ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Gadget do dia: filmadora Oregon Scientific ATCMini

A Oregon Scientific ATCMini é a GoPro para quem não tem dinheiro para comprar uma câmera HD portátil para esportes em geral. Com o preço sugerido de R$ 499, serve para capturar fotos (ruins) e vídeos (razoáveis) de momentos de ação.

A câmera captura fotos em 1,3 megapixel de resolução, mas isso nem é o mais importante – sim sua captura de vídeo a 720p, suficiente para usar no Youtube ou ver na TV de casa. Seu corpo é protegido e contra água (até 20 metros de profundidade) e choques (graças a uma capinha de silicone).

A operação da ATC Mini é simples e básica: um botão de liga/desliga, um para fotografar e um para filmar, além de um LED de status.

Na parte traseira, uma portinhola protege a bateria (removível), com duração estimada de 1,5h para gravação de vídeo, e o slot para cartão microSD…

…além de um conector microUSB para recarregar a bateria e trocar dados com o computador. Um ponto negativo da câmera é ter de criar um arquivo de texto para definir data e hora do sistema, gravá-lo no cartão microSD (não incluso) e inserir na câmera (siga as instruções do manual para isso).

O modelo básico da ATCMini vem com um adaptador para capacete de bicicleta.

Mas ela também pode ser presa a tripés. A fabricante oferece opcionais para prendê-la ao guidão da bicicleta, entre outros.

Amostra de vídeo a 720p andando pelas ruas de São Paulo. Com boa luz, a qualidade não é das melhores, mas vale para registrar momentos de ação cotidianos (e sem medo de quebrar/molhar a câmera). À noite é melhor deixar a câmera em casa.

E exemplos de fotografias. As cores são boas e vivas, mas a qualidade é para uso na web apenas, sem pensar em maiores ampliações ou focar em detalhes. A câmera está à venda no site da fabricante.


Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin