restaurante) ou ações de marketing (como oferecer um vale-desconto). O interessante é que nos dois casos a reação do consumidor pode ser acompanhada em tempo real pelo estabelecimento comercial, permitindo até ações mais personalizadas, como por exemplo destacar o “especial do dia” ou anunciar que “depois do terceiro café, o quarto é por nossa conta!

panasonic_linkray_promocao

Já nos serviços públicos, painéis luminosos equipados com LinkRay podem oferecer informações adicionais, alertas e até orientações para estrangeiros:

panasonic_linkray_transporte

Fora isso, LinkRay também pode ser usado em museus. showrooms, exposições e até vitrines de lojas para apresentar informações adicionais (e em diferentes idiomas) sobre os objetos expostos, com a vantagem de que diversas fontes de luz/informação podem ser colocadas lado a lado sem que uma interfira com a outra.

panasonic_linkray_informacao

Legal né?

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 29/09/2016, 21:39

    o grande empecilho desse tipo de tecnologia (até o QR-Code) é a necessidade de baixar um app previamente.

    Mas a lâmpada de LED precisa ser específica da Panasonic? ou será que consigo programar as mensagens usando arduino?